Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Não é culpa do seu signo!

Não tem como negar, nossas características principais muitas vezes estão relacionadas com o nosso signo solar, ou seja, aquele que é determinado pela nossa data de nascimento. Muitas qualidades – e também defeitos – são comuns entre os nativos de um mesmo signo, variando também com base em outros fatores, como signo lunar, ascendente, decanato, entre outros.

Quem nunca leu, em um artigo sobre horóscopo, que determinada atitude é “culpa” do nosso signo? Ou até mesmo em uma roda de conversa, quando alguém diz: “Fulano é um pouco arrogante”, e a resposta é: “Ah! Mas é mal de todo leonino. Culpa do signo”? Muitas vezes isso faz com que nos apeguemos a essas convenções para justificar nossas atitudes – especialmente as piores.

Mas lembre-se: apesar de os astros terem grande influência na nossa personalidade, não podemos simplesmente culpar a Astrologia por ações condenáveis. Tenha em mente que, sim, temos um jeito de ser (virtudes e defeitos) associado ao nosso signo, mas a questão não é o que ou como somos, e sim a forma com que lidamos com isso, principalmente no trato com as pessoas, pois elas não têm nada a ver com nossos problemas.

Relacionamos aqui alguns comportamentos baseados nas principais características de cada signo. Veja se consegue se identificar com alguma delas, reflita se essa ação é mesmo “culpa” do seu signo. Aproveite para repensar o modo como você vem tratando os outros. Ainda dá tempo de amadurecer e começar a assumir suas ações.

Áries

Homem negro de pele clara com barba, óculos, chapéu e camiseta pretos.

O nativo de Áries é conhecido por ser impaciente e impetuoso. Esses atributos até podem ser vistos como positivos quando estão envolvidos com uma atitude empreendedora, ou quando ele não tem medo de se jogar nos desafios. Mas quando a impaciência e o ímpeto se materializam em estupidez e truculência com os outros, não dá para justificar que é porque você é um ariano incorrigível. Não! Todo mundo pode – e deve – corrigir-se, especialmente se suas ações magoam outras pessoas.

Esse jeito até pode ser típico do signo, mas não é por isso que você vai “abraçar” essa rudeza, esperando que os outros entendam e aceitem. Não seja caprichoso. Por mais que você ache que é autêntico e “sincerão”, que não leva desaforo para casa, as pessoas não são obrigadas a engolir essa postura. Pense que vivemos em sociedade, e o respeito é o principal elo que nos conecta. Pense duas vezes antes de falar, espere para ouvir as pessoas e entenda que nem sempre vai ser do jeito que você quer.

Touro

Mulher branca e loira de cabelos presos, usando um boné preto, com o braço direito levantado.

Taurinos são altamente confiáveis, determinados e constantes. Essas qualidades passam segurança para quem está a seu lado. Mas ser muito pé no chão e cauteloso faz do taurino uma pessoa teimosa por natureza – cabeça-dura mesmo. Isso se deve ao fato de que ele não gosta muito de mudanças (pior ainda se forem feitas à sua revelia). Por essa razão, acaba impondo sua opinião, para que as coisas se mantenham da forma como ele deseja. Isso pode fazer com que esse nativo seja autoritário e difícil de lidar.

Fica muito fácil atribuir esse autoritarismo ao signo, e, se não houver autocontrole, o taurino pode se transformar em uma pessoa despótica. Imagine um chefe assim? Ele pode intoxicar o ambiente de trabalho, dificultando muito as relações com seus subordinados. Isso provoca estresse e desgaste emocional. A primeira coisa a ter em mente é que vivemos em uma democracia, e as pessoas têm o direito de opinar. Abra espaço para os outros, respeite-os como indivíduos. E, no caso das mudanças, você precisa aceitar que estamos constantemente em transformação. E há coisas que não dependem da sua vontade. Acalme-se e ceda. Senão as pessoas vão valorizar mais os seus defeitos do que suas qualidades, e assim fica mais fácil você ser uma pessoa detestada e que as pessoas vão preferir evitar.

Gêmeos

Duas mulheres de cabelos presos conversando.

Geminianos são pessoas comunicativas, curiosas e que gostam de saber sobre tudo. A grande questão é que, por gostarem de falar, eles simplesmente não deixam ninguém se pronunciar. É muito deselegante – e por que não dizer irritante? – ser a pessoa que não ouve nem assimila a conversa do outro. O nativo desse signo é aquele indivíduo que só está esperando o outro acabar de falar para contar a sua própria história, sem nem mesmo ter prestado atenção ao que lhe foi dito. Isso é falta de educação, falta de consideração e desprezo pela história alheia.

Aprenda a ouvir as pessoas, valorize o que elas contam. Não compare os problemas, não monologue, você não está em um palco. Aprenda o verdadeiro significado das palavras “ouvir” e “dialogar”. Pode perceber, as pessoas às vezes demonstram cansaço por conta dessa sua atitude. Fale menos, ouça mais.

