Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Materialidade e espiritualidade: o que há nessa relação?

O homem é um ser que vive tanto no plano espiritual quanto no material. Porém, muitas vezes, essas duas ideias entram em choque e as pessoas acabam se desequilibrando. Antes de mais nada, é preciso compreender que a espiritualidade e a materialidade não são inimigas. Não é preciso desistir de uma para viver plenamente a outra. Da mesma forma, não se pode dividi-las e acreditar que cada momento, situação ou ambiente é apenas espiritual ou apenas material.

Matéria e energia são na verdade a mesma coisa, apenas em diferentes estados. Cada um de nós se origina, como alma e espírito, na energia primordial. Quando estamos vivos, estamos portanto encarnados em matéria. Esse ciclo é tão importante quanto o são todos os outros que nosso espírito vivencia, pois a nossa passagem pela Terra é um momento de aprendizado. Todos estamos aqui por um motivo.

A busca pela iluminação não é a busca pelo abandono da matéria, pelo menos não enquanto ainda somos viventes. Isso iria em contradição com a nossa própria existência - se estamos na Terra, é porque precisamos vivenciar situações terrenas. Sentir, tocar, buscar o alimento e o abrigo, de fato experimentar a vida material como ela se apresenta para nós. Quando se acredita que tudo o que é material é ruim, não se alcança uma experiência superior, pelo contrário: isso só gera desequilíbrio e reprime o verdadeiro fluxo de energia.

Tudo aquilo que renega veementemente uma sensação terrena (que não prejudicaria nem a você, nem a outros) causa muito mais danos do que uma eventual “vida material” pode causar, pois afeta também os nossos sentimentos e fere o nosso íntimo. Nenhuma agressão é boa - e a negação absoluta de alguma de nossas faces é uma agressão.

Aprender a balancear tais conceitos é essencial. Ou seja, é preciso que se desenvolva a capacidade de manter uma vida de espiritualidade alinhada à materialidade, pois, enquanto uma nos ensina a viver no eterno, a outra nos mostra o que precisamos aprender aqui e agora. Dessa forma é possível evitar frustrações e infelicidade, porque tudo aquilo que você é estará trabalhando a seu favor.

Apenas você pode determinar quão boa a relação entre materialidade e espiritualidade vai ser para você. Siga seu coração e mantenha-se firme naquilo que acredita e no que faz bem. Essa é a única forma possível de alcançar uma vida verdadeiramente plena.


Artigo escrito por Ana Beatriz Monteiro da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.