por Equipe Horóscopo Virtual

Harmonize-se com as energias as estações

Passam os meses, mudam as estações e cada uma delas traz sensações diferentes, novas temperaturas, mais chuva ou mais sol, até jeitos diferentes de se vestir e - por que não? - de encarar cada novo dia. E, segundo a cultura chinesa, a energia vital também age de forma diferente sobre nós a cada estação. Faz sentido, afinal se a natureza passa por tantas mudanças, é apenas esperado que os seres humanos também sejam influenciados.

Porém, essa energia não age de forma igual sobre cada pessoa. Existem aqueles que estão mais alinhados às forças positivas agindo e que, portanto, se beneficiam mais com seus efeitos. É fácil conseguir alcançar o máximo de energização possível: basta entrar em harmonia com a natureza. Isso se reflete em atitudes, pensamentos e também na alimentação. A cultura chinesa considera que é melhor consumir produtos típicos de cada época, mesmo que hoje em dia seja fácil encontrar produtos fora de temporada, pois os alimentos sazonais nutrem o corpo de forma mais adequada para cada época.

Verão 

A estação mais quente do ano só podia mesmo estar relacionada ao fogo, não é? Além de ser regida por esse elemento, o verão também está vinculado ao coração, segundo a tradição chinesa. É uma época de muito otimismo, pede ações que não gerem preocupação excessiva e concentração no bem-estar. O verão é tempo de leveza, de revelar sentimentos bons, de dar atenção ao corpo e à saúde. Os alimentos em tons de amarelo, como cereais integrais, milho e frutas refrescantes são ideais.

Outono 

O outono é uma fase de tranquilidade. Ela pede repouso, calma e atividades que afastem a preocupação e o medo, sentimentos que podem surgir com mais frequência durantes esses meses. O outono está vinculado aos rins e seu elemento é a água, portanto fique de olho na hidratação. O tempo mais seco pede um consumo maior de líquidos. Os alimentos ideias são aqueles que hidratam, purificam e auxiliam na respiração, como mel, gengibre, alho-poró, pimentas leves, algas e frutas da estação.

Inverno 

O frio do inverno pede descanso. Essa é a época na qual o nosso íntimo pede mais atenção, pois sentimentos de tristeza podem ocorrer. Regida pelo elemento metal, símbolo de inteligência, essa época é propícia à reflexão e ao estudo. Apesar de descanso cair bem, não abandonar por completo os exercícios é importante, já que colocar o corpo em movimento - de preferência treinos leves - sempre ajuda no humor. Os alimentos precisam ser quentes e os temperos devem aquecer: sopas, assados, curry, cebola, alho e raiz-forte.

Primavera 

Deixando para trás a quietude do inverno, a primavera é época de renovação, força e movimento. O vento, elemento que rege a estação, traz expansão e agitação. Tanta emoção pode levar a sentimentos de impulsividade e até raiva, por isso a meditação e exercícios de relaxamento são bem-vindos. Alimentos que limpam o fígado, órgão ligado à estação, são excelentes nessa época, como as folhas verdes. Vegetais em abundância e frutas frescas da estação também são excelentes em todas as preparações possíveis: sucos, geleias, etc. Nessa época, alimentos crus ou que não exigem tanta preparação, assim como os refrescantes, são a melhor pedida.


Artigo escrito por Ana Beatriz Monteiro da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.