Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Conheça o I Ching

Saiu de um relacionamento recentemente? Está em dúvida se troca ou não de emprego? Está com medo de começar um novo romance, assumir uma grande dívida ou mudar alguma coisa importante em sua vida? Bem, saiba que dúvidas são comuns e o medo em relação às mudanças também é normal. Por isso, o I Ching pode te ajudar. Mas, antes de entender como essa prática chinesa pode ser funcional para você, é preciso saber um pouco sobre a sua história. 

O I Ching foi criado há mais de três mil anos (entre 1150-249 a.C.). Também chamado de Livro das Mutações (em sua tradução para o português), o livro é baseado no equilíbrio da vida com as mutações dirigidas pelas forças cósmicas e pela natureza. Em outras palavras, esse conhecimento milenar chinês é usado como um oráculo, são textos escritos de acordo com as experiências dos chineses da época e, a partir disso, tiramos lições de como lidar com as mudanças do dia a dia. 

O I Ching é uma mistura de princípios do Taoísmo, do Te Ching, do Confucionismo e, é claro, do Yin e Yang. Para esse copilado, tudo na natureza está em mudança constante e, por isso, precisamos saber lidar com elas – por isso o nome “Livro das Mutações”

Com o tempo, elementos foram acrescentados ao I Ching, para que sua potencialidade seja ainda mais extensa: as Linhas, os Julgamentos e as Asas – você encontra seus significados e funcionalidades logo abaixo.

  • Linhas: figuras construídas a partir do conjunto de três e seis linhas, quebradas ou inteiras, que representam, consequentemente, trigramas e hexagramas. 

  • Julgamentos: textos. 

  • Asas: reflexões de Confúcio que foram colocadas no I Ching.

Quando juntos – Linhas, Julgamentos e Asas –, formam arquétipos e signos que representam os ensinamentos chineses contidos no copilado.

Como utilizar o I Ching?

Se você está se perguntando como esses conhecimentos milenares podem, ainda nos dias de hoje, ajudarem você a lidar melhor e estar mais preparado para as mudanças que o destino lhe implica, a resposta para essa dúvida está na forma como os conhecimentos são aplicados. 

Para utilizar o I Ching, a pessoa que o necessita deverá formular uma pergunta precisa e direta, sem rodeios. Depois, algumas moedas são lançadas, até que sejam agrupadas seis vezes, formando hexagramas firmes ou mutáveis. Caso as moedas caiam todas do mesmo lado, a linha é mutável e quando caem em lados diferentes, formam linhas firmes. 

Ao formar uma linha mutável, outro hexagrama é formado, e é a partir daí que surge a resposta da pergunta proposta. Cada linha formada tem um significado, que é baseado nos conhecimentos Yin e Yang. 

Como foi dito no começo do texto, o objetivo do Livro das Mutações é encontrar o equilíbrio entre natureza e ser humano e por isso são aplicados os conhecimentos Yin e Yang, que formam a dualidade em busca do perfeito equilíbrio. 

Cada moeda possui um significado e você não precisa necessariamente falar sua pergunta em voz alta. Basta estar extremamente concentrado em sua questão, e vale dizer: você deve estar totalmente livre de preconceitos e energias negativas no momento da consulta.

E se a minha pergunta não obtiver uma resposta?

Para obter uma resposta do Livro das Mutações é preciso fazer uma pergunta precisa e direta. Quanto mais voltas der ao fazer a pergunta, mais difícil será encontrar a resposta. De acordo com a tradição e os conhecimentos milenares chineses, o I Ching sempre encontra a resposta. 

Caso a resposta da sua pergunta não seja vista, isso significa que o problema está em você ou na sua pergunta: ou ela não foi precisa o suficiente, ou você ainda não sabe ao certo o que quer. O oráculo presente na técnica de I Ching encontra respostas apenas para as perguntas que são realmente necessárias. 

Perceba, com isso, que o Livro das Mutações nem sempre te mostrará o que você quer ver. O I Ching buscará o equilíbrio para a situação que você apresentou. 

E então, quais dúvidas da sua vida você gostaria de solucionar? 


Artigo escrito por Giovanna Frugis da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.