Compartilhar

por Paulo Bregantin

Articulação e manipulação

Somos seres que articulamos e manipulamos. Articular é fazer com que as pessoas se interajam e consigam viver melhor e de bem com a vida. A articulação no processo relacional é muito importante, porém, pouco utilizada por líderes e pessoas mal-intencionadas. A articulação relacional é o envolvimento das pessoas nos objetivos e atende o processo de ganha/ganha. Todos ficam bem quando ela é executada. 

Já a manipulação, diferente da articulação, é uma ação onde somente uma pessoa sai ganhando, ou seja, o manipulador. Manipular é usar as pessoas como se elas fossem coisas descartáveis, fazer uso de mentiras, calúnias e/ou qualquer tipo de ação baixa para chegar ao objetivo. É fazer as coisas a qualquer custo, doa a quem doer. É o processo que chamamos no mundo corporativo de ganha/perde, ou seja, um ganha e o outro tem que perder. 

Nesse vídeo, falo um pouco sobre como devemos fazer para ser um articulador e como diminuir a manipulação em nossa vida: 

Confira também:

Compartilhar

Paulo Bregantin

+ artigos

Mais de 25 anos dedicado ao cuidado de pessoas, sendo Psicanalista Clínico e escritor com várias obras publicadas. Atua nas redes sociais como dono, gerenciando a página Paulo Bregantin e o Grupo Psicanálise Integrativa.

facebook /Paulo-Bregantin