por Equipe Horóscopo Virtual

O que são nodos lunares?

Os nodos lunares, também chamados de cabeça e cauda do dragão, são dois pontos encontrados no mapa astral de cada um de nós. Aparecem em lados opostos do mapa (norte e sul) e, da mesma forma, representam coisas contrárias. 

O nodo sul (cauda do dragão) representa seus traços mais presentes e que mais facilmente são expostos por você. Estes traços são provenientes de suas memórias e experiências passadas. Portanto, tem a ver com “causa”. 

Já o nodo norte (cabeça do dragão) representa o propósito de sua vida, o caminho que ela deve seguir e as características que você tem e que devem ser desenvolvidas para a construção de sua trajetória. Logo, tem a ver, portanto, com “efeito”. 

A energia proveniente das peculiaridades do nodo sul é negativa — tem a ver com nosso carma, ou seja, ações incompletas em tempos passados que geram algum tipo de “ressaca” em nossa vida. Em contrapartida, há a energia proveniente das características do nodo norte, que é positiva.

Portanto, é importante que você saiba onde estão localizados os nodos norte e sul em seu mapa astral para entender melhor quais características de sua personalidade deve se esforçar para que aflorem, quais delas precisa conter e o que precisa mudar. Lembre-se de que, encontrando o nodo norte, você automaticamente situa o nodo sul, uma vez que são exatamente opostos em sua localização. 

Vale dizer que, mesmo que não concorde ou acredite em carma e ações de vidas passadas, muitas informações vindas de seus nodos podem auxiliá-lo a entrar numa reflexão mais profunda acerca de sua personalidade e, com isso, ajudará você a evoluir ainda mais como ser humano. Por isso, vale a leitura! 

Nodo norte em Áries (Nodo sul em Libra)

O nodo norte em Áries e o nodo sul em Libra caracterizam uma pessoa que quer se sentir livre e isso só vai acontecer quando tiver completo controle de sua vida e não depender de mais ninguém. Uma característica libriana bastante presente neste caso, que é necessário aprender a controlar, é a necessidade de apaziguar todas as situações. Isso pode ser ruim, pois há momentos em que concordar não é a melhor solução — muitas vezes, discordar é a coisa certa a se fazer, e pessoas com este posicionamento de nodos têm dificuldade em entender isso; colocar em prática qualquer discórdia, mesmo que benéfica, é muito difícil para eles. 

Nodo norte em Touro (Nodo sul em Escorpião)

Quem tem a cabeça do dragão em Touro sofre muitos momentos impulsivos para adquirir bens materiais — isso pode ocorrer porque, em vidas passadas, sofreram perdas significativas em suas trajetórias. Estes momentos de impulso podem gerar muito desequilíbrio em sua vida, uma vez que adquirem coisas muitas vezes desnecessárias. Costumam, também, ser impacientes. Por isso, precisam aprender a ter limites, entender que, quando organizados e cuidadosos, não precisam de cada vez mais coisas para sobreviverem. É importante, além disso, trabalhar para que a opinião de outras pessoas não seja tão importante, pois nodo em Touro faz as pessoas terem medo de julgamentos alheios. 

Nodo norte em Gêmeos (Nodo sul em Sagitário)

Nativos com nodo norte em Gêmeos acham que são os reis da razão — de fato pensam que ninguém sabe mais que eles próprios e, por isso, não há possibilidade de estarem errados. Achar que sabe tudo pode causar discussões desnecessárias na vida, sem falar em possíveis constrangimentos. Lembre-se de que todos nós aprendemos coisas novas todos os dias e, mesmo aprendendo muito, continuamos sabendo pouco. Também é preciso aprender a ouvir os outros. Tenha a humildade de reconhecer que outras pessoas podem ter ideias tão boas ou, inclusive, melhores que as suas.

Nodo norte em Câncer (Nodo sul em Capricórnio)

Ter o nodo norte em Câncer significa querer controlar tudo e todos que estejam presentes em sua vida. Esse controle absoluto de tudo vem da necessidade de sentir que tudo precisa estar sob sua responsabilidade para que dê certo e todos fiquem bem. Isso pode fazer, inclusive, que cuidem da vida alheia, o que pode não ser bem visto. Este balanço emocional nada linear faz com que fiquem descompensados. Tire essa armadura que você veste e permita que os outros lhe conheçam pelo que é de fato, mesmo com erros e defeitos. Tenha coragem de admitir que nem sempre pode e precisa estar no controle de tudo.

