Compartilhar

por Ivete Costa

Kosmos

(Do grego antigo que significa beleza, ordem, organização, harmonia)

“Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer”. 

- Oswaldo Montenegro


A arte, nas suas várias expressões, nos possibilita criar um espaço sagrado, um lugar de proteção, um foco para concentração das nossas energias.

Expressar nossos conflitos internos e externos na forma simbólica da arte, projetando-nos para fora de nós mesmos, na busca de ressignificar e compreender melhor estes processos, de vários ângulos e pontos de vista, pode nos levar a um sentido de unidade e maior criatividade na resolução dos conflitos.

As Mandalas, por exemplo, podem nos ajudar na integração das ideias, facilitando clareza e coerência de expressão. Organizar os pensamentos, integrar razão e emoção. Responder, verbalizar e expressar sentimentos com tranquilidade, coordenação e expressividade.

“Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida”.
- Jung


A própria linguagem criativa, o encontro com a intuição, o ouvir-se através da meditação e visualização criativa, em combinação com os materiais utilizados (cores, texturas, possibilidades de expressão com cada material, com o próprio corpo, de forma livre e lúdica), reforça as capacidades de cada um.

“Não importa a forma pela qual o homem se expresse artisticamente, seja pela dança, música, pintura, gravura, fotografia, escultura, literatura ou teatro, ele estará representando suas emoções, impressões, percepções e seus sentimentos da realidade que vive”.
- Marilei Dal Vesco


O uso terapêutico da expressão artística pode ser feito por pessoas que buscam autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e melhoria na qualidade de vida. Os indivíduos podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar a autoestima, lidar melhor com sintomas de estresse, experiências traumáticas e desfrutar do prazer vitalizador do contato com a arte.

O contato com a arte, em suas múltiplas expressões, possibilita também a descoberta de habilidades, bem como o desenvolvimento da sensibilidade e de relações harmoniosas consigo e com o mundo. 

Utilizamos a expressão simbólica, de forma espontânea, sem preocupação com a estética ou com a interpretação literal. A arte é considerada como um recurso terapêutico altamente eficaz, que dá abertura para pensamentos, sentimentos, intuições e sensações tranquilizantes.

A arte e sua manifestação poderá estimular diversas funções e habilidades integrando os sistemas:sensorial, motor, emocional e cognitivo. Através da ampliação da percepção, exteriorização de sentimentos, despertando a motivação e resgatando a autoestima, o que provoca mais conhecimento sobre si mesmo, mais espontaneidade e integração dos potenciais.

COMO ACONTECE?

Como prática terapêutica, oferecemos ao grupo a possibilidade de experimentar um processo dinâmico, com início, meio e fim e o iniciar de um novo ciclo.

Através dos recursos de arte (expressão corporal, música, fotografia, literatura, jogos teatrais e outros), incluindo a meditação, é possível estar no aqui e agora, fluindo em direção ao movimento da saúde física-emocional-cognitiva-espiritual, alegria e bem-viver.

Desta forma, podemos aprender a deixar para trás, soltar e começar um novo tempo, uma nova experiência, um novo modo de ser, estando inteiro a cada momento, para que possamos deixar de ser lagarta e aprendermos a voar.

"[...] mudar, não é tentar vir a ser algo diferente do que somos, mas exatamente aceitar aquilo que podemos ser a cada momento, com nossos limites e possibilidades".
- Beisser


Observação: Não precisa ter nenhum tipo de aptidão artística, o objetivo é redescobrir-se como um ser altamente criativo, único, lúdico, integral, disposto e desperto para descortinar suas próprias histórias e significados. Não há preocupação estética, nem interpretação literal. É a liberdade interior de criar e manifestar-se.

Um trabalho baseado na Psicossíntese do Dr. Roberto Assagioli, com uma visão mais abrangente do ser humano, valorizando seus aspectos positivos, suas capacidades e potenciais, reconhecendo-o como um ser espiritual. Trata-se, portanto, de uma abordagem holística, que cuida da pessoa em sua totalidade: corpo, mente, emoções e espírito.

Compartilhar

Ivete Costa

+ artigos

Consultora em Gestão de Pessoas com especilização em Life Coaching – Sistema ISOR, Psicossíntese, Terapia Cognitivo-Comportamental e Constelação Familiar.