por Dr. Hoffnung

Motivos para viajar sozinho

Passamos muito tempo de nossas vidas procurando por companhia. Amigos, família, namorados, parceiros com quem gostamos de dividir nossos melhores momentos e experiências. E sem dúvida há poucas experiências melhores do que viajar, conhecer outras paisagens, deixar a rotina de lado por um tempo e respirar outros ares. Por isso, raramente viajamos sozinhos, sempre buscamos alguém para compartilhar a estrada com a gente. Contudo, existe algo de especial em viajar sozinho. Visitar lugares novos sem outras pessoas faz a viagem ser completamente diferente, é algo que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez. 

 

Se você nunca fez isso, aqui estão alguns motivos para começar:

1 - É mais fácil se planejar

Uma das maiores vantagens em viajar sozinho é ter a liberdade de fazer exatamente aquilo que você quiser, quando você quiser. É sempre mais difícil organizar uma viagem com muitas pessoas, porque cada um tem uma preferência por destinos, passeios, restaurantes, quais obras ver no museu. Quando você viaja sozinho, não precisa se preocupar com nada além daquilo que você quer fazer, o que significa também que você acaba gastando melhor o seu dinheiro e aproveitando melhor o seu tempo.

2 - É mais fácil fazer amigos

Conhecer lugares novos é só uma parte de uma grande viagem, uma experiência de viagem só está completa se nela você conhecer também pessoas novas. Não importa se são outros viajantes ou moradores da região, é sempre muito gratificante fazer amigos viajando. E sem dúvidas, a melhor maneira de conhecer pessoas novas é viajar sozinho. Quando viajamos em companhia de alguém nos sentimos mais seguros e ficamos mais adversos a nos expor, mas quando estamos sozinhos em um lugar novo falar com desconhecidos acontece quase que naturalmente, não importa o quão introvertido você seja.

3 - Você fica mais confiante

Você até pode achar que não saberia ficar sozinho em uma viagem e a ideia de ter que se virar sem ninguém pode trazer um pouco de ansiedade, mas a verdade é que não é mais difícil viajar sozinho (muitas vezes é até mais fácil) e depois de completar uma viagem assim, você vai se sentir muito mais confiante e independente. Essa é uma oportunidade de descobrir que você é mais capaz do que pensa e é definitivamente uma experiência que você deveria realizar pelo menos uma vez.

4 - É um tempo para se descobrir

Em um mundo em que estamos cada vez mais conectados o tempo todo com os outros, passar um tempo sozinho é muito importante. Viajar sem ninguém faz com que você consiga pensar melhor sobre sua vida, é um momento para se distanciar de todas as forças que afetam o seu dia a dia e perceber aquilo que é realmente importante para você. Às vezes descobrimos que não somos tão dependentes de algumas pessoas ou então aprendemos o contrário, que sentimos falta da companhia de alguém. De qualquer forma, sempre tiramos uma lição importante quando passamos um tempo sozinhos.

5 - É a melhor maneira de realmente conhecer um lugar novo

Quando viajamos com alguém, levamos junto nossos hábitos, levamos uma pessoa para reforçar nossos costumes. É muito mais difícil arriscar-se a experimentar o novo e o desconhecido ao lado do conforto do que é familiar e por isso acabamos nos privando de algumas experiências muito enriquecedoras que a viagem pode nos trazer. É claro que nem todas as viagens precisam ser transformadoras, às vezes não queremos nos expor tanto aos novos lugares, mas se você quer realmente se envolver com o lugar, a melhor maneira é viajar sozinho.

Dica importante:

Não se esqueça da segurança!

Apesar de todas as vantagens e todas as descobertas possíveis em uma viagem solitária, é preciso tomar muito cuidado porque até os pequenos problemas podem ficar mais graves sem alguém por perto. Por isso que desde um seguro viagem internacional para uma viagem fora do Brasil até cuidado com redes sociais e contato muito intenso com pessoas estranhas são cuidados essenciais. 

Dr. Hoffnung

+ artigos

Dr. Hoffnung é uma seção abrangente de boas ideias, dicas de comportamento, alimentação e viagens. Ou seja, tudo aquilo que faz muito bem para a saúde.