Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Os tipos de horóscopo ao redor do mundo

Não existe uma pessoa que já não tenha dado uma rápida olhada no horóscopo do dia, nem que tenha sido por mera curiosidade. Levando muita fé ou não, todo mundo já deu aquela espiada nas previsões de ano-novo ou na sorte do dia para seu signo. Os mais supersticiosos não saem sequer de casa sem olhar os conselhos do dia, ou só tomam uma decisão importante depois de traçarem seu mapa astral completo.

Nas rodas de conversa, não é incomum a gente falar sobre a característica de alguém baseado em seu signo: “É vaidoso como um bom leonino”, ou “Pelo seu perfeccionismo, aposto que você é virginiano com ascendente em Capricórnio”. Os astros não mentem jamais.

Para quem acredita, para quem não acredita ou para quem só tem curiosidade, o fato é que os horóscopos fazem parte da nossa cultura desde sempre. Mas você conhece a origem do horóscopo?

O que é o horóscopo?

Gráficos com informações astrológicas.

Horóscopo é um tipo de mapa que designa as posições dos planetas do Zodíaco em um dado momento. A partir do horóscopo, é possível fazer análises e interpretações sobre a personalidade de alguém. Esse termo tem origem grega (“horóscopos”, que significa “previsão para o futuro” – “hora” = momento, dia, hora”; “skopeo” = “eu vejo”).

Os primeiros registros sobre o horóscopo datam do século 7 a.C., quando havia o hábito de dedicar-se à observação do céu. As antigas civilizações acreditavam na influência dos astros sobre nossas vidas – em especial dos que acabavam de nascer. Mas acredita-se que o horóscopo como conhecemos hoje tenha surgido por volta do século 5 a.C., quando o Zodíaco foi criado.

Em tempo: Zodíaco não é sinônimo de horóscopo. Também de origem grega, “Zodíaco” significa “círculo de animais”. Na Astronomia, o Zodíaco é uma área na esfera celeste que se subdivide em 13 partes, cada qual com um nome da constelação próxima. As 13 constelações que compõem o Zodíaco, de acordo com a União Astronômica Internacional, são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Serpentário, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Já para os astrólogos, esse espaço está dividido em doze signos zodiacais. Cada uma dessas áreas influencia o curso de nossas vidas, nossas características e nosso jeito de ser. O Zodíaco ocidental é representado pelos seguintes signos – Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Por serem usados como métodos preditivos e divinatórios, os horóscopos se ramificaram, cada um dentro de uma determinada cultura, o que resultou em várias vertentes dessa ferramenta. Embora tenhamos o hábito de consultar com maior frequência o horóscopo ocidental, existem outros menos difundidos, cultuados por outras civilizações e que, aos poucos, estão se tornando objeto de nossa curiosidade. E são alguns desses diferentes horóscopos ao redor do mundo que vamos abordar neste artigo. Confira!

Horóscopo Maia

Gráfico com informações astrológicas e relógio sobreposto.

Esse horóscopo ficou resguardado por mais de 300 anos, até ser redescoberto em meados no século 19. Os maias criaram seu calendário baseado nos ciclos lunares, que somam 13 períodos de exatamente 28 dias. O ano no calendário maia inicia-se em 26 de julho, razão pela qual o primeiro signo é o Morcego. Cada um dos 13 signos leva o nome de um animal da selva mexicana, que é o anjo da guarda de seu representado.

São eles:

Morcego (26/07 a 22/08) – nativos desse signo são líderes natos e que levam muito a sério aquilo em que acreditam, mas são um pouco inconsequentes.

Escorpião (23/08 a 19/09) – reservados, esses nativos não gostam muito de expor sua intimidade (um pouco parecidos com os do horóscopo ocidental). São um tanto quanto metódicos, não se sentem muito confortáveis com mudanças. Discretos e românticos, preferem provar seu amor por meio de ações.

Veado (20/09 a 17/10) – outro signo de nativos românticos. Artistas e dotados de beleza interior, são prestativos e apoiadores.

Coruja (18/10 a 14/11) – os nativos desse signo são guiados pelas emoções e têm uma grande habilidade de encantar os outros.

Pavão-Real (15/11 a 12/12) – signo de pessoas proativas, alto astral e extrovertidas. São um pouco parecidas com os leoninos (do horóscopo ocidental): adoram ser o centro das atenções e são muito carismáticos.

