Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Curiosidades sobre o espiritismo

O espiritismo é uma religião que desperta a curiosidade principalmente pelo fato de acreditar na possibilidade de contato com espíritos de falecidos. Além disso, a reencarnação é uma crença que ganha cada vez mais adeptos e, por isso, as doutrinas espíritas despertam ainda mais curiosidade nas pessoas. Veja abaixo algumas curiosidades sobre o espiritismo:

Apesar de o termo “espiritismo” ter sido ser criado no século XIX, crenças sobre reencarnação e contato com espíritos existem em registros de povos antigos de diversas regiões do mundo. Desde os indígenas, que conversavam com seus ancestrais falecidos, até os orientais que acreditavam na reencarnação, muitos conceitos do espiritismo existem há séculos ou até mesmo milênios.

Allan Kardec

O criador do espiritismo, Allan Kardec, na verdade se chamava Hippolyte Léon Denizard Rivail. O nome Allan Kardec foi adotado por ele após uma consulta com um médium que disse que esse era o nome celta que ele havia tido em uma vida passada.

O espiritismo se baseia principalmente em cinco livros publicados por Allan Kardec: O livro dos espíritos; O livro dos médiuns; O evangelho segundo o espiritismo; O céu e o inferno; A gênese.

O primeiro desses livros - O livro dos espíritos - foi escrito a partir da consulta de Allan Kardec com cerca de dez médiuns que recebiam mensagens de espíritos e respondiam às perguntas feitas por eles.

Apesar dos seguidores do espiritismo serem chamados de “espíritas”, também é comum serem chamados de “kardecistas” por estudarem as obras de Allan Kardec.

  • Alguns cristãos questionam e entram em conflito com os seguidores do espiritismo, pois os espíritas aceitam Jesus Cristo como um ser humano, não apenas como uma divindade. Até a Igreja Católica já fez críticas ao espiritismo por essa postura e alguns religiosos mais fanáticos já queimaram livros espíritas em protesto.

  • O Código Penal brasileiro de 1890 considerava o espiritismo como crime. Por isso, quando a religião chegou ao Brasil, sofreu com preconceito e até hoje ainda existem casos de intolerância religiosa contra o espiritismo.

  • No estado de Goiás existe uma cidade que foi fundada por espíritas. A cidade de Palmelo cresceu e foi se expandindo em volta de um centro espírita.

  • Apesar de ter sido fundado na França, é no Brasil que mais existem seguidores do espiritismo. Estima-se que são mais de 2,5 milhões de adeptos da religião no país.

  • Um dos autores espíritas mais conhecidos no mundo é o brasileiro Chico Xavier. Ele teve suas obras traduzidas em mais de cinquenta línguas e até um filme foi feito sobre a sua história de vida.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.