Compartilhar

por Erickson Rosa

4 coisas que você deve parar de fazer

Se você já me conhece e lê os meus textos, sabe que o assunto que mais gosto de tratar é a autossabotagem. A pessoa sabota a si mesma quando comete ações que a prejudicam. Porém, essas ações não são conscientes, mas sim automáticas. A pessoa não percebe que esses comportamentos sabotam sua vida e o pior é que aparentemente a pessoa pode achar que está tendo ganhos.

Para exemplificar melhor, nesse artigo vou explicar 4 comportamentos que você deve evitar a todo custo para que não se sabote. Vamos a eles:

1º - Tentar agradar a todos

Esqueça isso, ninguém conseguirá agradar a todo mundo. Compreenda uma coisa: O ser humano é imperfeito. E o que tem isso? Bem, nos relacionamos com o mundo através da projeção. Projetamos para fora tudo aquilo que carregamos em nosso interior. É natural as pessoas se projetarem tanto negativamente quanto positivamente.

Isso significa que sempre haverá alguém que não gostará muito de você. Aceitar isso é entender a limitação do outro e que nada mais é do que a projeção atuando. 

Além disso, se você quer agradar a todo mundo acaba abrindo mão de muitas coisas suas e isso não tende a trazer alegria. Por isso não tente agradar a todos, tente apenas fazer aquilo que é importante para você. Seja feliz para espalhar a felicidade.

2º - Medo da mudança

Eu gosto muito do conceito budista sobre a impermanência. Esse conceito diz que nada na vida dura para sempre. Então não há motivo para temer a mudança, pois bem da verdade ela ocorre o tempo todo.

Tudo em nossa vida está em constante movimento, por isso temos que aprender a lidar com a mudança. A necessidade de tentar manter as coisas permanentes é o que causa sofrimento, exatamente por ser impossível não deixar que as coisas mudem. Por isso, se desapegue e aceite a mudança.

3º - Viver no passado

O passado é uma criação da mente e você não precisa estar preso a ele. Quando vivemos no passado, geralmente, lamuriamos os acontecimentos, achando que se tivéssemos uma nova oportunidade faríamos diferente. Entretanto, deixamos de considerar o contexto dos acontecimentos. Esquecemos que sempre tentamos fazer o melhor que podemos em todas as situações.

O passado são os nossos aprendizados. Se hoje acha que agiria diferente é porque aprendeu com essa experiência. Liberte-se do passado para poder viver o presente.

4º - Colocar-se para baixo

Jamais reduza seu potencial. Todos nós temos a capacidade de gerar realidades. Talvez hoje você não esteja criando a que realmente deseja, mas isso só demonstra que não foi ensinado a fazer isso.

Lembre-se que a autossabotagem ocorre a nível inconsciente. A pessoa não percebe que está se sabotando. Contudo, é possível se livrar dessas amarras e começar a viver uma nova vida. Você pode assistir um vídeo do Coach Matinal, de apenas 5 minutos, onde ajudo você a não cair nas armadilhas de sua mente. Basta acessar esse link.

Lembre-se de deixar seu curtir e comentar abaixo. 

Um grande abraço e até nosso próximo artigo!

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.

site www.coachmatinal.com.br

email [email protected]mail.com

celular (51) 99543-3715