Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Como despertar o potencial dos signos de água

Quem adora pesquisar sobre Astrologia sabe que ela nos ajuda a entender o comportamento de cada pessoa com base no seu signo. É por essa influência dos astros que conseguimos distinguir por que um nativo de Leão é mais vaidoso ou inspirador ou por que um geminiano é bastante comunicativo e, muitas vezes, indeciso. Mas a nossa referência quase sempre é o signo solar, ou seja, aquele que representa nossa essência, nossa aparência e nossas emoções. É aquele que informamos logo que alguém nos pergunta: “qual é o seu signo?”.

No entanto, quem procurou se profundar um pouco mais sobre Astrologia sabe que existem diversos outros fatores que influenciam nossa personalidade, nossos sentimentos e comportamentos. E um desses fatores é o elemento que rege os signos do Zodíaco.

Um pouco de história

Representação dos quatro elementos em pequenos copos.

O conceito de "quatro elementos" remonta à Grécia Antiga, quando os grandes pensadores pré-socráticos buscavam descobrir o elemento formador de todas as coisas. Para o filósofo e astrônomo Tales de Mileto, tudo começava na Água. Anaxímenes de Mileto afirmava que o Ar era o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá. Já Heráclito de Éfeso (o pai da dialética) defendia que o agente transformador era o Fogo, elemento que purifica e faz parte do nosso espírito.

O elemento Terra veio adicionado pelo filósofo, médico e legislador Empédocles de Agrigento, que, diferentemente de todos os outros, concluiu que era a partir da união desses elementos primordiais que todas as coisas eram geradas. Com essa defesa, Empédocles criou o que chamamos de Teoria dos Quatro Elementos, segundo a qual os elementos se manteriam afastados ou agregados com base em dois princípios universais opostos: amor (que conduz à harmonização) e ódio (que significa a repulsão). Essa junção e essa separação determinariam o surgimento ou o desaparecimento de todos os seres.

Dessa forma, se os elementos fossem formadores de tudo, eles também comporiam a natureza. E como nós somos parte da natureza, também seríamos influenciados pelos elementos.

Segundo a Astrologia, os signos se organizam a partir dos elementos. Cada elemento rege três signos. Sendo assim, cada grupo de signo sofrerá influência desse elemento, em especial na sua essência.

Características de cada elemento

Fogo

Na natureza, esse elemento está presente nas fogueiras, na lava e no Sol. Onde há calor, há a manifestação do poder do Fogo. Em nossa personalidade, ele representa o vigor, a energia, a excitação, a fagulha, a chama de viver e a liberdade. Os signos regidos por esse elemento são Áries, Leão e Sagitário.

Terra

Encontrada na natureza de forma abrangente, a Terra está em todas as espécies — nos animais, nas árvores, nas rochas, nas cavernas, nas raízes, nos frutos e no próprio solo. É o corpo físico, a matéria que nos constitui. Na nossa personalidade, ela representa a racionalidade, o pragmatismo, o materialismo e o realismo. Esse elemento rege os signos de Touro, Virgem e Capricórnio.

Ar

O Ar preenche todos os espaços da natureza, em especial aqueles que a gente não vê. É o único dos elementos que não podemos enxergar, mas podemos sentir, por exemplo, no vento ou na respiração (no ato de expirar). O Ar está no oxigênio – essencial à vida –, na brisa, no sopro. E, na nossa personalidade, ele representa a fluidez, a comunicabilidade, a facilidade de adaptação e de flexibilidade, a leveza e a expansividade. Rege os signos de Gêmeos, Libra e Aquário.

Água

Na natureza, a água está nos rios, nos mares, nos oceanos, na chuva, em todo curso d’água. No nosso corpo, está no sangue, nos fluidos, na saliva, no suor, nas lágrimas. Na nossa personalidade, ela representa a vazão das emoções, o poder da intuição, do subconsciente, de tudo que mexe com o nosso emocional. Rege os signos de Câncer, Escorpião e Peixes.

