Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Proteja os idosos com poderosas orações

Uma pessoa idosa é aquela que tem mais de sessenta anos de idade, em qualquer lugar do mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019 já existiam 705 milhões de pessoas acima de 65 anos em todo o mundo. O número de crianças de zero a quatro anos, por outro lado, era de 680 milhões.

Esse dado fez com que muitas pessoas dissessem que havia mais avós do que netos no mundo. De certa forma, é verdade: a população idosa supera a população mais jovem. Mas será que o mundo está preparado para abrigar, acolher e cuidar das pessoas mais velhas?

Duas questões são fundamentais para a manutenção dos padrões de vida que construímos durante todos os anos: saúde e aposentadoria. A aposentadoria é o que garante que os idosos tenham o merecido descanso depois de uma vida de muito trabalho, sem precisarem se preocupar com as contas no final do mês.

A saúde é um tema mais complexo. São muitos os cuidados que as pessoas idosas precisam ter para manter o bom funcionamento do organismo, e nem sempre todos os cuidados são suficientes. Planos de saúde e remédios são itens de primeira necessidade para a parcela mais velha da população.

Ainda que esses dois pontos sejam muito relevantes para a manutenção da qualidade de vida dos idosos, muitos países enfrentam desafios na hora de garanti-los. Em países menos desenvolvidos, a expectativa de vida é mais baixa, em decorrência da precariedade do sistema de saúde e da ausência de políticas de proteção e cuidado voltadas para os idosos.

Há um longo caminho a percorrer para que os idosos sejam vistos como pessoas ativas na sociedade, que podem trabalhar, se quiserem, contar histórias, transmitir conhecimento e compartilhar amor. Essa é uma barreira que todos os países devem enfrentar, porque, até onde a expectativa de vida é alta, nos países desenvolvidos, a população idosa enfrenta preconceito e exclusão.

Embora as atitudes mais abrangentes devam ser tomadas pelos governos de cada país, cada pessoa também pode fazer a sua parte. Reconheça a importância das vidas dos idosos, mostre que você se importa com a saúde e com o bem-estar das pessoas mais velhas que estão próximas de você.

Orações para proteger os idosos

Casal de senhores sentados em um banco de madeira

Uma forma de garantir e zelar pelos idosos que fazem parte da sociedade e da sua vida é a oração. Santa Ana e São Joaquim, na religião católica, são conhecidos como os avós de Jesus. Por isso, algumas das orações e passagens bíblicas para essa parcela da população são destinadas a essas figuras santas.

A seguir, confira as melhores orações e passagens bíblicas para os idosos a quem você estima todos os sentimentos positivos! Proteja as pessoas que são as testemunhas vivas da história!

1) Oração para as pessoas idosas

Senhora orando com sua bíblia

Se existe uma pessoa idosa que está precisando de proteção e de cuidado, o melhor a fazer é destinar uma oração a ela. Use o nome dessa pessoa para que os santos olhem com mais atenção para esse alguém que precisa de ajuda e de amparo!

Quais são os idosos de cada signo? Descubra agora mesmo!

“Louvado seja Senhor, não ouso pedir por conta própria e, por isso, uso os sacrossantos de sua igreja, avós de Cristo. Por Santa Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, vós que os fizestes brilhar em nossas vidas, aceita-os, Senhor nosso, como os grandes intercessores do pedido que agora vou fazer. Louva (fale o nome do idoso) e abençoa-a, Senhor. Por Santa Ana, grande avó do Menino Jesus, aceite-a como a poderosa intercessora para que a graça seja concedida. Santa Ana, rogai por (repita o nome do idoso). Por São Joaquim, bondoso avô, que cuidou e cuida dos netos como um pai cuida de um filho. Aceite-o como intercessor, para que a nossa graça seja concedida. São Joaquim, rogai por (repita o nome do idoso). Como um poderoso sinal de vossa misericórdia, eu vos ofereço toda a minha fé, e meu coração. E imploro pelos avós de Cristo: tende compaixão de quem necessita e, conceda-nos a graça sublime de ver (repita o nome do idoso) recuperado e sendo agraciado com a vossa infinita bondade. Essa súplica é legítima, principalmente por quem já viveu grande parte de sua vida e está próximo a entrar no vosso reino. Sede misericordioso senhor. Amém.”