Câncer

Homem de costas com mochila marrom enquanto observa montanhas.

As emoções no canceriano parecem sempre elevadas à máxima potência. Isso é importante e até positivo, pois mostra que ainda existem corações batendo por aí. Mas o problema é que o excesso de sentimento se torna sentimentalismo, que leva a uma carência que pode ser insuportável para quem convive com você. Carência afetiva revela uma insegurança latente e leva a comportamentos possessivos, que podem sufocar o outro.

Bem, aprenda, em primeiro lugar, a ser autossuficiente. Quando você entender que você mesmo se basta, vai reconhecer que não precisa tão ardentemente das pessoas assim. E, com isso, vai tentar cobrar menos delas. Abra caminho para as pessoas respirarem, respeite o espaço delas. Ninguém suporta ser encurralado. Controle suas emoções, ninguém é obrigado a lhe dar amor e satisfação se não desejar.

Leão

Homem branco em pé na beira de um morro.

Leoninos são o oposto dos seus antecessores no Zodíaco. Ao contrário de serem carentes, são pessoas superconfiantes, com a autoestima lá nas estrelas. Mas, quando não conseguem controlar esse excesso de autoconfiança, podem passar a ideia de serem pedantes e um tanto insuportáveis.

A questão não é nem “passar uma ideia”. Fica desagradável quando o leonino passa a tratar as pessoas com arrogância, achando que todos devem servi-lo. As pessoas não estão neste mundo para servir. Seja mais humilde e pare de tratar os outros na verticalidade. Não trate os outros como se eles fossem piores do que você. Somos todos iguais. Merecemos ser tratados com dignidade e respeito. O fato de você ser leonino não lhe dá aval para destratar as pessoas.

Virgem

Close em olho azul de menina ruiva com sardas no rosto.

Virginianos são conhecidos por seu jeito autocrítico, metódico e perfeccionista de ser. Isso faz com que eles sejam pessoas organizadas, analíticas e responsáveis. Mas, por outro lado, esse senso crítico pode ultrapassar os limites e ser direcionado às pessoas. Em razão disso, esse nativo pode vir a ser inconveniente e cobrar demais dos outros. Suas críticas quase nunca são delicadas, e isso pode magoar.

Você também pode gostar:

Não há nada de errado em querer as coisas perfeitas. O problema é que o conceito de perfeição, para o virginiano, é subjetivo e obedece a requisitos que ele mesmo estabelece. Então é praticamente impossível ser “aprovado” por um nativo de Virgem. Mas a questão é: não existe perfeição. Entenda que as pessoas estão dando o seu melhor, procure valorizar e respeitar ao menos o esforço delas. E outra coisa importante: quem disse que é você quem define o grau de perfeição das coisas?

Libra

Mulher branca e loira parada no meio da rua com mão na cabeça.

Librianos são ótimos ponderadores, porque têm a habilidade de analisar os dois lados de uma questão, apresentando – sem afetação e com parcialidade – os argumentos de cada um. No entanto, eles levam para a vida essa dualidade, que gera uma das suas principais características: a indecisão. Esses nativos não conseguem descer do muro. Para não desagradarem, acabam dependentes e um tanto manipuladores ou mesmo falsos.

Cá para nós: falsidade não leva você a lugar nenhum. E pode prejudicar as pessoas, ainda mais se essa falta de posicionamento influenciar alguma decisão que possa definir a vida de alguém. Não tenha medo de se posicionar, emita sua opinião e respeite a inteligência dos outros. Não adianta dizer que é assim porque é libriano, porque estamos no mundo dos adultos, e esse tipo de atitude denota uma falta de maturidade que não cabe mais na sua vida.

Escorpião

Mulher branca e de cabelos morenos sentada no chão de uma sala com laptop no colo.

O jeito reservado do escorpiano é algo louvável, ainda mais hoje em dia, em tempos de redes sociais, em que as pessoas se acostumaram a se expor sem cuidado com sua segurança. O problema é que, para manter essa privacidade, ele pode ser agressivo, antissocial e controlador. E ele não vai medir esforços para manter o controle da situação.

Por serem muito apegados a controlar tudo e ligados em privacidade, os nativos desse signo podem se tornar possessivos e passionais em um relacionamento. A mania de querer controlar tudo pode se estender à vida dos parceiros, amigos, familiares. E isso é desagradável, incômodo e pode fazer com que o outro se sinta violado e desrespeitado. Uma dica: assim como você não gosta que se metam na sua vida, procure colocar-se no lugar do outro e respeite a privacidade dele. Não use o seu signo como “carteirada” para dominar os outros. As pessoas são bem grandinhas para cuidar da própria vida.

