Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Flor de lótus: significado, simbolismo e lendas

Na natureza, encontramos tudo o que precisamos para sobreviver. Por esse motivo, dizemos que o meio ambiente e todos os seus componentes são sagrados. Entretanto, existem diversas outras razões pela qual essa afirmação se prova verdadeira.

Uma delas é o fato de que tudo que é encontrado nesse meio mais natural absorve de alguma forma, os poderes presentes naquele ambiente. Flores e pedras, por exemplo, são capazes de apresentarem características benéficas relacionadas a terra e também a diversos outros elementos da natureza justamente por conta dessa conexão impressionante.

Sendo assim, é possível afirmar que esses objetos são sagrados justamente pelo fato de eles serem capazes de mudar a nossa vida por meio de rituais místicos que nos permite explorar as suas características e energias de maneira eficiente e bastante positiva.

Nesse cenário, as pedras preciosas e as flores acabam se destacando. Isso acontece principalmente porque elas absorvem maior energia por obterem contato direto com a natureza, o que aumenta ainda mais o seu poder e a sua energia.

Por esse motivo, eles também se tornam muito importantes dentro de várias religiões e para todos aqueles que acreditam no poder do místico e de tudo aquilo que os olhos não podem observar. Isso pode ser provado pelo fato de que vários rituais utilizam elementos naturais como ingredientes de grande importância!

É por conta disso que a flor de lótus se tornou um símbolo bastante popular e importante no mundo inteiro. Conhecida como a flor sagrada, ela possui diferentes tipos de significados em inúmeras culturas e religiões. Mas você sabe por que ela possui essa fama? Não? Calma, não precisa se desesperar! Nós vamos te ajudar!

Aqui no Horóscopo Virtual você encontra tudo o que precisa saber sobre essa flor tão bela e, ao mesmo tempo, tão poderosa. Não perca tempo: confira agora mesmo!

Saiba o que cada uma das flores representa

O significado da flor de lótus

A flor de lótus é uma planta muito bela e é por isso que muitas pessoas não param para se perguntar qual é a sua origem, afinal, ficam encantadas com o seu aspecto visual perfeito e hipnotizante. Sendo assim, se surpreendem quando descobrem que ela é aquática e, portanto, possui suas raízes fixadas na lama!

É por conta desse fator que consideramos, hoje em dia, a flor de lótus como uma planta que se refere à pureza espiritual. Esse significado surgiu justamente pelo fato de que, para florescer e chegar até a luz, é preciso que ela passe, primeiro, pela escuridão da lama. Só assim ela pode atingir a tão esperada superfície.

Outra curiosidade que se refere à flor de lótus é o fato de ela mudar de posição ao longo do dia. Quando está claro, ela fica sobre a água, com as pétalas abertas; entretanto, durante a noite, ela submerge e fica com as pétalas fechadas. Isso também contribui para a simbologia da planta e todos os significados que ela possui para diferentes tipos de culturas.

Além disso, essa flor também é conhecida pela sua autolimpeza. Sendo assim, representa a purificação espiritual que todas as pessoas estão sempre procurando em suas vidas.

Saiba qual flor representa seu signo

A importância da flor de lótus em diferentes culturas

A flor de lótus obtém diferentes significados e importâncias em inúmeras culturas. Portanto, para entender tudo sobre essa planta, é preciso saber qual é o papel dela nesses principais grupos. Confira:

• Budismo: de acordo com uma lenda muito importante para essa religião, antes de se tornar Buda, Sidarta deu sete passos na Terra. Nos locais por onde ele passou, uma flor de lótus brotou, de forma a representar as etapas de uma evolução espiritual. Por isso, essa planta se tornou bastante importante para o budismo, sendo representada de diversas maneiras e possuindo bastante desataque até mesmo no yoga e na meditação;

• Hinduísmo: para os hindus, a flor de lótus representa a capacidade humana de evoluir e alcançar a luz até mesmo em momentos de dificuldades. Para esse povo, a planta oferece simboliza a nossa beleza interior e também o nosso crescimento espiritual. Sendo assim, se conecta com tudo aquilo que há de bom na sociedade, ou seja, mesmo que essas qualidades ainda estejam escondidas na lama, uma hora elas irão vir até a superfície;

• Mitologia Grega: na famosa Odisseia de Homero, existe um trecho da história que diz que três homens são enviados a uma ilha. Lá, eles ingerem a flor de lótus, caindo em um sono profundo. Assim, Ulisses os resgata, mas descobre que eles sofrem com a amnésia. Isso gera uma lição muito importante sobre os seres humanos: eles estão sempre procurando por formas para apagar o passado e, assim, recomeçar a vida.

• Egito: de acordo com a cultura egípcia, a flor de lótus possui ligação extremamente importante com a criação do mundo. Isso porque ela representa o umbigo de Deus Vishnu – criados dos homens e do cosmo –, ou seja, a fonte de vida de todo o universo e sociedade. Por esse motivo, é possível encontrar diferentes tipos de representações da planta no interior de pirâmides e palácios. Além disso, antigamente, esse povo relacionava essa flor com Deus Ra, ou seja, o deus do Sol, justamente pelo fato de ela abrir e fechar de acordo com a luminosidade do ambiente.

Apesar de esses serem os principais significados dentro de algumas culturas, existem outros que não são abordados de forma muito profunda. Nas religiões asiáticas, por exemplo, é muito comum que uma flor de lótus seja representada de alguma forma. Além disso, essa planta pode ser bastante observada na literatura, simbolizando a elegância feminina e diversas outras qualidades das mulheres.

As cores da flor de lótus

Encontrada em quatro cores principais, esses pigmentos influenciam no significado e poder da flor de lótus.

A flor de lótus azul, por exemplo, tem conexão com a vitória de nossos espíritos em relação a nossa sabedoria e conhecimento. Quase sempre fica fechada, o que não permite que a gente conheça o nosso próprio interior, sendo algo mais racional.

Em contrapartida, aquela que é vermelha diz respeito aos nossos sentimentos e emoções, revelando aquilo que temos de mais importante em nosso coração, tais como amor, paixão e compaixão. Temos, também, a flor de lótus branca, como o próprio nome indica, possui ligação com a nossa mente e nossa espiritualidade. Ela representa, portanto, a nossa pureza.

Por fim temos a flor de lótus rosa, que se relacionam com figuras importantíssimas, tais como o Buda. Por isso, é a mais conhecida de todas e é considerada, também, a mais relevante dentro do mundo místico.

Conheça o Oráculo Floral e saiba o que as flores dizem sobre você 

A tatuagem de flor de lótus

Muitas pessoas estão optando por realizar tatuagens que representem a flor de lótus. Isso acontece porque essa planta é muito poderosa e, assim, os indivíduos procuram absorver um pouco dessa força e de sua misticidade.

Além disso, acredita-se que as pessoas que escolhem esse tipo de tatuagem caminham pela evolução pessoal e espiritual de maneira mais suave e menos turbulenta. Não só isso: existem aqueles que optam por esse desenho depois de passarem por um momento de transformação em suas vidas, representando essa mudança muito agradável!

Você pode escolher aquela que mais combina com você de acordo com a cor, por exemplo. Em certas culturas, como a japonesa, é comum tatuar a flor de lótus em conjunto com outras representações, como o peixe koi, fazendo maior conexão com nossa força individual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.