2) Oração para Nossa Senhora do Sagrado Coração

Um senhor japonês rezando em meio a rua

Nossa Senhora do Sagrado Coração é outro nome para a Virgem Maria. Conhecida por proteger e por cuidar de todos aqueles que procuram por ela, é uma santa que pode trazer conforto, segurança e paz para a pessoa idosa que você ama!

“Mãe amada, sem pecado, sofredora, que carregastes o Filho de Deus durante nove meses, para que ele nascesse e ensinasse ao mundo o que é o amor incondicional, rogai por nós neste momento de desapego à vida que muitos seres têm levado. Colocai o vosso Sagrado Coração no coração de todos, como uma mostra de sua benignidade e fé, para que as pessoas possam viver mais em paz, com a vida cheia de amor celestial e de bondade na alma. Senhora, abraçai-nos todos os dias e fazei com que as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos e os idosos tenham o seu amparo eterno. Cuidai de nós, pois precisamos dessa prova de amor infinito, todo nosso santo dia. Rogai por nós!”

3) Oração para Santa Madre Paulina

Mulher orando sentada no chão com sua bíblia apoiada nas pernas

Santa Madre Paulina foi uma mulher religiosa que, por seus atos de bondade e de caridade, foi canonizada pelo Papa João Paulo II. Ela nunca negará amor, proteção e carinho para os idosos que orarem por ela.

“Amabilíssima Santa Madre Paulina, a Senhora que, com sua bondade, fé profunda e verdadeiro amor pelo Filho da Virgem Maria, Jesus Cristo, nunca se negou a ajudar os pobres e doentes, idosos e órfãos e muitos outros necessitados, venho até vós implorar que me torne uma pessoa pura espiritualmente para que tenha esse mesmo dom de auxiliar os carentes. Sei que és poderosa e muito amada, minha Santa Madre Paulina, por isso, confio na sua intercessão junto a Cristo para atender o meu pedido. Amém.”

4) Oração de clemência ao idoso

Senhor sentado orando

Clemência é tudo de que precisamos para viver uma vida em paz. Perdão pelos menores e pelos maiores erros, para que o aprendizado e a reconstrução da vida sejam possíveis mesmo na velhice. Sinta o poder desta oração!

Investigue os mistérios por trás do ato de envelhecer

“Clemência ao idoso, que já dedicou a sua vida toda ao trabalho, à criação dos filhos, dos netos, e até de alguns bisnetos. Clemência ao idoso, que tanto deu de si para a nação e, hoje, precisa contar com a ajuda de parentes, dos amigos, dos filhos para sobreviver. Clemência ao idoso, que quando tenta falar um pouco sobre as suas experiências já não encontra ninguém para ouvi-lo, pois todos estão muito ocupados. Clemência ao idoso, que conta com aquele único filho, para receber cuidados na hora da doença, mas ele o coloca em um asilo e o esquece lá, sem nenhuma visita fazer ou sem nunca mais voltar. Clemência a todo o idoso, que não recebe carinho, que é maltratado e mal-amado. Que Deus olhe por todos eles e leve o tanto de paz que eles têm ainda para viver. Encha o coração de cada um de luz, esperança e tranquilidade. Cubra com fé àqueles que estão ao seu redor, para que demonstrem amor e piedade. Clemência ao idoso, pois amanhã será a sua vez.”

5) Oração para um idoso doente

Pessoa segurando mãos de idosa

Enfrentar uma doença é difícil em qualquer fase da vida, mas para os idosos é ainda mais delicado. Uma oração é capaz de estimar melhoras e pedir pela manutenção da boa saúde para uma pessoa mais velha que está passando por dificuldades.

“Todo o louvor e toda a glória são vossos, Senhor, nosso Deus. Vós nos chamastes para servir a vós e ao próximo com amor. Abençoai nossos doentes para que eles suportem a doença em união com os sofrimentos de Jesus e, assim, possam rapidamente recuperar a saúde. Abençoai aqueles que cresceram em vosso serviço e dai a eles coragem e força através da fé. Conduzi-nos para a glória eterna. Nós vos pedimos pelo Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco e com o Espírito Santo para todo o sempre. Amém. Mãe do Perpétuo Socorro, interceda por nós.”

