por Equipe Horóscopo Virtual

Entenda a oposição entre Júpiter e Saturno

Quando analisamos um mapa astral pessoal ou o mapa de um momento, o horóscopo, vemos algumas linhas que ligam os planetas. Essas linhas representam as aspectações, que são as angulações que os planetas fazem entre eles no mapa. Isso significa que a energia de um determinado planeta está se relacionando com a energia de outro de alguma forma. Neste texto, vamos falar sobre a aspectação da oposição, mais especificamente de quando acontece a oposição entre Júpiter e Saturno.

Júpiter é um planeta de expansão. É o maior planeta do sistema solar e indica quando e como procuramos expandir, crescer e explorar novos territórios em nossas vidas. Também representa a imagem do pai provedor e do rei, que cuida do seu reinado e busca expandi-lo para novos territórios.

Já Saturno é um planeta de energia restritiva. Ao contrário de Júpiter, que busca expandir os horizontes, Saturno os delimita. A restrição acontece para dar forma ao que deve ser concretizado. Saturno também nos lembra da importância da disciplina e da importância de delimitar bem os objetivos para não se perder em meio a tantas opções. A imagem do professor disciplinador se encaixa bem dentro do arquétipo de Saturno. Ele ensina a disciplina através da restrição, que leva à maturidade e à responsabilidade.

Quando temos em um mapa, ou em um horóscopo, a oposição entre Júpiter e Saturno, quer dizer que as energias dos dois planetas estão agindo de formas opostas. Se uma energia “puxa” para um lado, a outra vai te empurrar na direção contrária. É um conflito forte, mas que, quando resolvido, traz um resultado criativo muito benéfico para o crescimento pessoal.

Júpiter faz a pessoa sentir a vontade de experimentar novas experiências e descobrir coisas novas, mas Saturno aparece para mostrar que não dá para fazer tudo como queremos. Um exemplo prático: quando você planeja uma viagem dos sonhos e quer visitar diversas cidades de uma vez, mas descobre que o dinheiro que tem guardado e os dias disponíveis de férias não dão para fazer nem metade do que gostaria. Essa dinâmica de expansão e restrição representa bem a oposição entre esses dois planetas. O ideal nesses casos é encontrar uma saída criativa. Como conseguir expandir os horizontes, mas respeitando as restrições que a vida nos impõe? Reflita sobre essa questão e, então, você descobrirá que essa oposição pode gerar bons frutos, pois uma expansão que respeita as limitações da vida real gera frutos muito mais fortes do que você imaginava.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.