Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Ibejis: conheça o Orixá das crianças

São muitas as religiões que podem ser encontradas mundo afora. Embora todas elas possuam as suas diferenças e especificidades, somos capazes de fazer algumas conexões entre algumas de suas características gerais.

O fato de que essas doutrinas possuem como objetivo principal oferecer maior conforto para os seus fiéis é uma das semelhanças que podemos apontar. Não só isso: a grande maioria delas também possuem personagens e entidades poderosas, que facilitam a contação de histórias e narrações importantes para a crença em questão, ao mesmo tempo em que possuem as suas particularidades. Por esse motivo, se tornam mais relacionáveis e próximas aos seguidores de tal religião.

Mesmo sendo seres superiores e, muitas vezes, possuidores de algum tipo de poder, é possível que os fiéis se relacionem e até mesmo se coloquem no lugar de tais entidades. Além disso, é comum que essas figuras icônicas também possuam particularidades que os façam serem procuradas em momentos específicos de nossas vidas. Assim, torna-se mais fácil para a população saber a quem recorrer em situações difíceis.

No cristianismo, os santos desempenham esse papel. Na umbanda, são os orixás que têm esse objetivo. Eles são muitos e possuem relação muito próxima da natureza; é de lá que eles extraem o seu poder. Isso faz com que eles sejam os responsáveis por alguns acontecimentos naturais, tais como a chuva e o vento.

Apesar de existir muito preconceito acerca da umbanda e de todos os seus elementos principais, é interessante apontar que todos os orixás são pacíficos e não trabalham contra ninguém. Eles protegem os seus fiéis e procuram facilitar a vida deles, mas não são usados contra o mal, como muitos acreditam.

Nesse cenário, existem alguns que acabam se destacando por inúmeros motivos. Esse é o caso de Ibeji. Aqui no Horóscopo Virtual, você pode obter mais informações sobre essa poderosa entidade. Veja!

A história e a origem de Ibeji

Ibeji

Ibeji é um orixá extremamente importante para a umbanda. Isso acontece não somente por causa de seu trabalho feito em prol dos seguidores da religião, mas também por ele ser completamente único: é a única divindade, afinal de contas, que possui dupla representação.

Nessa doutrina, Ibeji diz respeito a um casal de gêmeos, Taiwo e Kehinde. De acordo com as lendas, os dois foram abandonados quando ainda eram bebês. Eles foram deixados às margens de um rio e lá foram encontrados por Oxum, que foi atraída pelo som de seus choros.

Quando encontrou as crianças, ambos sorriram para ela. Foi nesse momento que ela decidiu cuidar dos bebês, finamente nomeando-os.

Apesar de começarem a vida de maneira bastante dramática, os gêmeos tiveram uma boa vida. Parte da realeza, traziam sorte a todas as pessoas com a sua positividade e a sua alegria. Em seus trabalhos, pediam um pagamento muito simples: doces.

Assim como toda criança, os gêmeos adoravam se divertir e pregar peça uns aos outros. Em uma dessas brincadeiras, que foi realizada perto de uma cachoeira, um deles caiu e acabou falecendo. Aquele que sobreviveu não conseguia mais ser feliz sem o seu parceiro, e implorava às divindades para que ele fosse levado para perto de seu irmão.

Sua tristeza acabou sendo tão grande que tocou o coração de Orunmilá, que decidiu atender aos seus pedidos, desencarnando-a. Para confortar aqueles que ficaram, duas estátuas de barro que representavam os gêmeos foram colocadas em seu lugar.

A importância de Ibeji

Ibeji

Na umbanda, Ibeji é uma entidade que possui grande importância. Isso porque ele é capaz de desfazer tarefas realizadas por outros orixás, ao passo que ninguém consegue eliminar os seus feitos. Por isso não se deixe enganar pelo seu caráter mais divertido e infantil; essa dupla é extremamente poderosa!

