Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Dia do Obrigado

Quando você era só uma criança, talvez tenha aprendido que existem palavras mágicas, que devem ser proferidas em momentos específicos. “Com licença”, “por favor”, “obrigado” e “de nada” são algumas dessas palavras, que denotam boa educação e respeito pelas pessoas.

Com o passar do tempo, no entanto, abandonamos o uso frequente dessas palavras. As pessoas adultas não deixarão de fazer algo para as outras se elas não disserem “por favor”, por exemplo, mas podem se sentir desconfortáveis com os pedidos que não incluem essa expressão.

Esse cenário é ainda mais agravante quando não usamos a palavra “obrigado” para agradecer por algo que alguém nos fez ou nos deu. Em primeiro lugar, é preciso lembrar que essa palavra concorda com o gênero de quem a está dizendo. Ou seja, se você é uma mulher, deve dizer “obrigada”. Se você é um homem, deve dizer “obrigado”.

Ao analisarmos a forma como “obrigado” deve ser utilizada, somos capazes de compreender o que essa palavra realmente significa. Para isso, vamos tomar como exemplo uma situação na qual A deve pegar um prato para B.

Seguindo os ensinamentos da infância, A diria “B, pegue aquele prato para mim, por favor”. E então, B, fazendo um favor para A, irá pegar o prato. Em agradecimento, A pode dizer “obrigada”. Nesse caso, ela seria obrigada a retribuir o favor que B fez. Mas não para por aí! Quando B disser “de nada”, que deveria ser dito como “a nada”, A será obrigada a nada, não havendo necessidade de retribuir o favor.

O discurso de agradeciento para cada signo

Dessa forma, o sentido de “obrigado” se altera. Não é só uma forma de agradecer pelo favor que alguém nos fez, mas também é um compromisso de que poderíamos retribuir essa ação com outro favor. Você já tinha pensado nisso?
Para celebrar a importância do uso dessa expressão, de forma a reconhecer o trabalho
que uma pessoa faz por nós e nos comprometermos a retribuir uma atitude que nos fez bem, foi criado o Dia Internacional do Obrigado.

Celebrada em 11 de janeiro, essa data foi criada nas redes sociais, por grupos de pessoas que sentiram a necessidade de resgatar o “obrigado” no cotidiano. Afinal, é nosso dever reconhecer as atitudes e o esforço de outras pessoas quando estão desenvolvendo alguma tarefa.

Enquanto sociedade, também devemos nos responsabilizar por praticar o bem e por ajudar outras pessoas, até mesmo aquelas que nunca precisaram fazer algo por nós. O “obrigado” representa não só o compromisso de ajudar quem nos ajuda mas a vontade de tornar mais simples a vida de uma pessoa.

Sendo assim, você pode ser uma pessoa que sempre diz obrigado ou uma pessoa que sempre ouve obrigado. Nos dois casos, você criou relações de respeito, de confiança e de solidariedade com quem está a seu lado.

O melhor jeito de celebrar o Dia Internacional do Obrigado é trazer essa palavra para o seu dia. Se você ainda não entendeu como ela poderia te ajudar e ajudar outras pessoas, confira os benefícios que essa expressão traz para quem a profere e para quem a escuta.

Benefícios de dizer obrigado(a)

1) Você reconhece a importância de receber a ajuda de outras pessoas para desenvolver alguma atividade;

2) Você valoriza as atitudes que são feitas, tendo como objetivo o seu bem ou o bem de alguém que você conhece;

3) Você demonstra, até mesmo para alguém que você não conhece, que essa pessoa fez o seu dia melhor, ao te ajudar com uma tarefa simples ou complexa;

4) Você dissemina a importância de reconhecer as boas ações de uma pessoa, mesmo quando ela não teve que se esforçar muito para realizá-las;

5) Você resgata uma regra de convivência em sociedade, que, embora não seja dita, é esperada pelas pessoas que praticam o bem.

Aprenda o mantra da gratidão

Benefícios de ouvir obrigado(a)

1) Você sente uma alegria genuína por ter auxiliado uma pessoa, conhecendo-a ou não;

2) Você sente segurança ao se dar conta de que a pessoa que você ajudou poderia te ajudar também;

3) Você reconhece que as suas ações são valiosas para alguém, mesmo quando você mesmo(a) acreditava que elas não poderiam ser importantes;

4) Você sente que cumpriu a sua parte e que uma pessoa irá se sentir melhor graças a isso;

5) Você sente vontade de ajudar cada vez mais pessoas para reviver todos os sentimentos bons que a palavra “obrigado” pode provocar.

O poder da gratidão

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.