Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Pêndulo: O que é, como usar e como funciona

Pêndulo: buscando respostas por meio de energias

A gente está sempre em busca de respostas para questões que nos afligem no dia a dia ou por pura curiosidade acerca das coisas da vida. Existem diversos métodos para alcançarmos essas respostas. Um deles é o pêndulo. Mas o que é um pêndulo, como funciona e como usá-lo? Você vai descobrir neste artigo.

Radiestesia: aprenda o que é e seus benefícios para a saúde

O que é um pêndulo?

O pêndulo é um instrumento usado na física, em estudos de força, peso e movimento oscilatório. Quem trabalhou muito as propriedades do pêndulo foi o físico, astrônomo, matemático e filósofo Galileu Galilei. Foi ele que descobriu a periodicidade do movimento pendular.

O pêndulo também é usado em radiestesia – pseudociência que mede e pesquisa campos energéticos. Seus defensores afirmam que é possível captar energias emitidas por qualquer objeto. Essa capacidade permitiria encontrar água, minerais e objetos perdidos. Além disso, segundo eles, a técnica auxilia em situações como encontrar a dieta mais adequada e de acordo com cada organismo.

O pêndulo é um objeto bastante antigo. Os primeiros foram encontrados no Egito há mais de dois mil anos e eram usados por radiestesistas chineses, na agricultura e para encontrar água em fontes subterrâneas.

Tipos de pêndulo

Existem vários tipos de pêndulos, como o pêndulo simples, o pêndulo de Newton e o pêndulo eletrostático.

O pêndulo simples é aquele com apenas um elemento pendurado. O pêndulo de Newton é aquele famoso sistema de no mínimo cinco pêndulos com esferas na ponta, todos presos a uma estrutura. Em repouso, essas esferas estão encostadas umas às outras. Quando uma dessas esferas é levantada, ela bate nas demais esferas, então forma-se um movimento contínuo que faz com que a última esfera receba essa energia e seja jogada para cima também. O pêndulo de Newton, apesar de explicar alguns conceitos de mecânica, é muito usado como um objeto de decoração.

Já o pêndulo eletrostático é usado para indicar se um corpo está eletrizado. É constituído por uma esfera feita com um material leve (por exemplo, isopor) recoberta por uma camada de grafite. No pêndulo eletrostático, o material é suspenso por um fio isolante (de seda), que fica preso a uma haste.

Cuidado: suas atitudes podem sugar sua energia vital

O pêndulo como instrumento divinatório

Nesta matéria, você vai saber como esse poderoso objeto funciona para ajudar na busca por respostas sobre as questões da vida – seja sentimental, seja no trabalho, seja em qualquer questão que suscite dúvidas ou em que você precisa de uma luz para tomar decisões ou saber sobre o futuro. O pêndulo funciona como se fosse um oráculo.

O seu mecanismo de funcionamento é dar as respostas por meio de suas movimentações enquanto capta energia.

Como funciona

Usar o pêndulo não é muito complicado, porém requer seguir algumas regras. Procure estar num ambiente calmo, sem turbulências e sente-se de maneira confortável. Faça uma pequena meditação ou oração, de forma a relaxar e buscar a concentração necessária. Evite estar cansado ou mentalmente em desequilíbrio.

Para os iniciantes, o mais recomendado é usar um pêndulo simples (para respostas mais confiáveis, diz-se que o de metal, com ou sem um cristal em seu interior, é o mais recomendado). Segure o pêndulo entre os dedos polegar e indicador, de maneira firme, para que não caia, mas sem apertar, para que a energia possa fluir.

Você precisa formular mentalmente uma questão que demande uma resposta “sim” ou “não”. Para isso, é necessário estar extremamente concentrado e buscar fazer perguntas da forma mais objetiva possível, assim você terá respostas mais precisas. Procure não tentar adivinhar a resposta, já que isso pode influenciar o resultado, de forma a te proporcionar uma resposta que pode não ser verdadeira.

Como fazer as perguntas

Existem várias regras para o ritual com o pêndulo. Aqui vamos apresentar uma delas, mas não significa que seja a única forma, portanto vale pesquisar bem e encontrar uma que se encaixe a você. Geralmente, quando você adquire o pêndulo em casas especializadas, você recebe orientações sobre como utilizá-lo.

Em tese, qualquer pessoa tem poder para manipular um pêndulo. Mas, para isso, é necessário que sejam receptivas e se encontrem em um estado de equilíbrio e paz interior, com a mente esvaziada de qualquer pensamento que lhes tire a concentração.

Antes de começar, coloque os materiais a serem usados sobre uma mesa (procure deixar a mesa livre somente para esses objetos). Relaxe e se descontraia, livre-se de pensamentos e emoções, em especial os negativos (que podem “pesar” no pêndulo). Procure, de uma forma geral, manter-se calmo, concentrado e neutro (a neutralidade é essencial para evitar qualquer interferência na resposta), sem obstáculos. Dessa forma, o pêndulo receberá a energia adequada e lhe indicará a direção correta.

Conheça os gráficos da Radiestesia

Como interpretar o sim e o não

De acordo com alguns especialistas, cada pessoa escolhe instintivamente a forma de sintonização para decodificar o sim e o não (sendo que o movimento será sempre oposto. Por exemplo, se o pêndulo girar no sentido horário para indicar “sim”, o “não” deverá ser indicado pelo giro no sentido anti-horário.

Segundo outros especialistas, os movimentos já são estabelecidos, como num manual. Assim, cada movimento já representa uma resposta: SIM – girar no sentido horário ou mover-se na vertical; NÃO – girar no sentido anti-horário ou mover-se na horizontal. Se o pêndulo fizer movimentos elípticos (em qualquer direção) ou transversais, significa que a pergunta não foi bem elaborada, não foi precisa ou há algo interferindo na resposta.

Para evitar qualquer erro no prognóstico, ou caso você ainda esteja em dúvida sobre como proceder, o ideal é procurar pessoas experientes no assunto (por exemplo, tarólogos, astrólogos, terapeutas vibracionais, videntes, radiestesistas, mestres em Reiki) que vão te ajudar a encontrar as respostas da forma correta e trazer o resultado esperado, para que você consiga alcançar seus objetivos e ter muito sucesso!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.