Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Como despertar o potencial dos signos de ar

A Astrologia é bem mais do que uma simples previsão no Horóscopo do dia em jornais e revistas. Ela já se provou ser uma excelente ferramenta para auxiliar na análise da personalidade de cada um de nós. A influência dos astros ajuda a definir muito de nossas qualidades. Quem escolheu se aprofundar um pouco mais sobre o assunto sabe muito bem que existem outros fatores que influenciam nosso jeito de ser, agir, pensar e sentir.

Além do clássico signo solar – aquele que sempre informamos quando nos perguntam nossa data de nascimento –, há o ascendente, descendente, Lua e diversas outras casas no nosso Mapa Astral que complementam o traçado da nossa personalidade. Em adição, temos os elementos da natureza, cada qual regendo um grupo de signos do Zodíaco e revelando ainda mais sobre nós. Vamos falar um pouco sobre esses elementos e a forma como eles mexem com nossos sentimentos, ações e pensamentos.

Mas, primeiro, vamos de história

Representação dos quatro elementos na natureza.

O conceito de “quatro elementos” remonta à Grécia Antiga, quando os grandes pensadores pré-socráticos buscavam descobrir o elemento formador de todas as coisas. Para o filósofo e astrônomo Tales de Mileto, tudo começava na Água. Anaxímenes de Mileto afirmava ser o Ar o elemento que origina tudo que existe, existiu e existirá. Já Heráclito de Éfeso (o Pai da Dialética) defendia que o agente transformador era o Fogo, elemento que purifica e faz parte do nosso espírito.

O elemento Terra veio basicamente por último, incluído pelo filósofo, médico e legislador Empédocles de Agrigento, que, diferentemente de todos os outros, depreendeu que era da união desses elementos primordiais que todas as coisas eram geradas. Com essa defesa, Empédocles criou a chamada Teoria dos Quatro Elementos, a partir da qual os elementos se manteriam afastados ou agregados com base em dois princípios universais opostos: amor (que conduz à harmonização) e ódio (que simboliza a repulsão). Essa junção e separação é que vão definir o surgimento ou desaparecimento de todos os seres.

11 coisas que você precisa saber para namorar pessoas dos signos de Ar

Dessa forma, se os elementos são formadores de tudo, eles também compõem a natureza. E como nós também somos parte da natureza, somos igualmente influenciados por eles. De acordo com a Astrologia, os signos se organizam a partir dos elementos. Cada elemento rege três signos. Sendo assim, cada grupo de signo sofrerá uma influência desse elemento, em especial na sua essência.

As peculiaridades dos elementos

Terra

Encontrado na natureza de forma abrangente, o elemento Terra está presente em todas as espécies – nos animais, nas árvores, nas rochas, cavernas, raízes, frutos e no próprio solo. É o corpo físico, a matéria que nos forma. Na nossa personalidade, representa a racionalidade, o pragmatismo, o materialismo e o realismo. Os signos regidos por esse elemento são Touro, Virgem e Capricórnio.

Água

A água está presente nos rios, nos oceanos, nas cachoeiras, na chuva, em qualquer curso d’água e também no vapor. No nosso organismo, a água compõe sangue, fluidos, saliva, suor, lágrima. Em nossa personalidade, esse elemento simboliza a vazão das emoções, o poder da intuição, do subconsciente, de tudo que mexe com as nossas emoções. Câncer, Escorpião e Peixes são regidos pela Água.

Fogo

Na natureza, encontramos o Fogo na lava, nas fogueiras e no Sol. Onde há calor, o Fogo se manifesta de forma poderosa. Na nossa personalidade, ele simboliza o vigor, a excitação, a fagulha, a energia, a chama de viver e a liberdade. Os signos regidos pelo Fogo são Áries, Leão e Sagitário.

Ar

O Ar preenche todos os espaços da natureza, principalmente aqueles que a gente não consegue enxergar. É o único elemento que não podemos ver. Mas podemos sentir, por exemplo, no vento ou na respiração (no ato de expirar). O Ar está no oxigênio – fundamental à vida –, na brisa, no suspiro. Em nossa personalidade, ele representa a fluidez, a comunicabilidade, a facilidade de adaptação e de flexibilidade, a leveza e a expansividade. Gêmeos, Libra e Aquário são os signos da tríade de Ar.

É sobre esse elemento que vamos falar em mais detalhes neste artigo. O Ar é onipresente, onisciente e, por isso mesmo, incontrolável. Talvez mais que os outros elementos. Nada pode segurar o ar. Ele é leve e fluido, tanto quanto é arrebatador, quando se torna uma ventania forte, capaz de derrubar as mais elaboradas estruturas.