Lagarto (13/12 a 09/01) – se há pessoas com extrema capacidade de adaptação, essas são as nascidas sob este signo. São pessoas práticas e simples. Além disso, são gratas e conhecidas por serem os nativos mais amáveis de todos.

Gorila/Macaco (10/01 a 06/02) – agitados e com grande grau de sociabilidade, esses nativos odeiam ficar sozinhos ou à toa. São supercriativos, maleáveis e otimistas. Altamente curiosos e inteligentes, quase sempre conseguem atingir seus objetivos.

Falcão (07/02 a 06/03) – sua presença nunca passa despercebida, assim como sua ambição. Seu único objetivo: o sucesso, sem meios-termos. Podem até parecer um pouco insurgentes, mas são altamente responsáveis.

Jaguar (07/03 a 03/04) – independentes e aventureiros por natureza, esses nativos são movidos a desafios. São pessoas idealistas, amigas e bastante leais.

Raposa (04/04 a 01/05) – poderíamos enxergar aqui aquarianos, já que, para os nativos desse signo, a palavra de ordem é empatia. Adoram ajudar os outros e preferem segurança e estabilidade na vida.

Serpente/Cobra (02/05 a 29/05) – signo de pessoas cultas e elegantes, que prezam pelo respeito e pela notoriedade. São sensíveis – até demais, o que pode levá-los a ficar muito na defensiva –, românticos e um pouco ressentidos.

Esquilo (30/05 a 26/07) – inquietos, expressivos e com um intelecto avantajado. São pessoas engraçadas e magnéticas. Mas um grande defeito é que não sabem guardar segredo.

Tartaruga (27/06 a 25/07) – assim como o animal que os representa, esses nativos são extremamente inteligentes, gostam de uma vida estável e segura. Prezam pela paz e são muito amados por seus amigos e familiares.

Horóscopo Árabe

Mulher branca sentada lendo livro com símbolos do horóscopo brilhando.

De influência persa, é subdividido em 12 signos, a exemplo do ocidental. Mas os símbolos que representam esse horóscopo são armas medievais que, segundo a cultura, orientam os nativos de cada signo a enfrentarem os seus problemas.

Os signos do Zodíaco árabe são: Funda (21/01 a 18/02), Machado (19/02 a 20/03), Punhal (21/03 a 20/04), Clava (21/04 a 21/05), Maça de Ferro (22/05 a 21/06), Facão (22/06 a 22/07), Espada (23/07 a 23/08), Faca (24/08 a 23/09), Corrente (24/09 a 23/10), Punhal Árabe (24/10 a 22/11), Arco (23/11 a 21/12) e Lança (22/12 a 20/01).

Você também pode gostar:

Essas armas também refletem as características desses nativos. Assim, as armas curtas (punhal, faca, facão e o punhal árabe) representam pessoas racionais, práticas e determinadas. Equivalem, no nosso horóscopo ocidental, aos signos de Áries, Câncer, Virgem e Escorpião.

As armas médias (machado, clava, maça de ferro e corrente) caracterizam pessoas tranquilas que se previnem de riscos. Correspondem aos signos ocidentais: Peixes, Touro, Gêmeos e Libra.

Já as armas longas (lança, funda, espada e arco) regem as pessoas com poder de convencimento e grande capacidade de liderança. Equivale aos nossos signos: Capricórnio, Aquário, Leão e Sagitário.

Horóscopo Cigano

Símbolos do horóscopo em azul.

Os ciganos, que já são tradicionalmente conhecidos por suas habilidades divinatórias, também têm o seu próprio horóscopo. Esse horóscopo não se baseia na interferência astral – aqui, são os metais da terra que regem e influenciam as características de cada nativo.

Cada metal é associado a um período do ano, coincidindo com os meses da Astrologia convencional. O horóscopo cigano é formado por 12 signos, representados por objetos da vida cotidiana, designados conforme a data de nascimento.

Punhal (21/03 a 20/04) – corresponde a Áries – pessoas corajosas e impetuosas. Daquelas que dão uma boiada para não sair de uma briga.

Coroa (21/04 a 20/05) – corresponde a Touro – os nativos desse signo são muito ligados a bens materiais. A vida com prosperidade é o objetivo, por isso são pessoas que batalham muito.

