por Renata Nanô Sottero

Como está o seu Quociente Espiritual?

A habilidade de lidar com as emoções intrapessoais e interpessoais, isto é, com as suas próprias emoções e com as emoções dos outros, foi muito explorada desde a década de 90, quando a inteligência emocional foi bastante difundida após o lançamento do livro “Inteligência Emocional” por Daniel Goleman.

Tempos depois, foi identificado um novo tipo de inteligência: a Inteligência Espiritual. Essa inteligência, de acordo com neurobiologistas, estaria ligado a um ponto localizado nos lóbulos temporais do cérebro, chamado por eles, de “ponto do divino”, como a física e filósofa americana Dra. Dana Zohar cita em seu livro “QS – Inteligência Espiritual”.

Espiritual, nesse caso, não está ligado a qualquer religião, mas ao sentido de propósito. Esse terceiro tipo de inteligência amplia os horizontes das pessoas, proporcionando aumento da criatividade e é manifestada através da busca de um significado para a vida. 

“Se as portas da percepção fossem purificadas, tudo nos pareceria como é, infinito.” – William Blake. 

 

Pessoas com alto quociente espiritual são mais capazes de usar o espiritual para direcionar sua vida e suas questões pessoais. Consequentemente, lidam melhor com suas emoções e com as emoções dos outros. Isto porque através do quociente espiritual desenvolvemos os nossos valores éticos e crenças que vão influenciar os nossos comportamentos e ações.

Dessa forma a inteligência espiritual é que permite integrar as emoções intrapessoais e interpessoais, diminuindo a distância entre o eu e o outro. Dana aponta algumas características de pessoas espiritualmente inteligentes, como:

  • Estimulam e praticam o autoconhecimento mais profundo

  • Enxergam as adversidades como possibilidade de alavanca

  • São holísticas

  • Analisam as situações em um contexto mais amplo. 

“Inteligência espiritual tem a ver com o que eu sou, com os meus valores, precisamos alimentar essa inteligência para motivar a cooperação – entre a família, a comunidade, os países. Só assim vamos encontrar soluções positivas para o planeta e nos encontrarmos nessa busca também.” – Dana Zohar. 

Existem algumas formas de desenvolver seu Quociente Espiritual. Logo abaixo, listo algumas:

  • Manter sempre pensamentos positivos;

  • Saber quem você é e porque você se levanta todos os dias;

  • Viver a compaixão;

  • Viver de acordo com seus valores e princípios;

  • Viver o momento presente.

Para auxiliar nessas reflexões, recomendo meditações com os seguintes arcanos:

Arcano 2 – A Sacerdotisa: é a voz do nosso Mestre interior. Para quando necessitamos de paz e tranquilidade, intuição e descoberta do que não está bem conosco.

Arcano 5 – O Papa: o universo é sábio. Para autocontrole, força de vontade, abrir a mente para segredos esotéricos, busca interior e espiritualidade.

Arcano 9 – O Eremita: quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda. Para evolução afetiva e espiritual, vencer medos e temores.

Arcano 11 – A Força: acredite na sua força. Para domar vícios e paixões, vencer a apatia e impotência e ter ânimo frente às adversidades.

Arcano 17 – A Estrela: a esperança vem da consciência. Para aumentar os canais sensitivos e viver com mais sensibilidade, além de ajudar na meditação.

Arcano 20 – A Ressurreição: quietude e espera. Para evolução, amar o próximo, vencer o egoísmo e controlar a ansiedade. 

E então, como está o seu Quociente Espiritual? 

Renata Nanô Sottero

+ artigos

"Inspiro pessoas a descobrirem um sentido para suas vidas e realizarem suas metas e objetivos mais elevados.”

Criadora do P.M.D.H. (Processo Místico de Des. Humano), é Coach e possui conhecimentos em Tarô, Astrologia, Numerologia, Psicologia e Florais.

Site: processomistico.com
Facebook: Processo Místico de Desenvolvimento Humano
Telefone: (11) 9 8401-0841
Email: [email protected]

site Processo Místico

facebook Página

fone (11) 9 8401-0841

email [email protected]