Dia de São Longuinho

Em meio à imensidão do universo, muitas pessoas têm dificuldades de entender qual é o sentido da vida. Nesse cenário, as religiões surgiram com o intuito de oferecer ao menos um pouco de conforto ao coração desses indivíduos.

Ao sabermos que existe um ser superior cuidando e olhando por nós, nos sentimos mais seguros com as nossas escolhas e também mais protegidos. Desta forma, somos capazes de exercer nossas funções da melhor forma possível, de maneira a atingir o sucesso de maneira mais leve e suave.

Além disso, as religiões nos oferecem conforto em momentos de dificuldade. Isso porque, ao passarmos por alguma situação difícil, temos a quem recorrer, já que nunca estamos sozinhos. Essa situação afasta a sensação de solidão que assola tantas pessoas e nos permite triunfar mesmo diante de problemas muito intensos.

Mesmo que existam diversas religiões, todas possuem o mesmo propósito, que é oferecer esse tipo de consolo e conforto citado acima. O cristianismo, nesse caso, é bastante popular e difundido justamente por possuir tantos santos e santos que ajudam nessa tarefa.

Ao termos tantas divindades às quais recorrer, nos sentimos ainda mais acolhidos. Não só isso: no catolicismo, cada santidade possui um tipo de propósito. Assim, dependendo do nosso problema, recorremos àquele que mais se encaixa naquilo que precisamos.

São Longuinho, por exemplo, é bastante popular. Conhecido por ser o santo dos objetos perdidos, a divindade nos ajuda a encontrar aquilo que está desaparecido em meio à bagunça que é a nossa vida. Além disso, ele representa também a rendição e a conversão das pessoas ao catolicismo, ou seja, mostra que todos nós podemos, afinal, encontrar a salvação.

Para comemorar o Dia de São Longuinho, celebrado anualmente em 15 de março, o Horóscopo Virtual criou um artigo especial sobre o santo. Aqui você sabe mais sobre sua vida, trajetória e simbolismo. Confira!

A história de São Longuinho

Antes conhecido pelo nome Longinus, a santidade trabalhava para a alta corte de Roma e, posteriormente, passou a servir em Israel.

Durante o seu trabalho no exército, São Longuinho foi um dos soldados que acompanhou a crucificação de Jesus. Responsável por verificar a morte do Messias, o santo cravou uma lança em seu peito. Entretanto, por causa de sua visão ruim, acabou fazendo um ferimento tão profundo que chegou ao coração da vítima. O sangue que jorrou do ferimento acabou caindo em seus olhos. Nesse momento, São Longuinho percebeu que sua visão, antes ruim, se tornou perfeita. Depois desse episódio, a vida do soldado romano nunca mais foi a mesma.

Tocado com o acontecido, Longuinho decidiu abandonar o exército e se dedicar ao evangelho. Isso, contudo, gerou a ira de Roma e de todos os seus oficiais. Dessa forma, o santo foi perseguido por causa de sua deserção. Mesmo após ter sido capturado, entretanto, ele não renegou o amor e o poder de Jesus, ato que salvaria a sua vida, morrendo em nome de sua fé recém-descoberta.

Veja orações para atrair coisas boas

O simbolismo de São Longuinho

Por causa de sua trágica história, São Longuinho acabou representando o poder de transformação e de salvação que é oferecido por Deus e Jesus. Antes ele vivia de maneira agressiva, unicamente para matar; depois de entrar em contato com Messias, o santo encontrou a luz e, desta forma, mudou completamente o seu comportamento.

Entretanto esse não é o único tipo de simbolismo oferecido por São Longuinho. A imagem que foi construída ao seu redor, por exemplo, é cheia de mensagens escondidas que exigem um pouco de esforço para entender. Aqui, vamos conhecer as principais!

• Túnica e capuz marrom: a coloração da roupa utilizada por São Longuinho representa a humildade e a transformação pela qual o santo passou em sua jornada;

• Alforje: a bolsa que a divindade carrega sempre consigo simboliza a bagagem de sua jornada. Esse aspecto é particularmente muito belo, já que todas as pessoas podem se identificar com ela;

• Lanterna: por ser muito bom em encontrar objetos perdidos, algo que iremos abordar em seguida, São Longuinho acabou sendo representado carregando também uma lanterna. Assim, ele é capaz de iluminar não somente o seu próprio caminho, mas também o de outras pessoas;

• Cajado: para não cair em tentação novamente, o santo precisou de muita força de vontade e também de muita fé. Isso lhe deu a sustentação que um cajado também lhe ofereceria;

• Lança: por fim, temos a lança de São Longuinho. Ela representa a fase em que o santo foi um soldado romano. Isso pode parecer ruim, mas foi também o motivo de sua transformação espiritual que, no final das contas, o curou de todos os seus pecados.

Os três pulinhos de São Longuinho

Conhecido por sua baixa estatura, ainda durante sua vida em Roma São Longuinho era responsável por achar objetos perdidos durante várias das festas das quais participava. Isso porque ele conseguia passar por debaixo das mesas, sempre encontrando aquilo que as pessoas deixavam cair.

É por esse motivo que, ao ser canonizado, Longuinho se tornou o santo dos objetos perdidos. Assim, caso você queira muito encontrar algo, mas não está conseguindo fazer isso por conta própria, pode pedir ajuda à divindade! Para isso, é só recitar a seguinte frase: “São Longuinho, São Longuinho, se eu achar tal coisa dou três pulinhos”.

Após achar o objeto em questão, não se esqueça de agradecer. Para isso, dê três pulinhos, que representam a santíssima trindade!

Além disso, por causa de sua transformação, muitos acreditam que São Longuinho também possui a capacidade de ajudar e influenciar na conversão de outras pessoas. Assim, caso você queira rezar pelo bem e pela mudança de alguma pessoa querida, esse santo com certeza pode te ajudar, afinal ele é a prova de que todos nós podemos encontrar a nossa fé, mesmo nas piores das situações!

Pratique o milagre da manhã

O Dia de São Longuinho

Altamente venerado entre os fiéis cristãos, São Longuinho é homenageado anualmente em 15 de março. A data foi estabelecida pelo Vaticano e pode ser encontrada no Livro dos Santos do Vaticano.

Neste dia, é comum que diversas festas sejam realizadas. Nesse momento, é importante se lembrar de se divertir assim como São Longuinho se divertia nas festas romanas, mas também devemos nos lembrar de seu sacrifício, feito em nome não somente de sua própria fé, mas também da nossa!


Leia também: Conheça a história de São Pedro

Confira também: