Filhos de Iemanjá

Iemanjá, mais conhecida como a rainha da agua salgada, é a orixá que representa a maternidade. Seu nome tem origem no idioma Iorubá,"Yeye omo eja", que significa "a mãe que os filhos são como peixes". Iemanjá é a rainha do mar. Filha de Olokum, rei dos mares, Iemanjá, casou-se com Oduduá e teve dez filhos orixás.

Separou-se do marido, pois ele caçoava de seus seios fartos, por ter amamentado seus dez filhos. Durante a fuga, transformou-se em rio quando uma poção que seu pai lhe deu quando era jovem quebrou e esse rio ia em direção ao mar. Dessa forma, ela se tornou a orixá que representa o mar.

O que você irá encontrar no artigo:

Com isso, podemos pensar como são os filhos de Iemanjá? Quais são suas características e qual o estilo de vida? E como saber se você é um filho de Iemanjá? É sobre esse assunto que veremos a seguir.

Quem é Iemanjá?

Imagem da estátua de Iemanjá

Iemanjá é conhecida pelos pontos cantados da umbanda e do candomblé como a rainha das ondas e sereia do mar. Ela é a orixá que rege as águas salgadas, ou seja, o mar e representa a maternidade, a família, a proteção, o amor e a vaidade. Com o sincretismo católico, Iemanjá é associada à Nossa Senhora dos Navegantes.

Surpreenda-se com a história de Iemanjá

A data de Iemanjá é dia 02 de fevereiro e a maior festa é realizada em Salvador; o alimento preferido de Iemanjá é o manjar servido com frutas brancas, melão, pera, maçã, entre outras, e suas cores são azul e branco, as quais são associadas ao mar.

Quem são os filhos de Iemanjá?

Os filhos de Iemanjá são como a própria mãe, pois se cuidam e cuidam dos outros como cuidam de si mesmos, são vaidosos, sentimentais e pensam demais na família. Os filhos de Iemanjá são pessoas muito prestativas e pensam muito no próximo!

Como saber se sou filho de Iemanjá?

Mulher jogando oferenda no mar para Iemanjá

Para saber qual é o orixá que rege sua cabeça é importante ter autoconhecimento e conseguir compreender como cada filho reage em determinadas situações, até mesmo com características físicas. Seu dia de nascimento também pode influenciar no seu orixá de cabeça e é possível fazer um jogo de búzios com uma pessoa feita de santo do Candomblé ou da Umbanda.

Características dos filhos de Iemanjá

São amorosos, mas instáveis: o filho de Iemanjá é um dos mais amorosos dos filhos de todos os orixás, mas podem ser instáveis por terem muitos sentimentos dentro de si. E uma das coisas que demonstram isso é que os filhos de Iemanjá podem ter bastante ciúmes de suas coisas e de pessoas próximas; em contrapartida, ter um filho de Iemanjá na vida é ter todo o amor do mundo!

São confiantes e ambiciosos: um filho de Iemanjá sempre conquista tudo o que quer com muita garra e persistência, são pessoas que não desistem daquilo que querem e sempre querem ir mais além.

São bons amigos, altruístas e fortes: os melhores amigos que uma pessoa pode ter! Eles se doam sempre sem esperar nada em troca e, por muitas vezes, esquecem-se de suas dores para acalentar o outro. Além disso, sempre estão demonstrando força para que ninguém se preocupe; como a mãe que cuida, eles também cuidam.

Não gostam de ficar sozinhos: os filhos de Iemanjá podem se apaixonar muitas vezes na vida e sempre ter uma ligação muito forte com a família e com pessoas ao seu redor, pois sentem falta de estar próximos das pessoas.

Comunique-se com Iemanjá realizando simpatias para ela

Prezam a justiça e o respeito: assim como a grande mãe, eles são justiceiros, já que nada passa despercebido aos olhos de um filho de Iemanjá, sempre tem muito respeito pelo próximo e sempre resolvem tudo o que podem.

São alegres: a alegria é uma das características de um filho de Iemanjá, pois eles estão sempre sorrindo e de bem com a vida; claro, nem todo mundo é de ferro, então eles também tem seus dias tristes. Entretanto, om uma dose de bom humor, esperança e positividade na vida, tudo muda!

Vaidosos: os filhos de Iemanjá sempre estão muito bem arrumados e gostam de mudar várias vezes o corte de cabelo e a forma de se vestir. Gostam muito de inovar e de lançar tendências.

Os filhos de Iemanjá no amor

Imagem da estátua de Iemanjá de costa

Eles se entregam por inteiro para todas as experiências que a vida lhes proporciona. Quando vimos, o filho de Iemanjá já mergulhou de cabeça em tudo o que está sentindo. Não gostam de ficar sozinhos, então sempre estão com o coração completo. São muito amorosos, podem ser um pouco ciumentos, pois gostam de cuidar do que conquistaram, mas cuidam muito bem do próximo.

Eles sempre estarão ao lado de quem amam e vão proteger as pessoas com unhas e dentes. Ademais, são muito emocionais e sempre vão pensar mais com a razão do que a emoção; eles podem perdoar, mas esse perdão não será para sempre, por isso não erre com um filho de Iemanjá! Porque, como a grande mãe, eles são justos.

Os filhos de Iemanjá no trabalho

São muito criativos e sempre estão prontos para inovar e, assim como adoram fazer com os cabelos, gostam de mudar tudo ao seu redor. Gostam muito de trabalhar em equipe e se sentirem pertencentes a uma casa. É a pessoa que resolve os problemas do trabalho e a melhor pessoa para acolher e ouvir o próximo.

No trabalho, dedica-se muito para poder alcançar suas metas e seus resultados e, com isso, também colabora bastante com as outras pessoas ao seu redor, para que todos possam se sair bem durante o trabalho. Eles gostam de uma rotina, mas não tem problemas em se adaptar a mudanças caso seja necessário.

Os filhos de Iemanjá na saúde

Mulher celebrando Iemanjá na beira do mar com os braços abertos

Em relação à saúde, pode-se dizer que, em um contexto geral, os filhos de Iemanjá têm uma boa saúde e não é sempre que estão doentes. Só é importante cuidar das partes reprodutoras do corpo, pelo fato de Iemanjá ser a mãe!

Outra fato em que é preciso redobrar a atenção é em relação aos problemas de saúde causados pela alimentação, pois os filhos de Iemanjá, por muitas vezes, podem esquecer de cuidar da alimentação e, consequentemente, ter algum problema devido a isso.

Filhos de Iemanjá tem medo do mar?

Os filhos de Iemanjá, em sua grande maioria, têm muita ligação com o mar e com a sua mãe. Como Iemanjá trabalha nas águas salgadas, seus filhos se energizam quando estão em contato com o mar. Eles não temem o mar, muito pelo contrário, a ligação dos filhos da Sereia do Mar com os mares é inexplicável.

Lado positivo dos filhos de Iemanjá

Mulheres umbandistas celebrando Iemanjá

Os filhos de Iemanjá têm muitos pontos positivos, pois eles têm bastante autoestima, são repletos de vitalidade e saúde, são criativos e estão sempre dispostos a cuidarem de todas as pessoas à sua volta.

Saiba quais são os melhores livros para aprender sobre a Umbanda

São bastante ligados à família e lutam por todos os que estão à sua volta e para conquistar tudo o que sempre sonharam. Ademais, podem ser muito alegres vendo a vida da melhor maneira possível.

Lado negativo dos filhos de Iemanjá

Como todas as pessoas têm pontos positivos e negativos, aqui estão alguns pontos negativos dos filhos de Iemanjá. Eles podem gostar de brigas e ser um pouco intolerantes em certas situações; podem ser ciumentas e não perdoarem facilmente quando alguém erra com eles, o que pode suscitar tendência à vingança.

Profissões dos filhos de Iemanjá

As profissões ideais para os filhos de Iemanjá estão ligadas ao cuidado com o próximo e com a criatividade de acordo com as características de cada filho. Profissões como psicologia, assistência social, letras, teologia, gestão pública, arquitetura e jornalismo costumam ser as mais escolhidas por esses filhos.

Sendo assim, conhecendo um pouco mais sobre quem é Iemanjá, como são os filhos da rainha do mar e quais suas características e formas de viver a vida, você conseguiu se identificar com as características? Você que já sabe que ser filho de Iemanjá conseguiu perceber o quanto dela há em você e no seu modo de ser? A rainha do mar e seus filhos têm muito a nos ensinar.