Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Dicas para manter o otimismo em meio à pandemia

Já faz mais de ano que muitos de nós se sentem presos — no pior sentido da palavra. Quem tem o mínimo de consciência e tem buscado seguir as regras desde quando tudo começou pode até viver momentos em que não vê mais esperança. Afinal, como tudo isso vai acabar enquanto muitos não fazem sua parte? Entretanto uma hora isso tudo vai passar.

A pandemia transformou muitas coisas: o modo de se relacionar, trabalhar e até cuidar de si mesmo. Muitas mães que tiveram bebês durante esse período se viram sem zona de apoio devido ao isolamento; muitos perderam o emprego e outros se viram percebendo que saúde mental não é questão de “mimimi”, como muitos dizem.

Os tempos são difíceis, mas, além da esperança de que uma hora tudo vai passar, nós preparamos 20 ideias para te ajudar a manter o otimismo durante essa espera por dias melhores!

1. Controle seu consumo de notícias

Pessoa lendo notícias de jornal

Você só percebe o quanto TV, rádio e internet trazem uma grande carga negativa para sua vida quando você deixa de acompanhar. Principalmente nos tempos atuais, em que, como se já não bastassem as notícias corriqueiras da violência, também temos as notícias em relação à doença, que não dá sinais de melhora. Sendo assim, filtre o que você anda assistindo, ouvindo ou lendo!

2. Pratique o autocuidado

Antes da pandemia não passávamos tempo suficiente em casa e a rotina corrida era nossa maior desculpa para não cuidarmos de nós mesmos, por isso aproveite esse tempo extra para cuidar de si mesmo e se conhecer melhor.

3. Siga perfis “good vibes”

Mulher meditando em casa

Se o bordão “diga-me com quem andas e te direi quem és” já te pareceu verdadeiro, saiba que quem você segue também diz algo sobre você — além de influenciar sua energia. Assim, evite seguir páginas de conteúdo depressivo ou negativo e invista em páginas que te tragam alegria e conforto.

4. Responsabilize-se a compartilhar boas histórias ou novidades

Se cada um que usa as redes sociais passasse a compartilhar mais positividade, em vez de negatividade, teríamos o primeiro arco-íris virtual.

Inspire-se a cultivar sua saúde mental durante a pandemia

Brincadeiras à parte, aqui é aquela velha história: seja a mudança que quer ver no mundo. Compartilhe histórias inspiradoras, boas notícias ou até vídeos de filhotinhos… O importante é ser conteúdo positivo!

5. Ajude sua comunidade e apoie pequenos negócios sempre que puder

Homem abrindo pacote de delivery

Se souber de alguém precisando de ajuda no seu prédio ou na sua comunidade, disponha-se a ajudar como puder.

Se for pedir delivery de comida, que tal dar uma pesquisada nas pessoas que estão cozinhando ao seu redor, a fim de ajudar a renda da família? Sempre há alguma forma de apoiar os outros!

6. Mantenha um diário de gratidão

O ideal é um diário físico em que você escreva pelo menos cinco coisas pelas quais você é grato. Isso te ajudará a perceber que nem tudo está sendo tão ruim quanto parece. Caso ache que não terá dedicação necessária para fazer isso, você sempre pode pensar nessas cinco coisas quando estiver rezando ou simplesmente recapitulando seu dia antes de dormir.

7. Dê uma profundidade nas suas relações

Mulher sorridente sentada no sofá enquanto conversa no telefone

Não basta manter contato, afinal a distância te faz sentir que sua relação não está sendo como antes. Por isso estreite seus laços. Conheça mais as pessoas: pergunte coisas que nunca perguntou, explore o passado delas ou as perspectivas para o futuro. O importante é se dedicar às suas relações.

8. Entenda que está fazendo o melhor que pode

Ninguém é perfeito. E muitos nunca viveram situação parecida antes. Assim, em vez de se culpar ou de pensar demais sobre a situação atual, compreenda que você está fazendo o melhor que pode, e isso já é mais do que o suficiente.

9. Deixe a cama de lado e coloque em dia o que você normalmente procrastina

Homem de óculos lendo livro na biblioteca de casa

O tempo extra em casa pode fazer com que muitos fiquem ainda mais preguiçosos e passem mais tempo na cama do que o necessário.

Aproveite essas horinhas extras e seja produtivo com aquelas coisas que vivia deixando de lado porque não tinha tempo, seja redecorar o quarto ou simplesmente terminar aquele livro enterrado na gaveta!

