Compartilhar

por Erickson Rosa

Aprenda a plena consciência para viver melhor

Acelerados. Essa pode ser a definição de nossa sociedade. Mesmo com o isolamento, continuamos acelerados e preocupados com nosso futuro. Talvez seja por isso a crescente taxa de pessoas que sofrem com ansiedade e problemas relacionados com o estresse. Podemos pensar que não há alternativas para uma mudança social. Contudo, se entendermos que a sociedade é uma extensão do indivíduo, cada mudança pessoal influencia o todo. Da mesma forma, o inverso é verdadeiro. Somos influenciados pelas inúmeras informações que aparecem e nosso feed de notícias. Para resistirmos a isso, precisamos despertar para uma consciência plena.

Consciência plena

Mulher branca com as mãos juntas atrás das costas numa cachoeira.

Estar com nossa mente totalmente atenta ao momento presente é ter consciência plena. Não deixar que nossa mente fique à ansiedade do futuro e mantermos a atenção no aqui e no agora nos possibilita dar a devida atenção ao único momento que realmente existe: o presente.

Futuro e passado são conceitos que nossa mente cria. O único momento em que podemos fazer algo é o presente. A vida é um eterno presente. Obviamente muitas preocupações nossas são com nosso futuro. Preocupamo-nos com nosso trabalho, nosso amigos, família e muitas outras coisas.

Porém, se pudermos manter nossa mente no momento presente, saberemos que sempre estaremos preparados e com atenção total para quando precisarmos. Criamos um bom futuro quando estamos atentos ao presente. Se estivermos sempre com nossa mente atenta e com plena consciência das coisas que ocorrem, teremos mais chances de lidar com situações difíceis que aparecem.

Treinando a consciência plena

Mulher sentada num campo.

Podemos treinar nossa atenção plena a qualquer momento do dia. Ao nos deslocarmos, seja caminhando, seja de ônibus, podemos prestar atenção a nossa respiração, aos sinais de nosso corpo. Olhando atentamente o que ocorre a nossa volta, trazendo nossa mente ao momento presente.

Ao acordarmos, podemos contemplar como desejamos que nosso dia seja e como queremos agir. Em vez de nos vestirmos e pensarmos nas coisas que temos que fazer, podemos simplesmente pensar na atitude que queremos ter. Podemos olhar para nosso café e realmente saboreá-lo. Podemos treinar nossa consciência plena enquanto estamos fazendo uma tarefa. Olhando atentamente, escutando com atenção as pessoas e buscando estar totalmente presente naquele momento. Essa atitude nos permite estar mais presentes com as pessoas, melhorando nossas relações. Irá nos permitir melhorar nosso desempenho no trabalho e também a agir com menos impulso e mais tranquilidade em situações desafiadoras.

Você também pode gostar:

Praticar a consciência plena é estar ciente de suas emoções, sem segui-las ou ignorá-las. Conseguimos assim acalmar nosso coração e ter uma mente mais serena. Com uma mente mais serena, poderemos tomar decisões melhores, que resultarão em um futuro melhor. Por essas razões, devemos começar a praticar a consciência plena de nossos pensamentos, emoções e comportamentos.

A vida não pode ser vivida com nossa mente em outro momento que não seja o agora. Por isso, comece hoje praticando a atenção na sua respiração, no seu corpo e em suas emoções e sentimentos. Assim poderá viver uma vida mais feliz e com menos ansiedade e estresse. Cultive uma mente presente!

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.