Compartilhar

por Erickson Rosa

Do que sua motivação depende?

Você começa bem o seu dia. Está tudo dando certo e sua motivação está a mil. Porém, basta que algo saia errado, que alguém diga algo que você não goste, que ofenda você, enfim que qualquer situação desagradável aconteça para que sejamos tomados pela frustração e pela desmotivação.

Isso acontece ou já aconteceu com você?

Isso acontecia muito comigo e ainda acontece, às vezes, apesar de ser com menor intensidade. Deixar que as situações externas afetem seu humor, suas emoções e sua motivação é uma forma de sabotar sua felicidade.

Imagine sua felicidade depender de outras pessoas, de como elas vão lhe tratar, do bom humor dos outros. Parece impossível ser feliz em um cenário com tanta variação como o humor e o comportamento alheio

Por mais que pareça ilógico pensar assim muitas e muitas pessoas acabam condicionando sua felicidade ao que acontece em seu ambiente. Se seu marido está de mau humor, então ela ficará de mau humor; se seu chefe lhe dá uma bronca, o dia fica cinza; se o dia está chuvoso, parece que hoje não era para sair da cama, e por aí vai.
As situações vão moldando nosso humor e, consequentemente, nossa felicidade. Não se compreende que na verdade não é o que acontece, mas  sim o sentido que atribuímos ao que acontece, o sentido que damos a situação. 

Veja que uma mesma situação pode ter um diferente sentido para pessoas diferentes. Uma demissão, por exemplo, para uma pessoa pode ser algo catastrófico, enquanto para outra pode ser algo esperado que finalmente se concretizou e que agora pode começar seu próprio negócio ou uma nova etapa de sua vida. A mesma situação mas diferentes sentidos atribuídos.

Dentro desta ideia podemos entender a Ação de Poder

 

 

Ação de poder é a capacidade de mantermos nosso estado interno independente das situações que estejam a nossa volta. Você pode então manter sua serenidade, sua motivação, sua paz interior, não importando a situação que esteja acontecendo.
Parece incrível, não é mesmo?

Claro que nenhuma pessoa pode mudar de um dia para o outro. Entretanto, se mudar um pouco a cada dia, se praticar a cada dia a arte de meditar, de aquietar a mente, e transformar essa prática em uma constante, dentro de um mês verá que mudou muito sua forma de ver as situações e de enfrentar as mesmas.

Assim desenvolvemos a Ação de Poder, que é a mente calma que independe do externo. Para alcançar esse estado devemos praticar a meditação diariamente. Buscar na mente quieta a capacidade de manter os estados internos a partir de nossa vontade. Escrevi um artigo sobre isso que você pode ler aqui

Nesse artigo explico como podemos ter um ponto de abrigo em nossa mente. Como podemos ter a capacidade e encontrar esse lugar em nosso interior que permanece sereno mesmo diante das maiores tempestades.

Dentro de cada um de nós existe um espaço de serenidade, basta que se diminua o fluxo intenso de pensamentos de preocupação, insegurança e ansiedade para ouvir o chamado interior à tranquilidade. 

Você pode desenvolver essa Ação de Poder e manter seu estado interior. Não dependa mais dos acontecimentos externos, seja você responsável por sua felicidade.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.