Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Hamsá - Conheça o significado da Mão de Fátima

A hamsa é um símbolo popular em todo o mundo. São muitas as representações da mão de hamsa, sendo que é possível encontrá-la como pingente, amuleto, estampa de roupa, joia ou como outro tipo de adereço. E quem nunca procurou por uma “hamsa tattoo”? 

O universo da tatuagem já explorou esse símbolo de inúmeras formas e continua se atualizando cada vez mais. 

Entenda os símbolos por trás do zodíaco

Muito além de uma imagem bonita e simétrica, a hamsa carrega um significado que remonta à tradição árabe. Para não ter mais dúvidas sobre a importância desse símbolo, a seguir você irá conferir informações detalhadas sobre essa figura que já foi tão replicada. 

Hamsa – significado 

A palavra árabe “hamsa” também pode ser escrita com acento agudo, como “hamsá”. O significado dela é cinco, fazendo referência aos cinco dedos que uma mão humana normalmente tem. Outros nomes que significam a mesma ideia, e que são atribuídos à hamsa, são “Mão de Fátima”, “Mão de Hamesh”, Mão de Deus” ou “chamsá”. 

Hamsa – história 

Ainda que a hamsa seja utilizada em todo o mundo como um amuleto para afastar o  mau-olhado e o azar, cada religião interpreta e nomeia esse símbolo de forma diferenciada. 

No islamismo, o nome “Mão de Fátima” foi atribuído ao símbolo em homenagem à filha mais nova de Maomé, que levava esse nome. Fátima é uma mulher santa e pura, sendo esse símbolo uma representação dela. Nesse sentido, a mão representa o contato com a divindade e o compromisso com a tradição. 

Além disso, cada um dos dedos da mão representa um conceito do islamismo. Da esquerda para a direita, significam: shahada (fé), salat (oração), zakat (caridade), sawn (jejum) e haji (peregrinação). É como uma forma de perpetuar os ensinamentos da religião. 

Reiki: símbolos e significados

Para o catolicismo, a hamsa é a “Mão de Miriam”, que foi a mulher irmã de Moisés. No entanto, o uso dessa peça enquanto amuleto não faz parte da crença cristã, mesmo sendo o uso mais comum desse símbolo. 

No budismo, o nome da hamsa é Abhaya Mudra. Nesse caso, ela representa a mudra, que é a postura sagrada da mão no budismo, sempre com a palma aberta e os dedos esticados. A palavra Abhaya simboliza o destemor em relação à vida, tendo o contato direto com o criador. 

Em todas as reproduções, é essencial que a mão direita desenhada tenha pares de dedos com as mesmas proporções (polegar e mindinho do mesmo tamanho e indicador e anelar do mesmo tamanho), sendo somente o dedo médio discrepante. Além dos dedos, a mão é preenchida com símbolos, como a estrela de Davi, peixes, olhos e pombos. 

Atualmente, é comum que as pessoas busquem o significado e a história da hamsa para fazerem tatuagem ou para comprarem o amuleto certo. Não existe qualquer problema relacionado ao uso da hamsa na pele ou como pingente. Essa peça pode ser usada por pessoas de qualquer religião que tenham fé no poder da mão.

Confira os amuletos de cada signo

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.