6) Passagem bíblica, Salmo 71

Mãos sob uma Bíblia aberta

O Salmo 71 é essencial para mostrar aos idosos que Deus não irá abandoná-los durante a velhice. Mantenha a sua fé no Senhor, e Ele continuará ao seu lado!

“Em ti, Senhor, confio; nunca seja eu confundido. Livra-me na tua justiça, e faze me escapar; inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me. Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza. Livra-me, meu Deus, das mãos do ímpio, das mãos do homem injusto e cruel. Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus; tu és a minha confiança desde a minha mocidade.

Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente. Sou como um prodígio para muitos, mas tu és o meu refúgio forte. Encha-se a minha boca do teu louvor e da tua glória todo o dia. Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força.

Porque os meus inimigos falam contra mim, e os que espiam a minha alma consultam juntos. Dizendo ‘Deus o desamparou; persegui-o e tomai-o, pois não há quem o livre. O Deus, não te alongues de mim; meu Deus, apressa-te em ajudar-me. Sejam confundidos e consumidos os que são adversários da minha alma; cubram-se de opróbrio e de confusão aqueles que procuram o meu mal. Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais.

A minha boca manifestará a tua justiça e a tua salvação todo o dia, pois não conheço o número delas. Sairei na força do Senhor Deus, farei menção da tua justiça, e só dela. Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. Agora também, quando estou velha e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros. Também a tua justiça, ó Deus, está muito alta, pois fizeste grandes coisas.

O Deus, quem é semelhante a ti? Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida, e me tirarás dos abismos da Terra. Aumentarás a minha grandeza, e de novo me consolarás. Também eu te louvarei com o saltério, bem como à tua verdade, ó meu Deus; cantarei com harpa a ti, ó santo de Israel.

Os meus lábios exultarão quando eu te cantar, assim como a minha alma, que tu remiste. A minha língua falará da tua justiça todo o dia; pois estão confundidos e envergonhados aqueles que procuram o meu mal.”

7) Passagem bíblica, Isaías 46:4

Mulher segurando uma bíblia

Se Deus esteve ao lado de uma pessoa ao longo de toda a sua vida, Ele também estará lá para ela durante a velhice. É preciso acreditar que Ele tem o poder de garantir o bem daqueles que sempre tiveram fé.

Atraia, com orações, coisas boas para a sua vida e para quem você ama

“Mesmo na sua velhice,

quando tiverem cabelos brancos,

sou eu aquele,

aquele que os susterá.

Eu os fiz e eu os levarei;

eu os sustentarei

e eu os salvarei.”

8) Passagem bíblica, Salmos 71:18

Mãos orando sob uma Bíblia aberta

As pessoas idosas são aquelas que guardam dentro de si todos os relatos da História e toda a sabedoria que construíram ao longo de suas vidas. Elas devem ser ouvidas e protegidas, para que as gerações mais novas possam entrar em contato com todo esse conhecimento.

“Agora que estou velho, de cabelos brancos,

não me abandones, ó Deus,

para que eu possa falar da tua força

aos nossos filhos,

e do teu poder às futuras gerações.”

9) Passagem bíblica, Tito 2:2-3

Uma pessoa lendo a Bíblia e fazendo anotações em um papel em branco

Uma pessoa nunca deixa de aprender. Por isso, mesmo durante a velhice, é importante ensinar a ela quais são as melhores formas de conviver com o próximo e de preservar o bem-estar de todos.

“Ensine os homens mais velhos a serem moderados, dignos de respeito, sensatos e sadios na fé, no amor e na perseverança. Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.”

10) Passagem bíblica, Pedro 5:5

As pessoas mais jovens precisam reconhecer que têm muito a aprender com quem já passou pela maior parte da vida. Precisam ter humildade para ouvir, deixando o orgulho para trás.

“Da mesma forma, jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’.”

Com essas orações e passagens bíblicas, além de rever os seus conceitos sobre a velhice, você irá proteger a população idosa que cresce a cada dia. Mostre para o mundo que você valoriza e reconhece a importância dessas pessoas para a sociedade!

Veja qual é a oração ideal para cada signo do Zodíaco

 

 
 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.