Aliás, o fato de estarmos tratando do único orixá que é uma dupla diz muito sobre o seu poder!

Representantes da contradição e da dualidade de pensamentos, Ibeji acaba se complementando. Tudo aquilo que um irmão não tem, o outro possui. Isso os torna muito sábios, apesar de serem infantis. Dessa forma, eles são capazes de, juntos, oferecerem maior percepção para as pessoas que pedem sua ajuda, afinal as fazem ponderar sobre todos os lados de um acontecimento, não somente os delas próprias.

Não só isso: essa entidade também simboliza o nascimento e possui ligação direta com as crianças. Por isso é possível dizer que eles são extremamente puros e possuem características curativas.

A linha das crianças

Ibeji

A umbanda é uma religião extremamente organizada. Por isso decidiu-se dividir as entidades que trabalham em prol do mesmo objetivo em grupos, de forma a facilitar a vida dos seguidores e também dos cultos.

No total, existem sete desses grupos, que foram chamados de “linhas da umbanda”. São eles: linha religiosa, linha do povo d’água, linha da justiça, linha das demandas, linha dos caboclos, linha dos pretos velhos e linha das crianças.

A última que foi citada, a linha das crianças, faz referência direta à Ibeji que é, afinal de contas, considerado o orixá das crianças. Isso porque ela procura não somente reunir entidades que atuem a favor desse grupo de indivíduo, mas também inclui aquelas figuras que são também jovens, como os próprios gêmeos.

Essa linha representa também a espiritualidade completamente pura. Sendo assim, oferece maior sentimento de alegria e leveza.

Leia também:

Oferenda para Ibeji

Ibeji

Por terem sido substituídos por uma estátua de barro, é comum que as pessoas deixem suas oferendas aos pés dessas representações. Mas o que é, exatamente, que eles oferecem a esse orixá?

Como já foi citado anteriormente, em vida os gêmeos eram pagos por seus serviços por meio de doces, e isso não mudou com o seu novo status de divindade. Eles adoram guloseimas. Se elas possuírem mel em sua composição, melhor ainda!

Dentre as receitas que são feitas e oferecidas a Ibeji podemos destacar as seguintes: caruru (um prato com quiabo), bolo de chocolate, mel e doces variados (como paçoca, pirulitos, balas, entre outros). Refrigerantes também são bem-vindos.

Por fim, essa entidade também pode ser agradada com brinquedos. Nesse caso, é importante deixar dois objetos idênticos, pois são gêmeos.

Oração a Ibeji

Ibeji

Além das oferendas, é comum que os seguidores da umbanda também façam uma reza especial quando procuram Ibeji. Existem vários modelos e cada um utiliza aquele que lhe pareça mais apropriado. Confira um exemplo:

“Omi Ibeji. Bejé Eró!

Salve as forças das crianças.

Força pura, verdadeira, que reluz no céu azul e na rosa das flores, traga ao nosso Axê a paz e a esperança.

Zele por nossas crianças.

Peça a Oxalá, com sua imensa pureza, que meus pedidos feitos com clareza e verdade sejam atendidos.

Doces crianças, representantes de Cosme e Damião,

Que vossa santa proteção nos sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.

Aceitem essa oferenda, que é feita com verdade, e interceda por mim junto ao pai de amor supremo.

Agradeço desde já a vocês, crianças.

Obrigado.”

Curiosidades de Ibeji

Ibeji

As cores que representam essa entidade tão poderosa são aquelas que normalmente remetem aos pequenos meninos e meninas: rosa, azul e verde. O dia da semana que representa Ibeji é o domingo. No calendário da umbanda, eles são homenageados anualmente em 27 de setembro.

Além disso, como você já deve ter percebido, por estarmos tratando de dois gêmeos que se tornaram entidades da umbanda quando ainda eram muito novos, Ibeji ficou conhecido como o orixá das crianças.

Por fim, é interessante saber que o nome desse orixá é bastante literal e remete ao nascimento de duas crianças.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.