Candeias (21/05 a 20/06) – corresponde a Gêmeos – quem é desse signo irradia conhecimento. É a luz sobre a ignorância. São pessoas dotadas de grande curiosidade e que amam compartilhar o que aprendem.

Roda (21/06 a 21/07) – corresponde a Câncer – pessoas muito ligadas às emoções, motivadas pelo movimento das coisas.

Estrela (22/07 a 22/08) – corresponde a Leão – nativos desse signo são dotados de luz própria, adoram ser notados e inspirar os outros.

Sino (23/08 a 22/09) – corresponde a Virgem – nada de novo sob o Sol: esses nativos são perfeccionistas e odeiam errar. São rigorosos e críticos.

Moeda (23/09 a 22/10) – corresponde a Libra – equilíbrio e ponderação são as características que constituem esses nativos. Sabem avaliar os dois lados de uma questão e amam resolver conflitos.

Adaga (23/10 a 21/11) – corresponde a Escorpião – pessoas intensas e poderosas. São capazes de dominar outras pessoas (pelo emocional, especialmente), mas também não fogem de uma boa briga.

Machado (22/11 a 21/12) – corresponde a Sagitário – trabalhadores e provedores. Esses são os nativos desse signo, representado por um utensílio de extrema utilidade entre os ciganos. São pessoas preocupadas com o bem-estar comunitário.

Ferradura (22/12 a 20/01) – corresponde a Capricórnio – os nativos desse signo são adeptos da palavra mais difundida no meio corporativo: resiliência. São pacientes na jornada para alcançar seus objetivos.

Taça (21/01 a 29/02) – corresponde a Aquário – pessoas preocupadas com a coletividade, altruístas e empáticas. Adoram tornar a vida dos outros mais alegre e agradável.

Capela (20/02 a 20/03) – corresponde a Peixes – esses nativos, assim como os de Peixes, são altamente sensitivos, têm uma forte ligação com o espiritual. São verdadeiros filtros de emoções e conseguem captar as energias locais e pessoais.

Horóscopo dos Orixás

Gráficos com informações astrológicas.

Nossa cultura tem fortíssimas influências africanas, inclusive na religião, principalmente por meio da mitologia iorubá. Nada mais interessante do que conhecer o horóscopo baseado nos orixás.

A conhecida Afroastrologia é uma corrente relativamente nova, mas o poder divinatório tanto da Astrologia convencional como das religiões de matrizes africanas não é nem um pouco novidade. Juntos, esses poderes podem nos surpreender com suas previsões. Na Astrologia dos orixás, cada signo se identifica com um orixá e com as características do próprio signo do Zodíaco.

Assim, temos os seguintes signos, associados a um orixá:

Ogum (Áries) – nativos ligados a esse orixá têm características guerreiras e não fogem à luta. São pessoas que tomam a iniciativa (no amor, no trabalho, em tudo). Podem ser impetuosos e até mesmo agressivos.

Oxóssi (Touro) – são pessoas calmas e simpáticas, o que lhe garante fazer amizades muito facilmente. Apesar de serem destemidas e audaciosas, preferem a harmonia.

Ibejis (Gêmeos) – os nativos regidos por esses dois orixás são pessoas alegres, simpáticas e comunicativas. Os ibejis também são protetores das crianças e adoram brincar, o que faz com que seus regidos sejam pessoas divertidas e otimistas.

Oxum (Câncer) – nativos regidos pela deusa dos lagos, rios e cachoeiras são amorosos, românticos e prezam pela família acima de tudo. Detestam brigas e preferem viver de forma pacata.

Xangô (Leão) – pessoas audaciosas, vencedoras e criativas. Têm seu próprio Sol dentro de si, irradiando luz e brilho por onde passam.

Obaluaê (Virgem) – perfeccionismo é o que define esses nativos. São pessoas persistentes e engajadas em tudo que realizam.

Oxumaré (Libra) – pessoas de personalidade forte, mas que também sabem trazer o equilíbrio ao se prontificarem a resolver vários problemas. Sabem enxergar sempre os dois lados de tudo.

Nanã (Escorpião) – determinados, rigorosos e odeiam traição. Esses são os nativos regidos por esse orixá. Mas também são pessoas que sabem transmitir segurança a todos a sua volta.

Iansã (Sagitário) – são pessoas otimistas, muito inteligentes e com um espírito extremamente aventureiro.

