O que significa sonhar com água

Entre os quatro elementos, a água é a mais importante e fundamental para a origem e manutenção de todos os tipos de vida terrestre. Sem ela, não existiríamos. A água também é repleta de simbologias em diversas culturas, crenças e costumes desde a antiguidade. Por exemplo, em muitos trechos bíblicos, a água é representada tanto do ponto de vista positivo quanto do negativo. Do ponto de vista positivo, a água está associada com: 

- Origem da vida ou criação 

- Fertilidade 

- Limpeza e purificação 

- Cura e transformação 

Já as suas características negativas são: 

- Destruição 

- Devastação 

- Morte

 - Recriação (não mais a criação) 

Como você deve ter notado, o simbolismo da água, como um todo, representa o fluir da vida, dos acontecimentos e das mudanças, já que ambos os polos, negativo e positivo, se complementam para manter a harmonia divina. Isso acontece porque a água carrega em si o princípio divino da transformação e evolução espiritual. Como resultado, a água pode criar, mas também destruir. 

O que você encontrará:

Sendo assim, o significado de sonhar com água possui forte ligação com períodos de mudanças, transformações íntimas e ajustes. Desse modo, a água em um sonho pode tanto indicar que você vive um período no polo positivo (de criação) quanto no negativo (destruição). 

Porém, vale ressaltar que a “destruição” deve ser vista de maneira simbólica, não estando associada com tragédias, acidentes ou eventos graves na vida desperta, mas sim com períodos de dificuldades, emocionais ou não, que precedem a alteração para o polo positivo (criação, cura e transformação). 

Portanto, sonhar com água significa que mudanças estão ocorrendo, seja com características positivas, seja com características negativas. Para descobrir mais detalhes, continue lendo, ao longo do artigo iremos abordar alguns possíveis significados para cenários mais específicos dos sonhos com água. 

Sonhar com água suja

Sujeira, contaminação e mau cheiro nos sonhos sempre carregam simbolismo negativo.

Sonhar com água suja, nesse caso, está associada com as próprias contaminações, sejam mentais, sejam espirituais. Isso sugere que você está negligenciando sua saúde mental e espiritual por se deixar levar por vícios e hábitos nocivos na vida de vigília. 

Sonhar com água limpa

Sonhar com água limpa é um ótimo indicador. Sempre que a água se apresenta limpa ou cristalina, isso já deve ser considerado como um sinal muito positivo. Porém, somente a água limpa não é o suficiente para interpretar esse sonho corretamente, pois os detalhes do sonho podem fazer a diferença. Onde a água estava durante o sonho? Estava num copo? Num lago? Saindo da torneira? Ou do chuveiro? 

Pessoa enchendo um pote de barro com água transparente

Identificar a origem ou o recipiente em que a água estava, em combinação com outros detalhes, poderia facilitar imensamente essa interpretação. No entanto, de uma perspectiva geral, esse sonho pode indicar um período de cura interior e liberação de bloqueios emocionais. 

Sonhar com água corrente

No hinduísmo, a água corrente é utilizada em rituais de purificação do corpo etérico. O corpo etérico é um envoltório sutil que envolve todo o corpo físico. Esse envoltório é fonte de muitos desequilíbrios mentais e emocionais, pois é nele que as energias tóxicas costumam se fixar. Aliás, o banho de cachoeira é ótimo para limpar as impurezas do corpo etérico e equilibrar nossas energias interiores. 

No plano espiritual (ou sonhos) também podem ocorrer banhos guiados por anjos e protetores espirituais com o mesmo intuito de purificação e limpeza. Sendo assim, se você estava se banhando ou lavando partes do corpo em água corrente no sonho, isso indica que você estava passando por um ritual de limpeza espiritual. Por outro lado, se você estava evitando esse contato com a água corrente, então o sonho indica suas resistências em buscar melhorias para si mesmo na vida desperta. 

Sonhar com muita água

Ver muita água no sonho não quer dizer muito. É preciso recordar ao máximo os detalhes desse sonho. Tinha outras pessoas com você? A água era limpa ou suja? Você estava com medo da água? 

Mar e o pôr-do-sol ao fundo

Todos esses detalhes são importantes. Mas, de uma perspectiva geral, sonhar com muita água costuma representar os exageros da vida desperta. 

Sonhar com água barrenta

Água suja, com lama ou barro, carrega simbolismos negativos. Isso acontece porque a sujeira e a impureza da água estão associadas com as próprias fragilidades, impurezas e fraquezas.

Desse modo, sonhar com água barrenta demonstra a necessidade de buscar caminhos que lhe elevem a vibração e os pensamentos.