Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Como despertar o potencial dos signos de terra

Se você é alguém que procura saber mais sobre a astrologia, sabe que ela não se limita apenas às previsões do horóscopo para o Ano-Novo. Ela, por sua vez, é uma forma de nos ajudar a entender melhor a nossa personalidade e a dos outros por meio da influência dos astros e de outros elementos que estão presentes em nosso mapa astral.

Vá além do signo solar – aquele que basicamente todo mundo conhece, porque é a “primeira impressão” astrológica de uma pessoa – e aprofunde-se mais sobre o que a astrologia pode trazer sobre nosso jeito de ser, pensar e agir. Ela é um verdadeiro tratado que explica por que somos como somos e fazemos o que fazemos.

E, além dos fatores que encontramos no nosso mapa astral, ainda podemos aperfeiçoar o conhecimento sobre alguém ao ter como base os elementos da natureza que regem cada grupo de signos do zodíaco. Vamos falar um pouco sobre esses elementos e a forma como eles influenciam nossa personalidade e nossas ações.

Primeiramente, tenhamos um pouco de conhecimento histórico

Representação dos quatro elementos.

O conceito de “quatro elementos” remonta à Grécia Antiga, quando os grandes pensadores pré-socráticos buscavam descobrir o elemento formador de todas as coisas. Para o filósofo e astrônomo Tales de Mileto, tudo começava na Água. Anaxímenes de Mileto afirmava ser o Ar o elemento que origina tudo o que existe, existiu e existirá. Heráclito de Éfeso (o Pai da Dialética), por sua vez, defendia que o agente transformador era o Fogo, elemento que purifica e faz parte do nosso espírito.

O elemento Terra veio praticamente por último, adicionado pelo filósofo, legislador e médico Empédolcles de Agrigento, que, diferentemente de todos os outros, concluiu que era da união desses elementos primordiais que todas as coisas eram geradas. Com essa defesa, Empédocles criou a chamada Teoria dos Quatro Elementos, a partir da qual os elementos se manteriam afastados ou agregados com base em dois princípios universais opostos: amor, que conduz à harmonização, e ódio, que simboliza a repulsão. Essa junção e essa separação correspondem à definição acerca do surgimento ou desaparecimento de todos os seres.

Desvende o lado sombrio dos signos de Terra

Dessa forma, se os elementos são formadores de tudo, eles também compõem a natureza. E como também somos parte da natureza, somos igualmente influenciados por eles. De acordo com a astrologia, os signos se organizam a partir dos elementos e cada elemento rege três signos. Sendo assim, cada grupo de signo sofrerá uma influência desse elemento, em especial na sua essência.

Atributos de cada elemento

Água

Podemos encontrar a água nos rios, nos oceanos, nas cachoeiras, na chuva, em qualquer curso d’água. No nosso corpo, a água está presente no sangue, nos fluidos, na saliva, no suor, na lágrima. Em nossa personalidade, esse elemento simboliza a vazão das emoções, o poder da intuição, do subconsciente, de tudo que mexe com as nossas emoções. Câncer, Escorpião e Peixes são regidos pela Água.

Fogo

Na natureza, encontramos o Fogo na lava, nas fogueiras e no Sol. Onde tem calor, o Fogo se manifesta de forma poderosa. Na nossa personalidade, ele simboliza o vigor, a excitação, a fagulha, a energia, a chama de viver e a liberdade. Os signos regidos pelo Fogo são Áries, Leão e Sagitário.

Ar

O Ar preenche todos os espaços da natureza, principalmente aqueles que não conseguimos enxergar, e é o único elemento que não podemos ver, mas que podemos sentir, por exemplo, por meio do vento ou da respiração (no ato de expirar). O Ar está no oxigênio, que é fundamental à vida, na brisa, no suspiro. Em nossa personalidade, ele representa a fluidez, a comunicabilidade, a facilidade de adaptação e de flexibilidade, a leveza e a expansividade. Gêmeos, Libra e Aquário são os signos da tríade de Ar.

Terra

Encontrado na natureza de forma abrangente, o elemento Terra está presente em todas as espécies, isto é, nos animais, nas árvores, nas rochas, nas cavernas, nas raízes, nos frutos e no próprio solo. É o corpo físico, a matéria que nos forma. Na nossa personalidade, ela representa a racionalidade, o pragmatismo, o materialismo e o realismo. Os signos regidos por esse elemento são Touro, Virgem e Capricórnio.

É sobre o elemento Terra que vamos tratar mais detalhadamente neste artigo. A Terra é a base, onde pisamos e nos sentimos seguros. A Terra é o mais palpável de todos os elementos, ela pode ser contida, segura, tocada com mais materialidade. Além disso, ela nos dá nutrientes, alimentos, moradia, espaço, ou seja, é o fundamento das nossas raízes.

