por Erickson Rosa

No aqui e no agora

Gostaria hoje de abordar com você uma poderosa analogia que Thich Nhat Hanh faz sobre como viver uma vida realmente feliz. Como a verdadeira felicidade pode ser alcançada nesse exato momento, no aqui e no agora.

Imagine que dois astronautas estão na lua e recebem a notícia que seus equipamentos estão com problemas e que não poderão mais retornar para a Terra. Obviamente, que qualquer pessoa entraria em pânico e estaria desesperada para voltar ao planeta. Esses astronautas apenas desejariam isso, caminhar novamente sobre a terra, respirar o ar puro novamente, poder estar com quem se ama, olhar o nascer do sol e poder ouvir o barulho dos pássaros novamente.

Eles não desejariam ter um grande carro, ou ter fama, dinheiro e nem serem poderosos. Eles desejariam as coisas simples que toda pessoa tem. Existe uma verdade escrita nessa analogia que é a seguinte: só sentimos falta daquilo que não temos. Contudo, se quisermos ser realmente felizes temos que viver a vida como um astronauta que foi resgatado e agora possui novamente a oportunidade de caminhar sobre a terra novamente. Podemos ser felizes pelas coisas simples da vida, mas que sem elas não viveríamos nem um segundo.

Ser grato é uma forma de gerar a felicidade em nosso coração e que muitas vezes esquecemos por prestar atenção somente naquilo que nos faz falta. Esquecemos que a terra, o ar, a água, os alimentos e as pessoas que amamos são o mais importante em nossa vida. Sem isso não conseguiríamos sobreviver.

Um mestre Zen chamado Linj falou as seguintes sábias palavras: “O milagre não é andar sobre o fogo, ou a água, mas sim andar sobre a terra”. Ele queria dizer que muitas vezes o nosso corpo está na terra, mas a nossa mente vaga pelos mais diversos lugares em busca de satisfação e daquilo que ainda não possuímos. Devemos manter a nossa mente na terra onde estamos, no momento presente, no aqui e no agora. Se pararmos para pensar, o futuro e o passado não podem ser utilizados. O passado já passou e o futuro ainda está por vir. Só temos o momento presente e temos que estar com a nossa mente aqui, pois é o púnico momento que existe.

Precisamos estabelecer o contato com o momento do aqui e do agora e agradecer por termos essa conexão com a Terra. Achamos que a Terra é separada de nós e que existe essa desconexão. No entanto, sem ela morreríamos rapidamente. Precisamos estabelecer essa conexão através da atenção ao momento presente e expressarmos a gratidão de podermos estar aqui, em conexão com a terra e com todos os seres que nela habitam.

A felicidade não reside nas coisas e ela está no momento presente. Não pode estar no passado e nem no futuro, pois eles são invenções da mente humana. Ela só habita um único momento que é o agora. Aqui e agora podemos ser felizes, sem esperar que algo grandioso aconteça. Para isso, devemos reconhecer a poderosa conexão que nos traz vida. Olhar para esse fenômeno incrível e agradecer. Sejamos como o astronauta resgatado que deseja caminhar sobre a terra e somente estar feliz no aqui e no agora.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.