Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Mariposa: simbologia e sua relação espiritual

A mariposa é um inseto comumente confundido com a borboleta, pelo fato de que as duas possuem a aparência muito semelhante, mas a verdade é que a mariposa possui algumas características que a tornam muito especial. Mesmo que as pessoas confundam esses dois insetos extremamente deslumbrantes, ambos possuem cores, hábitos e alguns detalhes que fazem cada um ser especial dentro da sua singularidade.

Existem diversas espécies de mariposas, mas, de modo geral, elas possuem tons mais escuros, o que as difere totalmente das borboletas, que têm cores vivas e diversificadas. As tonalidades desse inseto representam muito os seus hábitos: ele é extremamente noturno! Mesmo com essas diferenças, a mariposa também passa pelo mesmo processo de formação que a borboleta: a larva se transforma, se "esconde" em um casulo e desabrocha no tempo certo.

Mas o fato é que, a mariposa possui uma simbologia muito forte e é considerada uma grande representante espiritual para algumas pessoas. Continue lendo o artigo e entenda mais sobre!

Simbologia e espiritualidade da mariposa

Mariposa pousada em uma superfície
A mariposa é um inseto que passa por uma grande transformação em todos os seus ciclos, do seu nascimento até a sua fase adulta. Para que o seu renascimento seja possível, a mariposa se recolhe, fica consigo mesma, afastada de qualquer fator externo. para que consiga se desenvolver e se transformar. Depois deste período de recolhimento, ela se conecta com a sua real essência, depara os seus recursos verdadeiros e consegue se renovar e se transformar em uma versão melhor de si mesma. Após se tornar uma mariposa por inteiro, forte para voar e independente, ela rompe o seu casulo e abandona qualquer tipo de limitação que antes a prendia.

Toda essa metamorfose da mariposa nos remete a uma evolução proporcionada pela morte, mas não pela morte física; é a morte de costumes, situações, ideias ou padrões que muitas vezes vivemos, os famosos ciclos infindáveis em que nos perdemos e nos quais permanecemos por muito tempo. De toda a forma, falando apenas como um aspecto físico, a vida, em si. é um ciclo: o ser humano nasce, cresce, desenvolve-se e morre, assim como a mariposa - tal percepção não possui propósito nenhum, mas as coisas não são tão superficiais dessa forma.

A mariposa possui um simbolismo espiritual: a sua essência lhe proporciona passar por inúmeros processos de desenvolvimento físico. Com isso, o seu espírito é aflorado – pois ela não é somente carne –, abandonando o antigo casulo e se permitindo viver um novo mundo espiritual a partir do seu renascimento. Assim também pode ocorrer com os seres humanos. Muitas vezes precisamos nos recolher e nos afastar de determinados fatores externos e abdicar de prazeres carnais para que consigamos nos reconectar e nos aproximar da melhores versão de nós mesmos.

Desse modo, a mariposa simboliza a transformação que a morte proporciona – esqueça o lado negativo deste assunto. Ela é o símbolo de uma metamorfose, e metamorfose é um ciclo preciso para que seja possível evoluir e se desenvolver. Ela é o inseto que representa para o mundo espiritual o processo de mutação pelo qual é necessário passar para pra consigamos nos aproximar da nossa verdadeira essência e também para que consigamos viver melhor na Terra.

As cores da mariposa e os seus significados

Mariposa pousada em uma parede
A mariposa pode ter cores e tonalidades que possuem significados diferentes. Confira:

- Mariposa branca: é símbolo de sorte. Muitas pessoas acreditam que as mariposas brancas carregam consigo prosperidade e energias positivas, além de que a presença delas dentro de casa indica que coisas boas em breve acontecerão;

- Mariposa azul: representa romantismo e alegria. Além de ser extremamente bela, a mariposa azul é um presságio de bons acontecimentos;

- Mariposa preta: símbolo de morte. Acredita-se que ver uma mariposa azul significa que algum acontecimento negativo se aproxima;

- Mariposa amarela: indica mudanças climáticas. Ver uma mariposa de coloração amarela representa a chegada de tempestades, ventanias e frio;

- Mariposa marrom: símbolo de desgraça. A mariposa dessa cor é relacionada à negatividade.

O simbolismo que a mariposa carrega e a espiritualidade contida no seu processo de transformação podem ser aplicados à vida humana. Partindo do pressuposto de que a vida carnal é nascer, desenvolver-se e morrer, podemos entender que a representatividade desse inseto nos remete não só às limitações físicas, mas também às espirituais. A morte, no contexto da mariposa, simboliza o fim de um ciclo ou de alguma limitação que já não precisa fazer parte da nossa vida. Você consegue pensar agora em alguma transformação que você já viveu? Algum processo difícil que lhe fez retornar ao seu casulo pessoal para poder enxergar a luz novamente?

Você também pode gostar:

No decorrer da vida humana, todos passamos por momentos que sugam a nossa energia e nos deixam abatidos. Quando vivemos momentos ruins, comumente nos resguardamos para que encontremos forças para seguir novamente. É nessas fases que percebemos quão forte somos e, a partir dessa percepção sobre o nosso potencial, rompemos o "casulo" das adversidades e nos apresentamos à vida de cabeça erguida e com um semblante vitorioso.

Reflita sobre a simbolismo da mariposa e revisite algumas situações passadas da sua vida para perceber a força que você já encontrou dentro de si mesmo inúmeras vezes. Se por acaso você estiver passando por um momento ruim, respeite o seu tempo. Fique um tempo consigo mesmo para renascer em breve! Cada um tem o seu tempo. Por mais que as mariposas sejam confundidas com as borboletas, elas são especiais e em um determinado momento se destacam positivamente. Tudo na vida é um processo e precisamos respeitar as nossas limitações. Às vezes precisamos parar para logo seguir novamente.

 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.