Nodo norte em Leão (Nodo sul em Aquário)

Muito provavelmente, quem tem nodo norte em Leão, em outras vidas foi uma pessoa que deixava de lado (por vontade ou por necessidade) seus desejos e vivia em função dos outros, sejam amigos ou familiares. Portanto, hoje, são carentes, muito sonhadores e precisam se sentir amados. Saiba que agora você pode ser o centro das atenções em alguns momentos. Também precisa ter força de vontade para impor o que quer e correr atrás disso.

Nodo norte em Virgem (Nodo sul em Peixes)

Pessoas com o nodo norte em Virgem e o nodo sul em Peixes são extremamente sonhadoras. Precisam colocar os pés no chão e pensar mais racionalmente. Precisam, também, entender que certos momentos da vida precisam ser vividos com seriedade e responsabilidade. Nem sempre é hora de sonhar! Como estão sempre sonhando, costumam ser um pouco preguiçosas e desleixadas, pois não têm tempo de lidar com a realidade. É preciso aprender a ter foco, disciplina e concentração.

Nodo norte em Libra (nodo sul em Áries)

Com nodo norte em Libra e o sul em Áries, as pessoas tendem a ser muito autossuficientes, ou seja, fazem tudo sozinhas por acharem que não precisam de mais ninguém. Por isso, precisam se esforçar a entender que somente com ajuda atingimos nossos objetivos. Aprender a respeitar os demais também é um desafio, mas necessário. Ser egoísta é fácil demais, então também precisam, e muito, controlar o egoísmo e entender que as outras pessoas também existem e têm vontades e sentimentos.

Nodo norte em Escorpião (nodo sul em Touro)

São muito teimosos e materialistas. Aprendam a abrir mão de tanta teimosia e dessa necessidade exacerbada de ter tantos bens materiais que tudo começará a fluir de maneira mais natural em suas vidas. Tenham o equilíbrio que a disciplina na rotina proporciona e entendam que mudanças também devem ser bem-vindas — isso significa não ter medo de correr riscos (claro que quando calculados e previamente analisados).

Nodo norte em Sagitário (nodo sul em Gemeos)

Quem possui nodo em Sagitário se deixa levar pelos outros somente para se sentir aceitos no grupo. Acabam aderindo “modinhas”, mesmo que não concordem com elas, somente por essa extrema necessidade que têm de sentirem a aceitação dos outros. Por isso, também correm o risco de serem indecisos e pouco honestos — falam muita coisa somente para impressionar. É preciso entender que relações verdadeiras são construídas apenas com honestidade e confiança. Fofocas e mentiras não devem fazer parte do pacote.

Nodo norte em Capricórnio (nodo sul em Câncer)

Aqui acontece uma mistura de apego ao passado com imaturidade para encarar o presente, pois não querem encarar as responsabilidades do futuro. São pessoas medrosas, dependentes dos outros para realizar até mesmo pequenas coisas do dia a dia. Ser menos infantil é essencial, assim como saber que, quando adulto, nem sempre teremos alguém a quem correr. Se você tem o nodo norte em Capricórnio, aprenda a viver o presente e não seja tão apegado às lembranças. Elas são importantes, mas não devem guiar sua vida.

Nodo norte em Aquário (nodo sul em Leão)

Nodo norte em Aquário e nodo sul em Leão formam uma pessoa que necessita (e muito) chamar a atenção de todos a sua volta, além de não se importar em correr o risco que for para que seja notada e para que prove para os outros (e, acima de tudo, a si próprio) que é forte e que merece ser o líder. Os maiores desafios para as pessoas com estes nodos encontram-se nas causas e nos valores mais essenciais do ser humano, como dignidade, igualdade, respeito, amizade e amor.

Nodo norte em Peixes (nodo sul em Virgem)

São tão exigentes, inflexíveis, ligados aos mínimos detalhes e criteriosos que chega a cansar qualquer pessoa que esteja por perto. São exagerados até com eles próprios, pois querem sempre a perfeição em tudo e em todos. Precisam relaxar um pouco, tentar exercitar o lado criativo do cérebro e desapegar um pouco de tanta organização. Entendam que todo ser humano erra, sem exceção. Aceitem mais e julguem menos!


Artigo escrito por Giovanna Frugis.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.