Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Conheça o poder do olho grego

Com certeza você já viu o olho grego na entrada de casas, pendurado em colares, brincos, pulseiras, estampado em roupas ou até mesmo como um objeto de decoração em residências ou comércios. Muito mais do que uma mera decoração, essa figura do olho em tons de azul-cobalto é utilizada para fins bem objetivos e muito espirituais. Quer descobrir tudo sobre o olho grego? Confira o artigo e permita-se adquirir o conhecimento desse símbolo tão presente na vida de diversas pessoas e culturas!

Significado do olho grego

O olho grego, conhecido também como olho turco, é um amuleto muito utilizado em diversas religiões e rituais. Muitas pessoas acreditam que esse objeto possui o poder de absorver energias e cargas negativas, além de ser usado como um amuleto de proteção contra o olho gordo e a inveja. Para algumas crenças, ele representa o olhar de Deus, que serve para iluminar e proteger aqueles que creem e que o utilizam.

Origem

Não existe uma referência exata que explique o surgimento do olho grego, mas a menção mais antiga desse amuleto data do ano de 3.300 a.C. – um ídolo de alabastro foi desenterrado de escavações em uma cidade da Síria (antiga Mesopotâmia), Tell Brak, e suas características mais notórias eram os seus olhos marcantes, mas que não eram tão similares à imagem do olho grego. Já no ano de 1500 a.C foi encontrado no Egito uma figura bem mais parecida com a que nós conhecemos atualmente do olho grego.

Desenhos de olhos gregos azuis

A cor azul do amuleto teve origem durante o processo de produção do mesmo, ainda no Egito. Nessa época, os egípcios misturavam alguns produtos que, quando aquecidos, assumiam uma coloração azulada que encantaram as tribos turcas – que logo começaram a fabricar o olho grego e a associá-lo a Tengri, o deus deles naquele tempo.

Algumas lendas turcas afirmam que no mar havia uma rocha praticamente inabalável. Ninguém conseguia removê-la, muito menos quebrá-la. Neste mesmo local da existência da rocha vivia um homem que tinha uma grande fama de ser invejoso e de possuir olho gordo. Como o povo sabia dessas características desse homem, resolveram levá-lo até a rocha para ver o que aconteceria. Quando o homem a avistou, disse em voz alta: "Meu deus! Essa rocha é enorme!". Ao entoar essas palavras, automaticamente um estrondo surpreendeu todos e a rocha foi partida em duas partes. Com esse ocorrido, os turcos começaram a acreditar que era necessário utilizar amuletos para afastar todo o mau olhado, pois se a inveja daquele homem foi capaz de destruir uma rocha, poderia fazer algo muito pior contra as pessoas.

Ainda na antiguidade, todas as mães turcas que acreditavam nessa lenda colocavam um olho grego nas vestimentas dos seus filhos com o intuito de protegê-los de qualquer inveja disfarçada de elogios – e essa história fomentou a simbologia que o olho grego possui até os dias atuais.

Para que o olho grego serve?

Em um contexto geral, o olho grego serve para afastar o olho gordo e proteger as pessoas e os ambientes de energias negativas. Existe uma crença popular que afirma que todos os sentimentos maus que os seres humanos carregam ou emanam são externados pelos olhos, mas o uso do olho grego faz com que toda essa carga negativa provida de um indivíduo seja barrada e não tenha poder para afetar nada ou ninguém.

Como usá-lo?

Antes de qualquer simbolismo espiritual ou energético, o olho grego possui uma aparência muito bonita e costuma ser utilizado como acessório com finalidades estéticas. Existem diversas jóias que contêm esse amuleto, como pulseiras, brincos, anéis, pingentes etc. – ou seja, além de se proteger contra todo o mau olhado e a negatividade, você pode incrementar o seu visual!

Amuletos de olho grego pendurados em galhos de uma árvore

Se você não é adepto aos acessórios para o corpo, você pode comprar um olho grego para decorar a sua casa. Geralmente ele é colocado na porta de entrada dos ambientes, mas principalmente na porta de frente da casa, para impedir que as más energias entrem e façam morada. É indicado que você coloque o olho grego em um lugar bem visível, onde qualquer pessoa que passar por esse ambiente consiga vê-lo.

Você também pode gostar:

Ainda existem muitas opções, como comprar alguma roupa ou itens para a casa que contenham o símbolo do olho grego, colocá-lo na bolsa, na carteira, em um chaveiro etc. As possibilidades são infinitas, mas a forma de uso mais comum é quando o objeto é físico e pode ser quebrado.

Quando o olho grego se quebra, isso significa que ele absorveu muitas energias negativas. Segundo crenças de antigamente, isso significa que todo o olho gordo que quis chegar até você foi aspirado pelo amuleto. Com isso, é preciso descartá-lo e comprar um novo. Mas atente-se: não importa se o olho grego quebrou só um pouquinho! Qualquer dano no objeto representa a carga negativa contida nele. Se você tem um olho gordo e ele quebrou, descarte-o em um recipiente seguro para não machucar ninguém e coloque-o, de preferência, fora da sua casa.

Benefícios do olho grego

O olho grego nada mais é do que um amuleto de proteção que pode barrar energias negativas de um ambiente e evitar que elas atinjam os seres humanos. É claro que, para se beneficiar do poder que esse amuleto tem, é preciso primeiramente crer no que ele é capaz. Se você crê que ele carrega consigo essa capacidade de absorver as energias negativas que podem chegar até você, saiba que você será muito beneficiado!

Ele age como um escudo de toda a inveja e o mau olhado, fazendo com que qualquer ambiente seja provido de leveza e de boas energias. Você conhece uma pessoa invejosa? Saiba que, utilizando o olho grego, essa energia de inveja passará longe de você ou de qualquer área da sua vida!

Outras cores e simbolismos do olho grego

A cor considerada original do olho grego é a azul, mas com o passar do tempo, esse amuleto começou a ser fabricado em diversas cores, cada uma com um significado diferente:

- Olho grego branco: transforma todas as energias negativas em positivas. Ele não somente afasta a negatividade, mas faz com que tudo o que é ruim seja convertido em algo bom;

- Olho grego verde: por possuir a cor que simboliza a esperança, ajuda a pessoa que o utiliza a se desenvolver pessoalmente;

- Olho grego vermelho: é um símbolo de garra e de força; representa a paixão e o desejo, mas também é utilizado contra a inveja e o olho gordo.

 

Como você pôde perceber, o olho grego possui uma história muito antiga e é utilizado há muito tempo como um amuleto de proteção. Compartilhe esse artigo com os seus amigos para que eles conheçam o verdadeiro simbolismo que e o olho grego tem e também para que eles o usem da forma correta!

 
 
 
 
 
 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.