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por Erickson Rosa

Como apaziguar nossa mente

Nossa mente é uma ferramenta fantástica. Ela busca por soluções, gera muitos pensamentos e nos leva a vários lugares. Nossos pensamentos são a base de nossas ações. Nossa mente é que traduz a realidade e dá significado às coisas. É por meio de nossa mente que nos relacionamos com o mundo e damos sentido a tudo.

Mesmo assim, precisamos aprender a descansar nossa mente. Quando geramos um excesso de pensar, uma angústia por resolver problemas, acabamos gerando um estresse mental, que pode se refletir em uma ansiedade, ou até mesmo depressão.

Ansiedade, síndrome de Burnout , depressão, estresse, são algumas das doenças de nossa sociedade. Em um local onde precisamos constantemente estar competindo, alertas e tensos com metas e necessidade de resultados de performance, é natural desenvolvermos doenças, pois esses ambientes são adoecedores.

Por isso, quero falar com você sobre algumas práticas para apaziguar sua mente e conseguir ter mais tranquilidade, paz e calma no seu dia a dia. Se praticar o apaziguamento de sua mente em momentos do seu dia, com certeza conseguirá levar isso para seu cotidiano de maneira geral.

Dicas

1. Procure ter dias para não fazer nada além de contemplar. Busque tirar um tempo para você sem colocar nenhuma tarefa no seu dia. Apenas aproveite a possibilidade de não fazer nada e contemplar o mundo. Contemple sua casa, seu espaço, sua vida e todas as coisas que levaram você até onde está. Não arrume tarefas, apenas olhe para as coisas e reflita sobre elas.

Mulher olhando pela janela

2. Conecte-se com a natureza. Somos a natureza, mas vivemos desconectados sem perceber. Com isso, adoecemos e ficamos buscando mais contato com essa natureza. Rios, mares, florestas... precisamos conectar nossa mente com esses ambientes para percebermos que, sem eles, não existimos. Como sobreviver sem os rios, sem as florestas, sem os mares? Morreríamos se alguém nos tirasse de nosso planeta. Não estamos separados do mundo. Volte a ter essa conexão que nunca se perdeu.

3. Aprenda a silenciar sua mente. A prática da meditação ajuda muito em silenciar a mente e não ficar criando coisas. A meditação tem muitas técnicas, mas se você buscar um professor sério, isso pode trazer-lhe grandes benefícios.

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O fluxo mental em excesso cria ansiedade e estresse. Precisamos diminuir esse fluxo e relaxar nossa mente. Para isso, a prática da meditação cria um ponto de refúgio para tranquilizar sua mente.

4. Crie o hábito de ler, ver e ouvir coisas que ampliem sua visão. Nossa mente e corpo tendem a ampliar aquilo que praticamos. Se olhamos coisas que “poluem” nossa mente, apenas aumentamos o estresse em nosso campo mental. Precisamos ler coisas que gerem harmonia em nossa mente e que criem um espaço de paz e tranquilidade. Melhor lermos sobre o que amplia a nossa visão de nós mesmos e do mundo.

Mulher sentada em sofá com fone de ouvido e lendo

Essas práticas ajudam você a ter uma mente mais tranquila e serena, para que consiga manter essa mesma mente durante seu dia a dia. Pense que essas práticas são como aprender a tocar um instrumento. Aos poucos, vamos aperfeiçoando nossa mente e criando um espaço de tranquilidade e concentração. Quanto mais cuidarmos de nossa mente, melhor nossa vida se apresentará.

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Erickson Rosa

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Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.