10. Crie uma lista de tudo que você sente falta e que apreciará ainda mais quando tudo voltar ao normal

“A gente só dá valor quando perde”, e isso é algo que começou a valer depois que muitos de nós tiveram que se privar de situações que amavam, mas nem se davam conta disso.

Descubra quem são os signos mais otimistas do Zodíaco

O almoço em família, o café da tarde com a melhor amiga ou simplesmente sair para olhar as lojas... Sendo assim, crie uma lista de coisas que você apreciará ainda mais quando puder voltar à ativa!

11. Torne-se seu melhor amigo

Homem feliz tocando violão e cantando em casa

Muitos de nós não gostam de si mesmos. A fim de evitar essa realidade, trabalhávamos demais, buscando não olhar para dentro. Felizmente (ou não), agora não temos escolha.

Busque se conhecer melhor, pratique meditação, faça terapia ou invista em alguma outra prática que te faça se conhecer melhor e que o ensine a pegar mais leve consigo mesmo.

12. Trabalhe sua resiliência

Dizem que resiliência é romantizar sofrimento. Mas é inegável que, sem ela, o sofrimento é eterno. Assim sendo, use essa fase para se reerguer. Trabalhe as questões que precisam ser trabalhadas. Junte os caquinhos, colete as pedras e prepare-se para construir seu castelo.

13. Aprenda algo novo

Garota pintando quadro dentro de casa

Aprender algo novo é sempre uma forma de se reinventar. Você pode acabar descobrindo um novo hobby ou até a chance de um novo negócio! Seja aprender um novo idioma, artesanato, crochet, pintura… Dê asas à sua imaginação.

14. Planeje seus próximos passos ou viagens

Não é porque você não pode fazer muitas coisas agora que o mesmo se repetirá no futuro! Planeje o que quer fazer quando tudo isso passar: um curso, mudar de trabalho ou até criar a lista de destinos que quer visitar.

15. Aproveite seu tempo livre da melhor forma que conseguir

Casal de idosos felizes dançando na sala

Se for parar para pensar, você não sabe quando será a próxima oportunidade em que terá tanto tempo livre, por isso aproveite-o da melhor forma possível.

Se quiser descansar, descanse. Se quiser ser produtivo, trabalhe. Se quiser viver tomando sol na sacada, que seja! Aproveite esse tempo para fazer aquilo que te faz feliz.

16. Pense que grande parte do mundo está criando consciência

Por mais que tenha bastante gente sem noção por aí, muitas pessoas finalmente estão criando consciência sobre as pequenas coisas. Como a vida é passageira, como o futuro é incerto, como é não ter controle sobre tudo, como é bom ajudar e precisar de ajuda, como os entes queridos são preciosos e quanto a liberdade é impagável. Essa consciência faz com que todo mundo evolua e se torne mais consciente e responsável por suas escolhas.

17. Aproveite as boas notícias em relação ao meio ambiente

Mulher regando as plantas

Desde o início do isolamento, foi possível notar diferenças na natureza: o ar está mais limpo, a poluição desacelerou, e isso é tão incrível que até golfinhos foram vistos em Veneza! Tudo isso só prova que, se quisermos e nos comprometermos, o meio ambiente tem tudo para se recuperar!

18. Tente novas opções de exercício

Não é de hoje que fazer exercício é importante para a saúde e o bem-estar. Já que não é recomendado frequentar academias, você pode testar novas formas de fazer exercício em casa mesmo!

Pratique meditação matinal para ter um dia equilibrado

Procure aplicativos, vídeos e até jogos de videogame que podem aprimorar seu desempenho físico.

19. Aproveite a chance de fazer maratonas

Garota assistindo série no computador

Sabe quando é dia de semana, você quer assistir uma série mas não tem tempo suficiente para assistir todos os episódios de uma vez? Pois essa é a sua chance!

Assista a todas as séries, animes e filmes que puder. Só Deus sabe quando você terá outra chance dessas.

20. Foque na solução, em vez de no problema

Se ainda há alguma outra questão que te traz bastante pessimismo, evite pensar no problema em si. Foque na solução. Em vez de se lamentar continuamente, pense: “O que posso fazer para mudar isso?” e comece a trabalhar a partir daí.

Agora que você tem algumas ideias sobre como cultivar o otimismo durante a pandemia, que tal colocar algumas delas em prática? Tudo bem se você não se identifica com todas, mas dê o seu melhor para não deixar as vibrações negativas afetarem ainda mais a sua vida.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.