Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Oduduwa: conheça o Orixá do Candomblé

As religiões são doutrinas que possuem grande importância na vida de muitas pessoas. Isso acontece porque elas afirmam que existe um ou vários seres superiores que estão sempre cuidando do nosso bem-estar e do nosso sucesso. Assim, mesmo quando estamos tristes ou desanimados, sabemos que não estamos sozinhos e, dessa forma, não desistimos de nossos objetivos, então seguimos adiante.

No Brasil, existe uma grande variedade de doutrinas religiosas. Esse fato pode ser explicado pela grande mistura de povos, culturas e costumes que ocorreu no país. Na época da escravidão, por exemplo, as vítimas dessa crueldade foram trazidas de várias regiões africanas. Apesar de tudo, não abandonaram as suas raízes e acabaram as adaptando à sua nova realidade.

Nesse cenário, crenças como o candomblé ganharam grande força e logo se espalharam por toda a população brasileira. Hoje, religiões que possuem origens africanas são bastante famosas e cultuadas em todo país!

Isso não quer dizer, contudo, que não exista preconceito acerca delas.

Os seus praticantes ainda sofrem muito com a desinformação que ronda a sua religião. Por esse motivo, é importante conversar e debater assuntos pertinentes a essa doutrina, assim como fazemos com o cristianismo, por exemplo.

Com isso em mente, o Horóscopo Virtual desenvolveu diversos textos que aborda um pouco da história e dos elementos importantes de religiões com origens africanas. Nesse artigo, conheceremos mais sobre Oduduwa, uma divindade bastante poderosa. Confira!

Quem é Oduduwa?

Oduduwa

Os orixás são figuras de extrema importância para as religiões africanas. Eles representam seres superiores e poderosos, que, além de serem sábios, possuem grande conexão com a natureza e com todos os seus elementos. Sendo assim, são os responsáveis por acontecimentos naturais, como a chuva e o vento.

Essas entidades são essenciais para essas doutrinas e, por isso, se tornaram bastante conhecidas. Entretanto ainda existem aqueles que, mesmo representando papel essencial nas histórias contadas por essas crenças, acabam sendo um pouco esquecidos. Esse é o caso de Oduduwa.

Acredita-se que Oduduwa seja um dos primeiros orixás do mundo. De acordo com as histórias, o universo é dividido em duas partes, e essa entidade fica responsável pela parte de baixo. Ele já existia até mesmo quando não existia nada na Terra. Foi ele, portanto, o responsável pela criação de toda a vida como a conhecemos hoje.

Existe muita desinformação acerca dessa entidade, por isso é difícil afirmar com certeza quais são as suas características e gostos. Contudo é possível dizer sem nenhum medo que esse orixá realizou uma tarefa de grande responsabilidade ao não somente criar os seres humanos, mas também aperfeiçoá-los.

Entenda o que é a reencarnação para cada religião

Oduduwa no candomblé

Como foi citado anteriormente, existem diversas informações divergentes em relação a Oduduwa. Isso fez com que algumas religiões acabassem criando a sua própria versão da vida e da origem dessa entidade.

Uma que se tornou bastante popular é aquela que diz respeito a Oduduwa no candomblé. De acordo com as histórias, juntamente com Obatalá, ele foi responsável por criar os seres humanos. Sendo assim, enquanto ele moldava e aperfeiçoava as suas criações, a outra entidade dava vida às imagens e às ideias do orixá em questão.

Acredita-se que essa poderosa entidade tenha sido o primeiro habitante da Terra. De acordo com as lendas, ele se estabeleceu aqui, dando origem à primeira cidade de todas, que ficou conhecida como Ilê-Ifé. Dessa forma, com sua imensa sabedoria e experiência, tornou-se um guia dos seres que criou, transformando-se em uma espécie de rei.

É impossível verificar a veracidade desses fatos. Contudo a história se tornou tão popular que os reis seguintes afirmavam serem descendentes diretos de Oduduwa.

Oração a Oduduwa

Oduduwa

Assim como em outras religiões, aquelas que possuem origem africana, como o candomblé, possuem orações muito especiais, que fazem homenagens e pedidos às suas poderosas entidades.

No caso de Oduduwa, as pessoas normalmente recitam essas poderosas palavras para pedir boa sorte e também mais prosperidade em suas vidas. Ele é, afinal de contas, o nosso criador, portanto procura garantir a saúde e o bem-estar de todos os seus filhos.

Confira uma oração muito popular para Oduduwa:

 

“Oduduwa, saudações!

Meu pai, que cria o comportamento,

Oduduwa, que faz as pessoas terem boa conduta,

O harmonizador da cidade de Ifé,

O guerreiro que, ao acordar pela manhã, anda ativamente por toda cidade de Ifé.

O benfeitor que não deixa as pessoas passarem fome,

O próspero que semeia a prosperidade na vida dos outros,

O bom juiz que julga a favor e contra,

O senhor da cidade de Ifé

Oduduwa, o vitorioso que guerreia e vence.

Ele ouviu o som da espingarda na guerra e não fugiu.

Oduduwa, que aparece no ar com uma nuvem.

Ele guerreou e trouxe muitos escravos.

É o orixá dos que procuram sorte.

Tudo que ele fala acontece,

Tudo que ele pensa acontece,

Aquele que possuiu magia ativa.

Oduduwa, levante da terra,

Que você levante com dinheiro e também com prosperidade para mim.”

Conheça a magia dos Búzios

Curiosidades sobre Oduduwa

De acordo com as lendas, Oduduwa foi o responsável pela criação de toda a vida que existe na Terra. Por isso é que o significado de seu nome não poderia ser diferente: o grandioso que deu origem à existência e aos seres vivos.

Apesar de ser bastante difícil obter mais informações, detalhes e curiosidades sobre esse orixá, não podemos deixar de reconhecer a sua importância na vida de todos os seres humanos, até mesmo daqueles que não o cultuam ou não seguem as religiões nas quais ele está inserido.

Em algumas histórias, Oduduwa teria se voltado ao mal, por isso ficou pouco conhecido e Oxalá ganhou a fama de ter criado a humanidade, apesar de ter feito isso de maneira diferente: a partir do barro. Em outras, Oxalá foi quem falhou na tarefa da criação dos seres humanos, por isso Oduduwa entrou em ação, finalizando a missão de maneira bem-sucedida. É impossível saber qual está correta, mas, de qualquer forma, o caminho das duas entidades se encontrou em prol da criação da humanidade.

Por fim, o dia que o representa é a quinta-feira. Além disso, ele também anseia pela verdade e gosta de fazer aquilo que é certo, por isso ficou conhecido pelo título de “Senhor da Justiça”.


Veja também: Conheça o Tarot dos orixás

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.