Compartilhar

por Erickson Rosa

Quando o sofrimento vier utilize esse segredo

Em muitos de meus textos, falo sobre como podemos lidar com o sofrimento e também sobre como esse mesmo sofrimento pode ser um professor. Nesse texto, quero mostrar sobre um segredo que irá ajudar você a lidar com situações que fazem você sofrer. Esse é um segredo tão potente, que sempre que estiver sofrendo com algo, você pode utilizar isso para superar esses momentos. 

Primeiro precisamos entender o porquê sofremos. O sofrimento vem da limitação de nossa visão e da nossa fixação em uma expectativa. Sempre que nossa visão da situação está limitada, sofremos inevitavelmente. Esse estreitamento da visão ocorre quando a realidade entra em dissintonia com nossa expectativa. Quando não aceitamos a realidade e lutamos contra ela, nosso sofrimento somente acaba aumentando. 

De maneira geral, acabamos reagindo de 5 maneiras a essa quebra de expectativa. 

Leia também: A origem do sofrimento e suas 3 causas

A primeira é a irritação. Ficamos muito bravos com a situação e acabamos xingando, brigando e, às vezes, amaldiçoando as situações. Entretanto, por mais que briguemos ou xinguemos as situações, a realidade não irá mudar por isso. Ela continuará ali, contrariando nossa expectativa. 

A segunda forma que reagimos à quebra de nossa expectativa é a de se entristecer. Ficamos tristes com o que acontece, reclamamos, lamuriamos e, mesmo assim, a realidade não se modifica. A terceira forma é a de barganhar. Achamos que, se dermos algo em troca, se fizermos promessas, a realidade irá se alinhar com nossa expectativa. Contudo, a realidade não se modifica, mesmo que ofereçamos coisas a ela. A barganha não modifica a realidade e assim seguimos sofrendo. 

A quarta etapa é a esperança. Achamos que, se esperarmos, as coisas irão melhorar, irão se modificar e, assim, tudo ficará bem. Ficamos acreditando que tudo irá mudar, que, se tivermos muita esperança, a nossa expectativa será atendida. Esperamos, esperamos e... a realidade não muda. 

Por fim, entramos na aceitação. Aprendemos que a situação deve ser aceita da forma que é e, então, deixamos de sofrer. Aprendemos a lidar com a situação e a aceitá-la, abrindo mão de nossa expectativa. 

O segredo aqui é que podemos ir direto para a quinta etapa, sem passar por todo o sofrimento. A quebra de nossa expectativa gera sofrimento, não por causa da realidade, mas sim por causa de nossa expectativa, de nossa visão estreita. Então, fica mais fácil adaptarmos nossa visão do que a realidade que se mostra a nossa frente. 

Mas será que todas as situações devo aceitar? 

Aqui cabe dizer que precisamos aprender a sabedoria. Sabedoria para saber quais situações podemos alterar e quais devemos aceitar. Com certeza, podemos mudar muitas coisas em nossa vida, podemos modificar situações que nos trazem dificuldades. Mas precisamos entender que há situações em que precisamos simplesmente aceitar e pararmos de sofrer. O sofrimento acaba quando alinhamos nossa expectativa com a realidade e quando aceitamos que existem situações que não podemos modificar. Muitas vezes, esse mesmo sofrimento ganha um significado diferente com o passar do tempo, podendo inclusive ganhar o status de aprendizado. Precisamos manter nossa mente aberta, ampliando nossa visão, tendo olhos de aprendiz, aprendendo inclusive com o próprio sofrimento. 

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.

site www.coachmatinal.com.br

email [email protected]

celular (51) 99543-3715