Principais características dos signos de Terra

Mulher faz um quadrado com os dedos e observa por entre ele a paisagem.

A Terra é o elemento que mais se aproxima da materialidade de nossa existência. Sua energia reside na estabilidade, na praticidade e no pragmatismo. É sobre a Terra que se encontram os alicerces das nossas fundações – físicas, sociais, emocionais e espirituais.

O Ar escapa quando tentam contê-lo; o Fogo pode ser por vezes agressivo e deixar marcas; a Água toma tudo, muitas vezes sem pedir licença; já a Terra é receptiva, pois nos acolhe, localiza-nos em um espaço, mostra-nos fixados a uma referência visual. É aquilo que nos sustenta e que nos mostra materialmente a força da gravidade, sem nos prender.

É preciso, entretanto, entender que a Terra não precisa nos fixar contra a nossa vontade. Não precisamos ficar parados ali naquele local em que fomos posicionados. Um dos problemas desse elemento é que seus nativos, por muitas vezes, acostumam-se com essa capacidade de se fixar e acabam se acomodando.

Na carreira e no trabalho, os signos de Terra são comprometidos e altamente responsáveis, aliás são os melhores trabalhadores do zodíaco, pois são firmes, determinados, competentes e enxergam suas obrigações com leniência.

No campo pessoal, geralmente esses nativos são mais reservados, apegados à família, leais e honestos. Não gostam de bagunça ou falta de comprometimento. Detestam mentira e não gostam de praticar tal comportamento. São verdadeiros, diretos e, às vezes, muito críticos.

Cuidado com a inflexibilidade

Tanta responsabilidade por ser o esteio e a base que arraiga as pessoas, as coisas e os sentimentos, podem trazer um pouco de tensão e inflexibilidade. Alguns nativos refletem essa inflexibilidade com teimosia; outros, com perfeccionismo; alguns refletem isso com o estresse proveniente de um grande senso crítico tanto com os outros quanto consigo mesmos.

A necessidade de tudo planejado e ocorrendo da melhor forma possível pode encontrar desequilíbrio quando se torna uma obsessão, que, se não for controlada, pode abater o emocional e provocar pessoas ansiosas, estressadas e sempre em estado de alerta, sem a capacidade para desfrutar os prazeres das conquistas.

Curiosidades sobre pessoas de Touro, Virgem e Capricórnio

É preciso manter o realismo, isto é, os pés no chão, mas também não faz mal uma dose de leveza e habilidade de rir dos próprios problemas.

Apresentamos neste artigo um breviário de como despertar o potencial dos signos de Terra. Os três são muito parecidos e talvez essa seja a tríade com mais similaridades do zodíaco, mas cada um tem as suas peculiaridades. É por isso que trataremos individualmente cada um deles.

Touro

Homem trabalha em frente ao computador.

O primeiro signo da tríade de Terra tem uma grande relação com a sintonia e com o status quo. Para os nativos de Touro, conforto e bem-estar compõem sua base. Eles dão atenção a tudo que é sensorial, em especial a degustação, inclusive de forma figurada.

Taurinos são trabalhadores, esforçados. São a “terra” mais firme dos três signos. Isso tanto para o lado positivo quanto para o negativo. Positivamente, essa firmeza se materializa numa autoestima equilibrada e na confiança que eles transmitem. Já o lado negativo se expressa pela teimosia e pela resistência a mudanças.

Para despertar o potencial dos taurinos, é necessário entender que eles têm o próprio tempo das coisas. Não devemos mexer no “queijo” deles, precisamos respeitar seu espaço e entender que eles têm um conceito de “posse” sobre tudo que cerca sua vida.

Se você é taurino

Você é o que é. A força de fixação da Terra dá a você a certeza de que é o esteio dos seus próprios sentimentos, mas é preciso ter em mente que as coisas mudam e que há situações que vão acontecer independentemente de nossa vontade. Siga o fluxo. Até as árvores mais profundas podem ser replantadas em outros terrenos.

Virgem

Mulher organiza post-its em parede.

Assim como a Terra, Virgem precisa que seus ciclos sejam seguidos à risca. A rotina é um lugar seguro para esses nativos e tudo precisa acontecer de forma sistemática, padronizada. Talvez por isso eles sejam conhecidos por serem perfeccionistas.

Virginianos são ultraorganizados, prestativos, inteligentes e pacientes. Eles sabem o tempo das coisas e raramente se surpreendem ou se assustam. Conhecem – ou buscam conhecer – tudo nos detalhes e nos métodos. Ainda assim ou talvez por isso mesmo, sejam pessoas simples e que valorizam aquilo que é natural e sem afetação.

