Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O homem de Câncer

Sensíveis, bondosos até demais e bastante carentes... Esses são os homens nativos de Câncer! Mas é claro que a personalidade deles é muito mais complexa do que esses adjetivos aí. Por isso, preparamos um artigo explorando os principais traços da personalidade do homem canceriano, para que possamos entender como ele se comporta no mundo, como influencia e é influenciado.

Para além dessas características mais genéricas e mais conhecidas da personalidade do nativo desse signo, há muito mais complexidade na maneira como ele é e se coloca no mundo. Confira abaixo como é o homem de Câncer em diversas situações e compartilhe conosco a sua opinião a respeito desse nativo!

Características gerais

Silhueta de homem cabisbaixo e apoiado sobre os joelhos.

Sensibilidade é a palavra que melhor define o homem de Câncer. Isso não significa que ele tenha uma personalidade cheia de não me toques, apenas que suas emoções e seus pensamentos são consideravelmente afetados por suas experiências e por tudo aquilo que vê, ouve e vive. Portanto palavras ou conflitos podem ferir consideravelmente o homem canceriano.

Como sabe quanto dói, por exemplo, ser traído, contrariado e machucado, o homem canceriano é muito cuidadoso em suas relações, então é raro que ele acabe machucando alguém por negligência. É claro que ele eventualmente cometerá erros que desagradarão às pessoas à sua volta, mas está sempre atento para que isso não aconteça.

Ele é dramático, não tem como usar outra palavra. Isso quer dizer que, quando está machucado ou incomodado, em vez de conversar de maneira objetiva para resolver o problema ou a situação desagradável, acaba fazendo um “showzinho” ou exagerando na reação, o que pode aprofundar ainda mais os problemas e as situações que já estavam suficientemente complicadas.

Os homens cancerianos não estão entre os mais corajosos do Zodíaco... Isso significa que eles são medrosos ou covardes? Não, apenas que valorizam o seu conforto e a sua sensação de bem-estar, portanto não é muito comum que eles se arrisquem demais ou se exponham a algo que possa abalar as estruturas estáveis de suas vidas.

Por ser bastante sentimental, o homem de Câncer vive sempre desejoso de estar perto das pessoas que ama, e o que mais gosta de fazer inclui sempre as pessoas mais queridas de sua vida. Ele não gosta muito de passar tempo sozinho ou de atividades mais solitárias, porque o negócio dele é estar cercado dos amigos, da família e do seu amor, caso esteja em um relacionamento amoroso.

Canceriano no amor

Homem abraça outro ao seu lado e beija sua cabeça.

Cancerianos são carentes e amam dar carinho; dessa forma, quando se relacionam com pessoas mais frias e que preferem certo distanciamento na relação, acabam sendo chamados de grudentos. Se, no entanto, encontram alguém que prefira passar bastante tempo junto, trocando carícias ou apenas dividindo os pequenos momentos da vida, as chances de viverem um relacionamento feliz e saudável são grandes.

Um ponto positivo é que eles são carinhosos por demais, logo é quase impossível que levantem a voz ou sejam agressivos de alguma forma, seja com palavras, seja com atitudes. Eles tentam sempre resolver os problemas que acontecem entre o casal com muito amor e proximidade da pessoa amada.

Mergulhe no perfil completo do signo de Câncer

A questão é que, por serem dramáticos, podem acabar tumultuando o relacionamento com pequenas situações que se tornam maiores em sua cabeça, o que acaba atrapalhando a outra pessoa e até mesmo confundindo-a... Ninguém gosta de ficar pisando em ovos, né? Por isso, o canceriano pode precisar aprender a pegar mais leve no drama, para não afugentar o parceiro.

Canceriano na vida profissional

Jovem em sessão de terapia.

Por serem pessoas bastante sentimentais, os homens de Câncer costumam se envolver com carreiras que tenham a ver com o estabelecimento de relações com outras pessoas, como Pedagogia, Psicologia ou mesmo atendimento ao cliente. Eles costumam ser bem-sucedidos nessas carreiras porque têm a sensibilidade necessária para lidar agradavelmente com as pessoas.

Sabemos que o mercado de trabalho, hoje em dia, pode ser demasiado cruel e exigente com as pessoas, e isso pode se tornar um problema para o homem canceriano, que não lida muito bem com pressão e frequentemente se machuca quando ouve comentários negativos a respeito do seu trabalho.

