por Paulo Bregantin

Reflexão sobre pré-ocupação e ocupação

Somos seres que vivemos ocupados, porém, quando não estamos ocupados, corremos o risco de viver pré-ocupados. Toda pré-ocupação é na realidade a falta de ocupação. Isso pode causar um processo de estresse, ansiedade e, por fim, depressão.

Começamos preocupados com coisas simples e, se não nos cuidarmos, iniciaremos um processo de preocupação crônica, ou seja, tudo começa a fazer parte de algo no futuro. Sim! Pois não existe preocupação no passado; toda a preocupação está no futuro. Porém, eu e você sabemos que o futuro não nos pertence.

É fundamental, então, aprender, conhecer e entender que as preocupações são situação do futuro que na maioria das vezes não poderemos resolver. Para melhorar essa situação, é fundamental que nos ocupemos, pois ocupação significa pensar e agir no presente com base no passado. 

Neste vídeo, converso um pouco sobre deixar as “pré-ocupações” de lado e iniciar na vida um processo de ocupações.

Confira também:

Paulo Bregantin

+ artigos

Mais de 25 anos dedicado ao cuidado de pessoas, sendo Psicanalista Clínico e escritor com várias obras publicadas. Atua nas redes sociais como dono, gerenciando a página Paulo Bregantin e o Grupo Psicanálise Integrativa.

facebook /Paulo-Bregantin