Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi estipulada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Estocolmo, no ano de 1972.

Foi instituído que essa data seria utilizada para difundir a importância de ações de preservação e de cuidado com o meio ambiente em sua totalidade, visando estabelecer e cumprir algumas metas que foram detalhadas durante o evento. Esse dia é para se lembrar da importância de zelar pelos recursos naturais que a natureza nos dá. E vale lembrar que foi também em 1972 que finalmente se esclareceu que estes recursos são esgotáveis e podem transformar completamente nossa vida caso se acabem, até mesmo nos levando à extinção.

A poluição dos rios, o desmatamento de áreas naturais, a poluição excessiva, a falta de cuidado com animais de diversas espécies e o uso desenfreado de luz, água e outros recursos são as principais diretrizes que devem ser revistas. A ideia geral é conscientizar a população de que, apesar de precisarmos de grandes mudanças, elas dificilmente serão obtidas se cada um não fizer sua parte. Por exemplo: pode até parecer muito pouco, mas atitudes como reduzir o tempo do banho podem fazer uma enorme diferença se todos nós fizermos juntos. É importante conscientizar-se de que alguns precisam dar o primeiro passo ou então nada será modificado, e continuaremos andando a passos largos para a extinção de diversas espécies e recursos.

 

Como cada signo cuida do meio ambiente

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente também pode ser usado em escolas e centros de ensino diversos, com campanhas locais que ajudam a conscientizar e a mudar as atitudes de pelo menos um pequeno grupo ou comunidade. É comprovado que, quando ensinamos as crianças, e estas cobram e ensinam aos adultos com os quais convivem, a mudança é muito mais efetiva.

Pequenas atitudes surtem grandes diferenças, como é o caso da crescente reciclagem de lixo residencial, por exemplo. Outras ações – como a reutilização de materiais, o plantio de novas espécies, a conscientização sobre o uso de sacolas e canudos plásticos – também trazem gratos resultados para o meio ambiente. É sempre preciso se lembrar de que, aos poucos, muda-se muito.

"A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos”. Isso está escrito na Declaração de Estocolmo, de 1972. E é deste princípio e compromisso que devemos nos lembrar todos os dias, e principalmente no Dia Mundial do Meio Ambiente. 

15 atitudes ecologicamente corretas

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.