É sobre esse elemento que vamos falar com mais atenção neste artigo. Ele tem uma força compassiva, capaz de extrair a nossa natureza empática, sonhadora e intuitiva. Pessoas regidas por esse elemento são emotivas, ligadas à família, têm um sexto sentido e gostam de preservar a si mesmas e quem elas amam.

Características principais dos signos de Água

Mulher em campo sorri e abre os braços; seus olhos estão fechados.

A emotividade e o sentimento de proteção são marcantes nos nativos regidos pela Água. Mas, por outro lado, eles podem apresentar instabilidade emocional, temperamento forte e sensibilidade aflorada, que, negativamente, podem lhes trazer ressentimentos e mágoas difíceis de se resolverem. Tudo dentro deles se movimenta como as águas: ora na calma, ora na turbulência. São as pessoas mais emocionais do Zodíaco – para o bem e para o mal.

Coisa que toda pessoa com signo de Água irá entender

Esses signos eram conhecidos antigamente por fleumáticos. Pela acepção positiva: calmos e mansos, de natureza contemplativa. Pela negativa: às vezes indiferentes aos outros. Alguns são sonhadores e românticos, enquanto outros são bons conselheiros e agregadores. Já outros ainda preferem se preservar, mergulhando mais no seu interior do que no mundo externo, tornando-se um pouco alheios às pessoas.

No trabalho e na carreira, são pessoas criativas e dedicadas. Como chefes, são inspiradoras e compreensivas, graças a sua grande capacidade de percepção e intuição, e gostam de liderar pelo respeito, e não pela hierarquia.

Na vida pessoal, esses nativos são atenciosos, fiéis e companheiros. Enquanto uns têm a família como grande prioridade, outros trazem uma sensualidade, um magnetismo e um ar de mistério capazes de despertar desejo e curiosidade nos outros. Já outros são mais ligados aos amigos e à coletividade, sempre preocupados em proporcionar bem-estar a todos ao seu redor.

Como administrar as “águas internas”

As emoções são o que nos torna vivos e presentes no mundo, que nos colocam na posição de solidários, empáticos, seres pulsantes. Não dá para viver sem emoção e sentimento, mas, para quem é regido pelo elemento Água, o ideal é aprender a equilibrar essa fluidez sentimental para que essa pessoa possa mostrar o melhor que a sua sensibilidade e intuição podem oferecer para ela mesma e para os outros.

Trazemos neste artigo algumas sugestões para despertar o potencial desses signos – se não nos hidratarmos, secaremos e morreremos. Mas, se nos inundarmos nessa água, da mesma forma morreremos: afogados em nossos sentimentos. Sendo assim, aprenda a despertar o seu potencial com base no elemento que rege o seu signo.

Câncer

Duas mãos seguram uma família recortada em papel. Ao fundo, há uma superfície de madeira clara e outras representações familiares.

Embora seja emotivo e, por vezes, ressentido e um tanto dramático, na tríade aquática, esse é o signo que mais consegue equilibrar as emoções.

A sua segurança emocional está na família e nos amigos. Para o canceriano, a vida só faz sentido quando todos estão agregados, unidos. São muito caseiros e um pouco avessos a mudanças, mas não se desesperam quando elas são necessárias.

A fim de despertar o potencial desse nativo, devemos mostrar-lhe o quanto ele é útil e o quanto sua sabedoria nos é nutritiva, pois ele gosta de se sentir produtivo e prestativo, além de protetor.

Se você é canceriano:

O conselho é que você se mantenha sempre em equilíbrio, sabendo dosar os momentos de apatia e de profundidade, reconhecendo quando é hora de usar uma e quando é hora de se valer da outra. É preciso entender também que a sua “casca” não é infalível e, como não vai poder estar sempre lá por alguém, é bom deixar que as pessoas façam algo por você. Afinal de contas suas ações despertam a gratidão e a vontade de retribuir. Então, por que não deixar alguém cuidar de você de vez em quando?

