Compartilhar

por Leonardo Aluizio

O dormir bem

É muito frequente encontrar pessoas com distúrbios do sono e dificuldades para dormir. Uma boa noite de sono é essencial para quem quer ter uma vida saudável e uma boa imunidade. Mas como atingir isso?

Nossos artigos por aqui sempre levam em consideração a Medicina Tradicional Chinesa e a Acupuntura, logo o conceito de sono apropriado vai ser visto sob essa ótica oriental.

Já vimos antes, tanto no nosso portal de acupuntura quanto nos artigos por aqui, que o bom funcionamento do corpo, físico e mental, depende da boa circulação do Qi (energia). Tal circulação adequada pode ser promovida por práticas corporais, mentais e o tratamento em si com agulhas ou não. Se você seguir essas regras, seu sono vai melhorar, mas o difícil é alcançá-las. 

A acupuntura te ajuda a dormir melhor, além de equilibrar seu campo energético

Imagine que o seu cotidiano é intenso, sua cabeça está a mil 24 horas por dia. Quando você deita a cabeça no travesseiro o sono não vem. O relaxamento mental não existe. O Qi está circulando de modo desordenado e você não consegue dormir. A saída é a transformação mental, a mudança no estilo de vida e as práticas meditativas. A energia fluirá harmonicamente quando você atinge essa paz interior e o sono melhora.

Da mesma forma a atividade física age. Ela circula o Qi, evita esse "mar revolto energético" e harmoniza o corpo. É mais fácil dormir nessas situações. As técnicas de acupuntura também promovem o equilíbrio energético, igualando com pontos específicos espalhados pelo corpo.

Não é fácil dormir bem. Não é fácil se desligar dos problemas do dia a dia. Não é fácil mudar a rotina para ter uma vida mais saudável com exercícios físicos e boa alimentação. Mais difícil ainda é mudar o jeito de enxergar a vida para que os obstáculos diários não se transformem em montanhas insuperáveis.

É difícil, mas é possível. E o seu sono agradecerá.

Compartilhar

Leonardo Aluizio

+ artigos

Médico Acupunturista pela AMBA (Associação Médica Brasileira de Acupuntura) e pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), Otorrinolaringologista pela Associação Médico-Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL- CCF) além de cartunista.

site dotorrino.blogspot.com

twitter @drleoaluizio

fone (11) 2097-9200 ou (11) 2098-0035

email [email protected]

blog fabulososrabiscos.blogspot.com