Sagitário

Pessoa de costas pendurado numa torre elétrica.

O gosto pela aventura faz com que esse nativo adore a liberdade e enxergue as coisas de forma otimista e aja de maneira espontânea. No entanto, a mistura irresponsável desses atributos, somada a sua ingenuidade, pode resultar em descuido, precipitação e ações desmedidas. E isso pode afetar a vida de terceiros.

Ao confiar demais nos outros, você corre o risco de fazer escolhas erradas e agir de forma imprudente, o que pode ferir os sentimentos das pessoas ou colocá-las em situações complicadas. Não culpe o seu signo por sua irresponsabilidade e imaturidade. Está na hora de crescer e aprender a analisar melhor em quem você pode confiar. Assim, você não se descuida e evita consequências que podem ser irreversíveis.

Capricórnio

Homem branco vestido roupas sociais, sentado em frente à um laptop, com expressão preocupada.

O capricorniano tem uma ambição que, em certo nível, pode ser resolvida com muito trabalho duro. É por meio de seu próprio esforço que ele consegue alcançar seus objetivos. Para esse nativo, não existem obstáculos, pois sua determinação e seu foco são seus combustíveis. No entanto, essa preocupação excessiva com trabalho e metas pode revelar uma personalidade calculista e distante, com foco apenas nas coisas práticas. Das duas, uma: ou ele será uma pessoa solitária e evitada a todo custo, por conta dessa preocupação excessiva com trabalho e dinheiro, ou será uma pessoa insuportável, que cobrará dos outros o mesmo empenho e, na pior das hipóteses, passará por cima de quem quer que seja para atingir seus objetivos.

Não é da natureza do capricorniano ser uma pessoa gananciosa ou de má índole. Mas é preciso saber dosar o seu materialismo e o grau de esforço para “chegar lá”. Muitas vezes, não nos damos conta de que estamos ultrapassando os limites. Então, nossas ações podem afetar a vida de outras pessoas de uma forma que pode não ter volta. Repense os conceitos de status e “vida melhor”, pois nem sempre eles estão relacionados a dinheiro.

Aquário

Jovem branca de cabelos curtos, vestindo um moletom preto, com a língua para fora.

Num mundo em que as injustiças e o egoísmo são práticas toleráveis e vistas como um sinal de necessidade de sobrevivência, esses nativos trazem o alívio de sabermos que ainda temos salvação. São pessoas preocupadas com a coletividade e com a justiça social. Mas esse jeito contestador e revolucionário, se não caminhar junto com a sensatez, pode trazer à tona comportamentos imprevisíveis e até mesmo insanos.

A rebeldia só é uma qualidade quando usada com inteligência. Caso contrário, só faz barulho e cria animosidades desnecessárias. Ainda mais quando se trata desse nativo, que também pode mostrar-se inflexível e teimoso demais, o que pode acabar com as chances de qualquer negociação em prol das pessoas que ele tanto defende, prejudicando, portanto, suas vidas. Aprenda a ser menos excêntrico e instável. Não caia na hipocrisia de achar que está defendendo o interesse coletivo, pois sua postura excêntrica e intransigente pode prejudicar a vida das pessoas que você tanto diz defender. Em uma negociação de direitos, por exemplo, sua postura pode prejudicar qualquer chance de sucesso.

Peixes

Mulher loira sentada de costas observando a cidade.

Esse é o signo mais sensível e intuitivo do Zodíaco. A criatividade e inteligência fazem com que esses nativos sejam pessoas notáveis e visionárias, dotadas de muitos talentos. Mas, por serem pessoas abertas a muitas ideias e novidades, absorvem muita informação externa. Se não souberem lidar com isso ou filtrar o que recebem, acabam sendo influenciados pela opinião alheia, o que pode fazer deles pessoas pessimistas (na pior das hipóteses, amarguradas).

Outra consequência é que eles podem usar a questão da influência alheia como um subterfúgio para suas ações, tendendo a culpar os outros quando algo dá errado. Isso demonstra falta de maturidade e incapacidade de lidar com os próprios atos, fazendo com que sejam vistos como pessoas não confiáveis. Fica a dica: aprenda a filtrar toda informação que receber. Você não é uma esponja para absorver tudo e depois desaguar quando for “espremido” pelas circunstâncias. Não culpe seu signo, muito menos culpe as pessoas. Cresça e assuma suas responsabilidades.
 

Como pudemos perceber, tudo tem a ver com respeito. Seu signo o provê qualidades e defeitos. Eles dizem respeito a você, mas não o definem exclusivamente. Então, reveja seus conceitos e respeite os outros, pensando sempre duas vezes antes de tomar alguma atitude nociva e esperar que as pessoas acatem o fato de que é mera “culpa do signo”. Respeito é bom, e todo mundo merece!

 
 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.