Principais traços dos signos de Ar

Três mulheres sorriem e olham umas para as outras.

A curiosidade é um dos traços mais marcantes dos regidos por esse elemento. Tudo é voltado para o mental, para o contemplativo, para a reflexão. É preciso fluir – e fluidez. Para esses nativos, significa comunicar-se, falar, expressar-se. Manter o contato e a troca. Preencher espaços com fala, sentimento, relação. Assim como o Ar, esses nativos preenchem tudo com alguma coisa. A sociabilidade também é uma característica forte neles, mas cada um do seu modo, já que a introspecção – seu espelho – também faz parte da natureza deles.

Na carreira e no trabalho, os signos de Ar mostram competência, capacidade de adaptação, inteligência e perspicácia. Eles vão ocupando os postos, crescem e se expandem profissionalmente, porque estão sempre buscando se aprimorar e aprender de tudo um pouco.

O lado pessoal dos nativos de Ar traz pessoas comunicativas, simpáticas, com grande facilidade de fazer amizades. Mas no mesmo caminho, eles podem ser desapegados – de coisas e pessoas – e não tão presos aos outros. Solidariedade, alegria e espírito coletivo também são atributos desses signos.

Evitando a dispersão e o desgaste emocional

Essa necessidade de estar em todos os lugares, assuntos e conhecimentos pode fazer com que esses nativos desenvolvam uma capacidade multitarefa, devido ao desejo de quererem desbravar tudo.

No entanto isso pode fazer com que eles percam o foco, pois ora estão concentrados em uma coisa, ora em outra. E isso causa dispersão e desgaste, pelo acúmulo de informações. E, apesar de bastante sociáveis, os nativos de Ar muitas vezes se fecham no próprio mundo, isolando-se emocionalmente dos outros, até por uma questão de ampliarem suas perspectivas sobre tudo, pois eles gostam de analisar cada detalhezinho, olhando tanto o lado positivo como o negativo. É uma outra preocupação, pois essa perspectiva muito ampliada pode torná-los mais evasivos e imparciais, até demais.

Aqui faremos uma breve reflexão sobre como despertar o potencial dos signos de Ar. Cada um deles tem suas particularidades, mas todos carregam a força da expansão, da conexão e do intelecto. Confira!

Gêmeos

Três mulheres conversam e riem.

Primeiro signo da tríade de Ar, Gêmeos é comunicativo, tem grande capacidade de percepção e gosta de adquirir conhecimento sobre absolutamente tudo. Por ser mutável, dificilmente conseguirá se ver estagnado ou na mesmice, embora não se incomode com isso, já que sua capacidade de adaptação também reside nesse aspecto de aceitar as coisas em determinados momentos.

Sua facilidade de comunicação, de transitar entre as mais diversas tribos e sempre saber o que falar, como falar e quando falar pode lhe trazer injustamente uma fama de não ser muito verdadeiro. Mas não é bem por aí, ele só se complica porque gosta de estar bem com todos e adora falar (e como fala!), expressar-se.

Situações que só pessoas dos signos de Ar vão compreender

Para despertar o potencial dos geminianos, precisamos dar-lhes espaço, para que eles fluam e mostrem suas capacidades e qualidades. Ouvi-los também é uma boa pedida, já que eles têm muito a dizer e mostrar ao mundo.

Se você é geminiano

Não há como mudar e tentar moldar uma personalidade de Ar. Você é o que é, e quanto antes perceber e se aceitar assim, melhor. Apenas tente manter o foco nas coisas e nas pessoas, pois, quando nos dispersamos com algo, nos perdemos e nos sobrecarregamos. E quando nos dispersamos com as pessoas, deixamos a impressão de que elas não importam para nós.

Libra

Mulher apoia a mão sobre o queixo. Ela está encostada em uma parede branca e tem o semblante de dúvida.

O segundo signo de Ar. O mais equilibrado e harmônico.

Sua capacidade de argumentação é excelente. O libriano sabe enxergar com precisão todos os lados de uma situação. Se existe alguém capaz de resolver conflitos com leveza e fluidez, essa pessoa é o libriano.

Para esse elegante nativo, o Ar vai ser útil para mover e promover harmonia e equidade em todos os aspectos da vida. Seu intelecto é todo voltado para mediar com maestria todo e qualquer conflito, trazendo a voz da razão a um ponto de apaziguamento.

