Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Mão de Fátima: Veja o que ela representa e como utilizar

Provavelmente você já viu por aí um símbolo que parece uma mão espalmada com diversos desenhos detalhados e muito belos nesta palma. Pois esta é a Mão de Fátima, ou Hamsá, como também é conhecida. No entanto este símbolo também pode ser chamado de “Mão de Deus”, “Chamsá”, “Abhaya Mudra”, “Mão de Miriam” e “Mão de Hameshh”. A quantidade de nomes que tem é proporcional à popularidade que tem ganhado.

Seja por sua beleza ou por seu significado, frequentemente vemos a Mão de Fátima decorando algum lugar ou produto. A origem deste símbolo vem dos fenícios, porém posteriormente tanto os árabes quanto os judeus adotaram a Mão de Fátima em suas culturas.

O nome Fátima faz alusão à filha mais velha do profeta Maomé. Ela foi a única que lhe deu netos, levando adiante a linhagem da família e também cuidando do pai até sua morte, sendo assim considerada um exemplo de mulher para a população. Para os islâmicos, Fátima era uma mulher santificada conhecida como a “Senhora das Mulheres do Paraíso”, algo comparável à Virgem Maria, se pensarmos no significado da Mão de Fátima para os católicos.

 

Já o nome Hamsá para a Mão de Fátima é explicado, pois, em tradução literal, esta palavra significa "o número cinco", que, por sua vez, representa os cinco pilares da religião Islâmica: Shahada – fé; Salat – oração; Zakat – caridade; Sawm – jejum; Haji – peregrinação.

A Mão de Fátima sempre será um simbolismo de proteção. A mão espalmada faz alusão ao símbolo de parar, como se fosse um escudo, bloqueando toda negatividade e maldade que puder por ventura se aproximar.

Conheça os principais deuses da mitologia Hindu

Como utilizar a seu favor?

A Mão de Fátima pode ser usada para cima ou para baixo como adorno nas mais diferentes apresentações e situações. A Mão de Fátima pode vir estampando uma camiseta, como um pingente em uma joia ou até mesmo ficar marcada para sempre na sua pele como tatuagem.

Se você quer proteção, uma das formas mais recomendadas é deixar a Mão de Fátima pendurada em um colar próximo ao seu coração. Desse modo, as energias positivas serão atraídas e as negativas repelidas pelo símbolo.

Para proteger sua casa ou seu local de trabalho também é possível colocar uma peça decorativa de Mão de Fátima próxima à entrada, pois assim ela irá purificar todas as vibrações que adentrarem seu refúgio.

Em todos os casos, a Mão de Fátima pode ser usada para cima ou para baixo. Há quem diga que virada para cima ela representa a energia masculina, enquanto que voltada para baixo represente a energia feminina. Outros, no entanto, defendem que se estiver posicionada para cima representa o céu, para baixo, a força terrena. Desde que você creia na simbologia a Mão de Fátima, não importa se ela estiver para cima ou para baixo, pois terá o mesmo poder de proteção.

Leia também: O amuleto de cada signo

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.