Por ter um certo receio de se arriscar, é difícil para o canceriano fazer um movimento de mudar os rumos de sua carreira, trocar de empresa ou até mesmo migrar para outra área profissional. Quando encontra o emprego certo, porém, ele cria raízes e transforma aquilo na mais proveitosa zona de conforto — no melhor significado dessa expressão.

Canceriano com os amigos

Quatro pessoas sentadas à beira do mar. Eles estão com os braços erguidos.

O canceriano é bastante carente, então, sempre que possível, ama estar cercado pelos amigos. Com ele, não há muita predileção por atividades mais solitárias. Estar perto das pessoas que ama é essencial para que sinta que está aproveitando a vida e o seu tempo livre.

Ele é extremamente sentimental, como já explicado, assim exerce toda essa emoção nas relações com os amigos. Faz declarações de amizade, desmarca compromissos para ajudar os amigos e distribui beijos e abraços sempre que possível. A maioria dos seus relacionamentos amorosos, inclusive, começa por meio de suas amizades, visto que ele se aproxima bastante dos amigos.

Saiba o que faz o homem de Câncer se apaixonar

O ruim é que muitas amizades – algumas delas cultivadas há anos ou décadas – podem acabar num piscar de olhos devido à maneira dramática com que agem os homens de Câncer. Às vezes, eles se magoam além da conta por causa de um ato pequeno ou se negam a perdoar a falha de um amigo, o que faz com que joguem para o alto uma relação superimportante.

Canceriano com a família

Família sentada à mesa tem refeição.

Como não gosta de passar a maior parte do seu tempo sozinho, o homem canceriano ama estar em família. Se vive com os pais e possíveis irmãos, ele sempre promove eventos em família, como passeios, jantares e filmes. Se vive com um parceiro ou parceira e possíveis filhos, está sempre passando a maior parte do seu de lazer na presença deles. Ele ama estar entre os seus.

Também em família, o modo como ele se ofende e se magoa demais – e por pouco ou nenhum motivo – pode ser razão de desentendimentos, e até mesmo afastamento na família, porque é normal que ele tenha dificuldade de perdoar e aceitar pedidos de desculpas. O ideal é evitar confrontos, para que ele não se machuque sem necessidade.

Homens cancerianos costumam ser mais felizes em ambientes familiares nos quais sua sensibilidade não seja censurada, e sim estimulada. Sabemos que o machismo impõe que homens não devem ser sensíveis e precisam ser fortes, portanto interagir com uma família que pense assim desde cedo pode bagunçar demais a autoimagem e a autoestima desses nativos.

Os desafios do homem de Câncer

Símbolo do signo de câncer.

O principal desafio do homem de Câncer é saber perdoar e relevar. Muitas vezes, ele se ofende e se magoa por situações que podem ser consertadas ou que nem foram tão graves assim. Dessa forma, é necessário ter um pouco mais de tolerância, especialmente com o outro; caso contrário, as relações podem ficar bem comprometidas – e por causa de motivos “bobos”.

Outro desafio desse homem é encontrar prazer nas atividades que ele pode fazer sozinho, consigo mesmo. Nem sempre o outro está disponível para nos acompanhar naquilo que gostamos de fazer, mas isso não deve ser motivo para ficarmos estagnados, sem aproveitar a vida. O melhor equilíbrio é quando conseguimos uma harmonia entre o tempo em que ficamos com nós mesmos e o tempo que dividimos com as pessoas que amamos.

Conheça as características amáveis da mulher de Câncer

Superar o preconceito que homens mais sensíveis sofrem numa sociedade que determina que masculinidade é sinônimo de força e de não demonstrar emoções é outro desafio do homem canceriano. Se não fizer isso, pode acabar sofrendo bastante, por não se enquadrar num comportamento que, apesar de nocivo, é considerado padrão na sociedade em que vivemos.

Essas são as principais características do sensível homem de Câncer. Você conhece um canceriano do sexo masculino? Se sim, os traços da personalidade “batem”? Lembre-se de não se afastar de ninguém por causa dessas informações, porque o signo solar é apenas uma ínfima parte do muito que uma pessoa é. Compartilhe suas impressões conosco!

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.