por Erickson Rosa

Eliminando crenças limitadoras com o Reiki

Você sabe o que são crenças limitadoras? Crenças limitadoras são pressupostos de uma realidade na qual acreditamos e que não são verdades absolutas. Por exemplo, a pessoa que acredita que somente será feliz quando encontrar um parceiro ideal, ou então, a pessoa que acredita piamente que para se ter sucesso, tem que se trabalhar 18 horas por dia, sete dias por semana.

Essas crenças acabam frustrando a pessoa que as possui, pois quando o objetivo não é atingido, ocorre uma desilusão e uma desestruturação da crença. Muitas vezes a crença não se dissipa, e a pessoa continua acreditando nela. É o caso de pessoas que dizem que para mudarem a sua realidade vivem afirmando que é necessário terem tempo, dinheiro, que alguém os ajude, etc. E mesmo quando alguém lhes mostra o contrário, continuam na crença de que para mudar sua vida é preciso que a realidade mude. Todos querem mudança, mas todos querem que ela ocorra no outro. 

Optar por ver o mundo através de uma lente fixa pode te manter estagnado.

Você pode achar que isso não ocorre com você, mas todos nós temos o que a Terapia Cognitiva Comportamental chama de Esquemas Iniciais Desadaptativos. Quando temos uma vivência, por exemplo, de abandono, tendemos a acreditar que pessoas à nossa volta também nos abandonarão.

Uma exemplificação disso seria a pessoa que foi abandonada na infância pelos pais, então quando adulta, em um determinado dia o namorado se esquece de responder a mensagem, ou retornar a ligação, essa pessoa, por causa de sua experiência de abandono no passado, passa a acreditar que o namorado a está abandonando. Veja que há uma distorção da realidade, como se a mesma utilizasse lentes que distorcessem o fato real, como se não conseguisse ver o que está ocorrendo na verdade.

Esse efeito chamamos de crenças limitadoras. Quando alguém atribui um significado que não é condizente com a realidade. Talvez, você tenha várias crenças das quais não se dá conta e que te atrapalham diariamente. Contudo, pode ficar tranquilo, pois se você é reikiano pode utilizar essa ferramenta de amor e luz para a eliminação de crenças limitadoras. Existe um método fácil que podemos utilizar em conjunto com o Reiki, eu chamo de Ressignificando Crenças.

Para isso temos que, primeiramente, aproximar nossa mente da crença o máximo possível. Reserve um tempo em um local onde ninguém lhe perturbará durante pelo menos 15 minutos. Comece a pensar em setores de sua vida que você não está conseguindo bons resultados. Depois se questione quais pensamentos ou ações você possui que o impedem de alcançar um resultado satisfatório naquele setor. Se achar necessário, escreva os pensamentos que lhe vierem à mente.

Agora faça o símbolo de envio à distância e depois o segundo símbolo para modificação das emoções. Se você for reikiano nível 1 e não possuir ainda os símbolos, escreva tudo em um papel e depois envie o Reiki para esse papel. Repita esse procedimento durante 21 dias.

É extremamente normal durante esse processo ficarmos desmotivados em passar o Reiki todos os dias, pois a quebra de nossas crenças faz com que emoções desconfortáveis, que estavam guardadas em nosso inconsciente, agora venham à tona, exatamente para as sublimarmos.

A continuidade desse exercício fará você dar novo significado aos acontecimentos em sua vida e assim responderá de maneira diferente a eles, por isso chamo de ressignificando crenças, pois damos um novo significado à realidade que agora estamos observando. Podemos tirar as lentes que distorcem essa realidade e que nos fazem ver o mundo de maneira diferente da verdade.

Então, vamos ver o mundo sem essas lentes mentais?

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.