por Erickson Rosa

Como ter uma boa noite de sono

O sono é uma função muito importante para nossa vida. Segundo pesquisas, o sono possui a capacidade de organizar nossos pensamentos e restaurar nosso corpo. Quando se dorme mal, a capacidade de se concentrar e de memorizar informações diminui, além de trazer prejuízos físicos e psíquicos. Esse tipo de dano é maior na insônia psicofisiológica, ou também chamada primária, pois é do tipo crônica.

Por essa razão decidi fazer esse texto, muitas pessoas relatam dificuldades em ter uma boa noite de sono e conseguirem relaxar. Assim decidi escrever esse texto dando 3 dicas simples para que você consiga ter uma boa noite de sono e relaxar.

1º Deixe seu ambiente confortável

O corpo precisa de um ambiente confortável para o sono. É fundamental organizar seu ambiente e organizar sua cama para um sono ideal. Isso significa deixar sua cama ser exclusivamente para o sono. Troque travesseiros, lençóis, cobertores e até colchão se esses não forem confortáveis. Deixe sua cama ser o ambiente ideal para o seu sono.

2º Relaxe seu corpo

É importante antes de deitarmos relaxar totalmente o corpo. Assim as micro tensões que se acumulam durante o dia em sua musculatura é retirada, permitindo que tenha um sono adequado. Uma forma de fazer isso é realizar alongamentos antes de dormir. Assim seu corpo relaxa, permitindo sua mente relaxar também.

A tensão nos músculos faz com que sono demore mais a vir, pois seu corpo leva mais tempo para relaxar. Um bom alongamento é uma ótima forma de iniciar seu sono, pois relaxa totalmente seus músculos. 

3º Mantenha sua mente limpa

Esse é o maior problema de quem possui insônia - Não conseguir parar de pensar nos problemas. Contudo, ficar focado em problemas na hora de dormir não irá resolvê-los, mas fará você perder uma boa noite de sono. A dica aqui é limpar sua mente e não se fixar nos pensamentos e nem ser carregado por eles. Seja como uma cachoeira, onde pensamentos passam, mas não se fixam.

Essas 3 dicas aliadas a hábitos positivos geram uma boa qualidade de seu sono e acabam com noites mal dormidas e dias de cansaço. Outra dica importante é nunca se medicar por conta própria. Muitas pessoas se medicam para combater a insônia, porém os remédios possuem efeitos colaterais que acabam trazendo novos problemas.

É importante sempre consultar seu médico e buscar se informar sobre que tipo de insônia você possui. Há tratamento para todo tipo de problemas do sono. Se você possui algo que está atrapalhando seu sono, busque imediatamente ajuda profissional.

Eu deixei também no link um material especial para quem quiser saber se têm ativo em seu organismo os sintomas da insônia crônica. Basta baixar o meu check list, que preparei baseado nas pesquisas da psicologia cognitiva comportamental.

Se gostou desse artigo e acredita que irá ajudar outras pessoas, compartilhe. Dessa forma, você ajudará essa informação chegar até outras pessoas que sofrem desse mesmo problema.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.