Omulu (Capricórnio) – Omolu é Obaluaê mais velho, o que tem tudo a ver com o seu signo correspondente (Capricórnio), que reúne características bem similares às dos virginianos. São pessoas com quem podemos contar, altamente confiáveis e organizadas. Preferem a calma e a tranquilidade e tendem a ser um pouco turrões.

Oxalá (Aquário) – liberdade é como o ar para essa pessoa. Também gosta de ajudar e é dotado de grande capacidade de argumentação. Odeia julgamentos.

Iemanjá (Peixes) – são pessoas bondosas e generosas. Sua sensibilidade é aflorada; além disso, são muito delicados e cheios de fé.

Horóscopo das Árvores

Árvore.

Nossa relação com a natureza sempre será forte, mesmo que estejamos “destreinados” quanto a essa conexão poderosíssima. Assim, a força que a natureza exerce sobre nós também pode ser mostrar nas características de seus elementos, associadas à nossa personalidade.

Um desses exemplos é o Horóscopo das Árvores, atribuído aos druidas (sacerdotes celtas da região da Gália que se dedicavam à magia e à cura pelas plantas, além de apresentarem profundo interesse pelas propriedades dos corpos celestes).

Aqui, os signos não se restringem a 12, como é em muitos horóscopos, inclusive o ocidental. São catalogados 21 tipos de árvores, de acordo com a data de nascimento, e alguns apresentam datas intervaladas:

Abeto/Cedro (02 a 11/01 e 05 a 14/07) – inteligentes e práticas, são pessoas bastante racionais, não caindo facilmente em ilusões.

Quaresmeira (12 a 14/01 e 15 a 25/07) – esses nativos são vaidosos e exalam charme. Muito intuitivos, têm grande senso de humor e gostam de harmonia. Podem ser arrogantes às vezes.

Cipreste (25/01 a 03/02 e 26/07 a 04/08) – ótimos amigos e excelentes amantes. São pessoas fortes, saudáveis e afetivas. Amam animais e crianças.

Amoreira (04 a 08/02, 1º a 14/05 e 05 a 13/08) – são pessoas orgulhosas e muito dignas. Não gostam de se aproveitar dos outros. Mas podem ser pessimistas às vezes.

Coqueiro (09 a 18/02 e 14 a 23/08) – são pessoas ágeis, confiantes e bem-humoradas. Adoram dar o melhor de si e são muito corajosas e observadoras.

Pinheiro (19 a 28/02 e 24/08 a 02/09) – elegantes e requintados, esses nativos nunca passam despercebidos. São fortes e cheios de energia e não se deixam abater.

Salgueiro (1º a 10/03 e 03 a 12/09) – são pessoas sensuais, extrovertidas e sociáveis. Adoram a natureza, amam viajar e descobrir novidades.

Eucalipto (11 a 20/03 e 13 a 22/09) – criatividade e proatividade são palavras que definem esses nativos. Estão sempre à frente de projetos, e sua inteligência é digna de nota.

Manacá (11 a 20/04 e 14 a 23/10) – seu senso de justiça é marcante. Por esse motivo, podem decepcionar-se com facilidade. Preferem relações estáveis e equilibradas.

Paineira (21 a 30/04 e 24/10 a 02/11) – esses nativos são caprichosos e vivem muito em contradição. Felicidade e mau humor são duas faces de uma moeda que gira com frequência. Mas são generosas e persistentes.

Mangueira (15 a 24/04 e 03 a 21/11) – são pessoas que precisam de espaço para viver. Mas também demandam carinho, ou então se sentem carentes. Precisam ser mais “pé no chão”.

Acácia (25/05 a 03/06 e 22/11 a 1º/12) – alegres e carismáticos, tendem a ser um pouco irresponsáveis. Sua marca registrada é o bom humor. Perdoam com facilidade e não guardam rancor.

Seringueira (04 a 13/06 e 02 a 11/12) – propensos a sofrer por antecipação, esses nativos são um tanto ansiosos e assustados. Difíceis de pegar confiança em alguém, precisam de tempo para se sentirem seguros quanto às pessoas.

Figueira (14 a 20/06 e 12 a 20/12) – são pessoas notáveis, autoconfiantes e fortes. Mas podem ser um pouco egocêntricas e mimadas.