A Terra é a paz de espírito desses nativos, e a relação deles com esse elemento é natural, orgânica. Virgem, entretanto, é o menos fixo dos signos e pode ser por vezes mutável e adaptável, mas não de forma tão fluida; e é no trabalho que eles mais conseguirão se adaptar, pois veem o trabalho como um objetivo em si. No plano pessoal, os virginianos são leais, fiéis e aqueles amigos de longa data e parceiros de uma vida inteira, pois, para eles, as relações precisam ser duradouras, como a árvore mais longeva.

Para potencializar as capacidades de Virgem, podemos mostrar ao seu nativo que ele é útil e necessário em nossas vidas, pois é a pessoa a quem recorremos quando precisamos de ajuda. Pode acreditar, o virginiano libera endorfina quando ajuda alguém, quando é útil e resolve um problema.

Se você é virginiano

Não deixe de ser quem você é, mas entenda que nem todas as pessoas vão se comprometer da mesma forma como você, então não vão entregar as coisas com o mesmo afinco. Ademais, entenda que perfeição, no conceito literal, não existe e seja menos crítico quanto a isso. Ao final das contas, tudo se encaixará.

Capricórnio

Homem observa relógio. Ele tem uma pilha de papéis sobre a cabeça e outras estão sobre a mesa à qual ele está sentado. O cenário é de escritório.

O signo mais perseverante da tríade, talvez o do zodíaco inteiro. Ele não precisa de uma montanha para escalar, pois ele constrói a própria montanha com a Terra que o rege, devido a grandiosidade de sua perseverança, dedicação e ambição.

Embora seja um signo de Terra, o capricorniano sabe desprender suas raízes quando necessário, para movimentar a vida de acordo com seus planejamentos. E, assim como uma árvore, ele prevê o crescimento na vertical, para o alto, tendo o céu como limite, mas sem andar nas nuvens.

Se temos tradicionalmente Touro como um dos signos mais trabalhadores que existem, Capricórnio consegue superar e tudo com foco no sucesso, e não apenas no conforto, pois esse signo se dedica verdadeiramente e aguenta as pressões mais extremas para conseguir o que quer. De grão em grão, esse nativo alcança seu objetivo. Ele planta para colher nessa Terra fértil aos seus olhos.

Nas questões sentimentais, Capricórnio é provedor da família, responsável e aquele que cobra essa mesma responsabilidade de seus amigos, parentes, filhos e companheiros.

Como o Sol atua nos signos de cada elemento?

Para despertar as potencialidades desse signo, é preciso, antes de mais nada, mostrar comprometimento na relação com ele – seja de amizade, seja afetiva, seja profissional. Esse signo não admite descaso ou que levem a vida “na flauta”. Devemos levá-lo a sério e reconhecer as suas capacidades, pois ele gosta de ser valorizado.

Se você é capricorniano

Assim como as folhas das árvores mudam de cor ou mesmo caem em certas épocas do ano, é preciso pausar, parar para renovar as energias. Você quer muito ser bem-sucedido e não medirá esforços para isso. É preciso, porém, descansar e entender que seu corpo precisa parar e descansar. Caso contrário, isso vai exterminar o seu emocional e suas forças físicas e psicológicas.

Permita-se um momento de leveza, para rir dos problemas. Pode relaxar, pois você é organizado e planejado demais para correr o risco de perder as rédeas. Tudo vai se encaminhar conforme os seus cálculos, mas você precisa estar vivo, saudável e bem para poder conquistar o que deseja.

A Terra é a mãe da vida

Mãos seguram globo terrestre artesanal.

A Terra é a mãe e é o habitat dos nutrientes que sustentam nosso corpo. Aliás, ela também é o sustento do nosso corpo no que diz respeito ao fato de conseguirmos nos manter de pé. Ela é o nosso amparo ante a gravidade.

A vida germina na Terra e ela dá seus frutos porque acolhe nossas sementes. E é lá o nosso destino final, na maioria dos casos. É a Terra que nos sustenta, pois sem ela nada seria capaz de nos dar segurança – em todos os sentidos. E ela é tangível, palpável, visível. É a paz e a conexão com a natureza, quando retiramos nossos calçados e andamos de pés desnudos sobre ela, sentindo a energia e a pulsação da vida.

Se você é um nativo desse elemento tão nutridor, veja se consegue se identificar com todas as características que ressaltamos sobre seu signo. Caso conheça alguém regido pela Terra, compartilhe este material com essa pessoa e não se esqueça de ser um fomentador das potencialidades desses nativos. Ainda que não seja o seu Elemento, assim como afirmou Empédolcles de Agrigento, é a união de todos os elementos que faz a vida acontecer. Dessa forma, tente seguir alguns desses valores que Terra traz para todos nós e veja como o Todo é sempre harmonioso e possibilitador das nossas melhores realizações como seres humanos.

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.