Escorpião

Mulher cabisbaixa e com a franja sobre o rosto.

É o signo mais intenso da tríade. Ao mesmo tempo que prefere se preservar e manter sua vida um pouco oculta — e, aos olhos dos outros, misteriosa —, quando as emoções se afloram, suas águas são turbulentas, agressivas e até um pouco vingativas.

O escorpiano não é de se entregar a estranhos com facilidade, sendo pouco reativo às influências externas. Mas, nas suas relações pessoais e íntimas, ele é totalmente dedicado e busca ser o esteio emocional para aqueles que ama. Vive um relacionamento de forma apaixonada e intensa.

O que podemos aprender com os signos de Água?

Menos calculista que o canceriano, esse nativo tende a ser um pouco sensível a situações que demandam muito de si. Para despertar o potencial escorpiano, devemos dar-lhe oportunidade para realizar suas transformações internas. Podemos também aceitar o suporte e o conforto que ele oferece, pois é nesse lugar que ele se sente realizado e frutífero. Outra coisa muito importante: é preciso saber respeitar o espaço dele, pois ele não gosta de se sentir invadido.

Se você é escorpiano:

Dê vazão a tudo que sustente a sua necessidade de transformação. Siga o fluxo que desemboca no mar de descobertas e descarte pelo caminho as ideias que não cabem em você. É preciso, no entanto, dosar seu gênio forte, sem perder a transparência e a honestidade, que são as bases da sua personalidade.

Peixes

Água cai em recipiente marrom segurado por duas mãos. Ao fundo, há um lago.

É o signo em que a água se revela plena, expansiva e ilimitada. A espontaneidade desse nativo é a consequência dessa água que corre sem limites, que ocupa todos os espaços. Ao mesmo tempo, é com essa água tocando tudo que abrange que faz com que o pisciano se mostre intuitivo, empático, pois ele tem uma capacidade inata de sentir o que o outro sente.

Para esse nativo, o mundo imaginário é muito mais interessante que o mundo real. As fantasias dão um tom que determina a forma como ele enxerga tudo a sua volta. Não se esconde, porém, da realidade. Ele apenas tem uma capacidade de ver além dela. Tudo graças ao seu coração, tão grande quanto o mar aberto e que consegue abrigar todos os seres.

Para despertar as potencialidades desse nativo, precisamos enxergar como ele enxerga o mundo. Precisamos compartilhar da empatia que ele tem naturalmente. Entender os sentimentos desse nativo é um passo para que possamos caminhar ao lado dele em uma jornada que nos levará a uma sociedade melhor, mais humana e justa.

Se você é pisciano:

Sua força está na compaixão e nos ideais. A sua esperança é forte como uma rocha, mas se espalha líquida como um oceano. Continue enxergando além do “eu”, continue usando essa lente poderosa que não disfarça o mundo, e sim revela o que ele ainda tem de bom e o que podemos trazer à tona. Mas não se desprenda da realidade totalmente, pois ainda é preciso ter os pés no chão para operar as mudanças pelas quais a sua intuição clama.

Força também inclui fraquezas

Água cristalina.

Não se engane. Quando falamos em despertar potenciais, não nos limitamos aos pontos fortes desses signos, mas também às suas fraquezas, pois reconhecê-las e trabalhar cada uma delas é uma espécie de potencial. Em um dado momento, aquilo que julgam fraco em nós vai ser justamente a força motriz das mudanças e do nosso empoderamento.

Conheça o lado sombrio de Câncer, Escorpião e Peixes

Se seu signo é regido pela Água e você se identificou com essas características, coloque-as em prática e veja como as coisas vão se tornar mais claras e melhores na sua vida. Não se esqueça de compartilhar com outros nativos que sejam regidos pelo mesmo elemento. E nada impede que todos possamos nos ajudar a despertar o potencial de cada um. Afinal de contas o Universo funciona como um todo, e a força da união é que nos potencializa como indivíduos.

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.