Ipê (21/06) – esses nativos são serenos e um pouco tímidos, mas têm uma grande capacidade de argumentar. Quase sempre conseguem convencer os outros sobre suas ideias, mas não são insistentes.

Jacarandá (21/12) – essa árvore simboliza o misticismo, a magia. Os seus nativos são pessoas sofisticadas, complexas e criativas. Odeiam convenções, são sociáveis, mas não são de se entregar com facilidade.

Goiabeira (22/06 a 04/07 e 22/12 a 1°/01) – são pessoas expansivas, românticas e sabem usar a sensualidade. Odeiam mesmice e monotonia.

Carvalho (21/03) – esses nativos têm uma excelente envergadura moral, são extremamente inteligentes e realistas. A experiência de vida lhes permite ser mais fiéis ao longo dos anos.

Oliveira (23/09) – são pessoas marcantes, atraentes e atentas. Não gostam de interferir na vida dos outros. São da paz – violência não é com elas. Mas tendem a ser um pouco ciumentas.

Cajueiro (22 a 31/03 e 24/09 a 03/10) – o amor é algo que transborda nesses nativos. Tudo neles é fascinante, principalmente sua capacidade de fazer qualquer sacrifício por alguém.

Bambu (1º a 10/04 e 04 a 13/10) – altruísmo e empatia regem esses nativos. Gostam de ajudar qualquer um, em qualquer circunstância. São pessoas amistosas e respeitada entre os amigos e familiares. No amor, exigem que sejam correspondidos e podem ser um pouco vingativos.

Horóscopo Indígena

Filtros dos sonhos marrons.

Essa é uma cultura que moldou a nossa e merece um espaço neste artigo. Esse horóscopo de origem tupi reúne animais lendários e é baseado no mês de nascimento de cada pessoa. Sendo assim, são 12 os signos que o compõem.

Veado (janeiro) – essas pessoas nasceram para comandar, administrar. Podem ser mandonas, mas são líderes natas, protetoras e guerreiras. São pessoas corretas e éticas e odeiam falta de caráter.

Macaco (fevereiro) – esses nativos são dotados de grande espiritualidade. São fortes, fiéis, éticas e precisam sempre cumprir metas.

Boto (março) – o mistério ronda esses nativos. São ávidos por saber tudo sobre espiritualidade e evolução da alma. São extremamente intuitivos.

Cobra (abril) – no horóscopo indígena, essas são as pessoas mais fortes mentalmente. Altamente intuitivas, gostam de paz, equilíbrio e verdade. Têm o poder de filtrar más influências.

Duende (maio) – são pessoas inteligentes e perspicazes. Não temem nenhum desafio e sua coragem as impulsiona. São bem-humoradas, mas sabem lutar por aquilo em que acreditam.

Mago (junho) – esses nativos têm a força da magia dentro de si. São ótimas em desvendar mistérios, dotadas de sabedoria e muito observadoras. Sua principal habilidade é a grande capacidade de comunicação. Estão sempre ligadas em tudo.

Deusa (julho) – são pessoas dotadas de uma capacidade extrassensorial muito aguçada. Isso faz com que sejam intuitivas e muito sensíveis.

Bruxa (agosto) – esses nativos se caracterizam pelo carisma e magnetismo. São pessoas otimistas e muito simpáticas. São prestativas, bem-sucedidas e gostam de espalhar amor.

Sereia (setembro) – são pessoas com uma capacidade inigualável de perceber as energias de um local. São criativas, sensíveis e extraordinárias.

Fada (outubro) – são pessoas altruístas, que gostam de compartilhar o que recebem. São divertidas e adoram brincar, mas podem se deprimir caso não se sintam amadas. Dotadas de intuição, têm uma visão bem clara do futuro.

Dragão (novembro) – esses nativos são bem intensos, cheios de energia, acelerados e muito determinados. “Força, foco e fé” poderia ser o lema deles. Mas podem também ser impulsivas e um pouco irracionais, mas sua coragem e ideal superam qualquer defeito.

Cegonha (dezembro) – essas são pessoas sonhadoras, que amam contemplar a vida. O bem é a palavra que rege a vida delas. Levam uma vida com correção e ética, são amorosas e cordiais.

 

Agora que você conheceu alguns dos horóscopos menos comuns até para quem tem o hábito de pesquisar outras vertentes zodiacais, que tal analisar cada uma destas características e verificar se você se identifica com alguma delas?

 
 
 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.