Compartilhar

por Paulo Bregantin

Construir, desconstruir e reconstruir

A vida nos oferece sempre três situações: construir, desconstruir e reconstruir. Construir diz respeito a tudo aquilo que fizemos e acumulamos em nossa vida, pois engloba as ações e reações que envolvem a nós mesmos e outras pessoas que amamos.

Desconstruir é não aceitar de forma integral aquilo que foi construído na vida, pois nem tudo que construímos é bom e deve ser mantido para sempre. Por isso, desconstruir não é destruir; é retirar o que não está de acordo com o momento que estamos vivendo e utilizar o que ainda está de acordo. Desconstruir é uma fase de mudança ou mutação pela qual todos os seres humanos passarão.

Reconstruir é uma fase onde a maturidade chega. Dentro de nós, operam os sentidos de fazer o bem e manter a paz; vive também o amor consigo mesmo e com as pessoas a nossa volta.

Neste vídeo, falo um pouco sobre como isso funciona: 

Confira também:

Compartilhar

Paulo Bregantin

+ artigos

Mais de 25 anos dedicado ao cuidado de pessoas, sendo Psicanalista Clínico e escritor com várias obras publicadas. Atua nas redes sociais como dono, gerenciando a página Paulo Bregantin e o Grupo Psicanálise Integrativa.

facebook /Paulo-Bregantin