Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Passe Espiritual: Saiba como ele funciona e seus benefícios

O que é passe espiritual?

No Espiritismo, passe é uma transmissão voluntária e deliberada de energias que utiliza a imposição das mãos. O objetivo desta prática é doar bioenergias benéficas de uma pessoa para a outra. A pessoa que dá os passes é chamada de médium passista e é a responsável por promover tratamento espiritual a quem apresenta desordens na vida física, espiritual ou mental.

O indivíduo que recebe o passe nota melhorias tanto nas questões físicas quanto nas emocionais, além de sentir mais disposição e harmonia.

Entre os diversos benefícios do passe, podemos destacar: harmonia, bem-estar (físico, mental e espiritual), mitigação de sentimentos negativos (como raiva, angústia, ressentimentos, dores), purificação e equilíbrio. Além disso, é promovida a limpeza espiritual, o que proporciona uma integração com o divino.

Curiosidades sobre o espiritismo

Tipos de passe espiritual

Existem três tipos de passe espiritual: o anímico (ou magnético), o espiritual e o misto.

O passe magnético ocorre quando a energia flui do próprio médium passista. O passe espiritual usa a energia advinda da espiritualidade. Por último, o passe misto, como o próprio nome já diz, envolve a transmissão de energia vinda tanto da espiritualidade como do médium passista.

Filmes para conhecer o espiritismo

Passe espiritual de cura

O passe também pode ajudar no tratamento e na cura de doenças, sejam psíquicas ou físicas. Embora todo passe, em si, tenha alguma intenção de cura, esse passe (também chamado de passe de tratamento espiritual) geralmente é receitado por espíritos àquelas pessoas que necessitam de reequilíbrio físico ou emocional. Ele ajuda no fortalecimento do assistido na sua jornada de evolução, mas é necessário que a pessoa esteja interessada em ser ajudado.

O passe de cura também serve como um coadjuvante ao tratamento convencional de doenças. Nos anos de 2014 e 2015, foi feita uma pesquisa pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp sobre a influência do passe espírita na redução da ansiedade. O trabalho foi realizado por médicos da Associação Médico-Espírita do Brasil (Botucatu), que se inspiraram em um estudo realizado por outro grupo de médicos (de SP), sobre a eficácia de uma técnica japonesa que funciona também por meio de passes – o Reiki.

A seleção dos candidatos para essa pesquisa baseou-se em dois critérios: a utilização de uma escala que avalia se a pessoa é ansiosa (era feita avaliação médica) e a necessidade de nenhuma delas estar em tratamento psicológico, psiquiátrico ou sob o uso de algum medicamento. Foram criados dois grupos – um deles recebia o passe, o outro, um placebo (nesse caso, imposição de mãos por uma pessoa não habilitada para a aplicação do passe).

Nesse estudo, não havia necessidade de os voluntários serem espíritas nem sequer praticantes de alguma religião. Antes de receberem os passes, os participantes passaram por momentos de concentração e meditação com música relaxante. Ao final de cada sessão, eles respondiam a um questionário. Antes, durante e depois do tratamento, todos os voluntários passavam por exames de eletroencefalograma (para medir a variação das ondas cerebrais).

Esse experimento durou 8 semanas. Ao final do tratamento, ambos os grupos apresentaram alguma melhora, mas ela foi mais expressiva entre os que receberam os passes espíritas. Usando a mesma escala de classificação da presença de ansiedade (feita durante a seleção, no início do trabalho), verificou-se que 83% dos indivíduos que receberam o passe verdadeiramente espírita não tinham mais critério de ansiedade; já no grupo dos que receberam o placebo, apenas 37% apresentaram níveis de ansiedade dentro da normalidade.

É importante lembrar que a doutrina espírita não aconselha dispensar os tratamentos tradicionais.

Umbanda, Candomblé e Quimbanda: diferenças e semelhanças

Presencial versus virtual

Muitas vezes, quando precisamos fazer uma limpeza espiritual, nem sempre temos a condição de nos encaminharmos para um centro espírita para receber o passe. Por essa razão existe o passe espiritual virtual. É óbvio que a imposição de mãos do médium passista seria a prática ideal, mas nem sempre a nossa vida nos disponibiliza esse tempo.

O passe espiritual virtual tem os mesmos efeitos que o presencial. A diferença é que no presencial há a intervenção do médium passista. Sendo assim, como o passe é uma transferência de energias, ele também pode ser realizado a distância.

Há dois modos de realizar o passe virtual: a convencional, em que a pessoa que receberá o passe vai avançando etapas, lendo os textos sugeridos e mentalizando as instruções; e o passe virtual, que é feito por meio de vídeo.

O Instituto André Luiz inaugurou o passe virtual, que pode ser feito por meio desse site. Caso você sinta necessidade de receber esse apoio espiritual, essa é uma boa ideia. Mas existem recomendações para esse processo. Antes de mais nada, é preciso estar realmente engajado em receber o passe, caso contrário não funcionará. Não devemos entrar nas salas apenas para matar a curiosidade. São locais tão sagrados quanto um centro espírita material, então merecem respeito.

Agora que você já sabe um pouco sobre esse tipo de tratamento para a alma e para o corpo, sabe que, quando precisar, o passe é uma forma de aliviar seus males emocionais e espirituais. Mas é preciso ter fé e querer realmente ser auxiliado. Para ajudar a encontrarmos um equilíbrio, toda ajuda conta, principalmente quando o assunto é a nossa evolução, seja espiritual ou como seres humanos!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.