Sua capacidade reside em saber fazer com que o ar não seja uma fraca lufada nem um vendaval destruidor. Mas nem sempre isso é bom, pois acaba se tornando um meio-termo, por vezes desnecessário, já que, nessa ideia de sempre agradar a ambos os lados, fica a impressão de uma pessoa indecisa e com uma personalidade mais evasiva.

Para potencializar as capacidades desses nativos, devemos abraçar suas energias e confiar na sua habilidade de trazer a harmonia. Librianos não são indecisos porque querem, mas porque desejam ver o melhor dos dois lados. E trabalham arduamente para isso. Acredite nesse potencial.

Se você é libriano

Não contenha sua capacidade de trazer equilíbrio, pois o mundo anda muito polarizado. Suas habilidades são mais que essenciais na nossa realidade. Apenas tenha em mente que, em algum momento, seu posicionamento precisa ser mais contundente e, portanto, menos neutro. Os ventos mudam de direção, é um fato. Então não tenha medo, pois isso faz parte da natureza da vida.

Aquário

Pessoas com as mãos erguidas juntam-nas no ar.

Uma das mais conhecidas qualidades desse signo é o espírito de coletividade. Para os aquarianos, o que vale é o bem-estar geral, antes do próprio ego. Mas, ao mesmo tempo, eles adoram a liberdade, não sendo propensos a se prenderem – a nada nem a ninguém. Se tentamos acuá-los, eles são capazes de se fechar no próprio mundo, tornando-se inacessíveis e incontroláveis, como o “paredão” de um tornado, que isola o que está dentro do que está fora, mas podendo derrubar tudo que vem no seu caminho. Não raro, são eles os mais contestadores do Zodíaco, capazes de lutar com unhas e dentes para quebrar todos os padrões impostos socialmente, rompendo todas as barreiras possíveis.

E essa questão de se fechar para o mundo, tornando-se inacessível – tanto física como emocionalmente –, é ainda mais evidente nos aquarianos. Mas há muito mais coisas boas nesse signo, como a sua força de mudar tudo a sua volta e transformar as pessoas e o mundo. Não por acaso são os mais inclinados ao trabalho voluntário.

Conheça o lado sombrio de Gêmeos, Libra e Aquário

Para despertar as potencialidades do aquariano, em primeiro lugar entenda que ele não pertence a nada nem a ninguém. Saiba valorizar a capacidade exímia que ele tem de racionalizar as coisas, pois ele tem a mente mais sofisticada dos três signos de Ar. Talvez até do Zodíaco inteiro. Caminhe junto com ele em prol de uma sociedade melhor, pois ele está sempre de olho no aperfeiçoamento coletivo.

Se você é aquariano

Você é o vento das mudanças, aquele que leva tudo e todos adiante, no caminho do avanço, das melhorias. Você traz vida e esperança para pessoas que nem bem conhece, esse é o seu propósito. Mas tente se dar dessa mesma forma quando as questões forem pessoais, quando tiver que se relacionar com os mais próximos, em especial numa relação a dois. Você tem muito a oferecer, então quando se enclausura no seu próprio universo, o mundo tem muito a perder.

Nada é capaz de segurar o Ar

Homem com os braços erguidos e abertos em cenário externo de montanhas.

O Ar é fluido, é furtivo. É incontrolável. Não devemos tentar prendê-lo, cercear sua liberdade, sua capacidade de se dissipar. Assim é com os nativos regidos por esse elemento. Eles são livres por natureza, eles ocupam e preenchem todos os espaços de forma inata, sem invadir os outros, sem pressionar.

Assim como o ar, eles envolvem, não sufocando. E também carregam as pessoas junto com eles, elevam, fazem voar. A solidariedade e a vontade de fazer crescer junto é o que faz com que eles também façam os outros fluírem. Mas se algo os magoar, perturbar ou interferir na sua trajetória, prepare-se para sentir a força de um furacão impiedoso.

Se o seu signo é de Ar e se você se identificou com as características que descrevemos, aproveite para se aprimorar com base nessas informações e seja a sua melhor versão. Agora, se você conhece alguém que seja regido por esse elemento, aproveite para extrair o que ele tem de bom, despertando o potencial dessa pessoa. Mesmo que você não seja do signo de Ar, faça como esse elemento e espalhe o que você tem de melhor para oferecer, expanda suas virtudes e ajude as pessoas que você conhece a expandir as dela também. Como dissemos, somos o Todo, formado por partes que se unem e colaboram entre si. Somente assim chegaremos ao nosso máximo como pessoas mais dignas.

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.