por Erickson Rosa

Menos promessas, mais ações!

Chegou o final de ano e nos deparamos com nossas promessas de um ano novo diferente. Que esse ano todas as coisas mudarão e que será um ano realizador. Anotamos nossas metas e fazemos planos do que será o próximo ano. Vêm então as promessas e compromissos assumidos.

Contudo, poucas pessoas conseguem cumprir de verdade os acordos assumidos com si mesmos. Vamos sair da promessa e começar a agir mais? Para ajudar você nessa atitude de ação aqui vão três dicas para ajudar você a conseguir colocar em prática todas suas promessas de 2016.

1º Coloque suas metas em um lugar visível:

Então você vai lá, escreve todos seus objetivos e depois deixa esse papel guardado em uma gaveta e somente no final do ano olha para ele horrorizada por não ter conseguido cumprir. Às vezes as pessoas até nem lembravam daquela promessa.

É importante lembrar sua mente todo dia de suas metas, de que há um objetivo a atingir. De outra forma suas promessas caem em esquecimento e se for para ser assim melhor nem fazer promessas. Por isso coloque suas metas em um local que você as visualize todos os dias. Não deixe cair no esquecimento.

2º Vá do micro para o macro:

É importante traçar mentas, porém é necessário que você saiba como chegar nelas. Ou seja, quais os passos que você precisa dar para alcançar seus objetivos.

Essas pequenas ações eu chamo de ações micro, que levam você a seu objetivo macro, um objetivo maior. Quando você sabe os passos que precisa dar o caminho se torna mais fácil. 

Por exemplo, se seu objetivo é ser uma pessoa menos procrastinadora, coloque como meta encontrar técnicas e métodos para reduzir esse hábito sabotador. Coloque uma meta que pelo menos uma vez por semana você buscará sobre esse assunto e estudará métodos para você reduzir esse hábito. Se quiser saber mais sobre a procrastinação você pode ler esse texto que escrevi sobre como combatê-la. É uma ótima forma de ir do micro para o macro.

3º Coloque metas atingíveis:

Colocar metas que você acredita serem possíveis de alcançar é um passo importante para você sair da promessa para a ação. De nada adianta colocar uma meta inatingível, isso só fara você se desestimular e abandonar seus objetivos.

Coloque metas que você acredita ser capaz de alcançar dentro deste novo ano que se inicia. Assim você se motiva mais para alcançar seus objetivos.

É importante cumprir aquilo que você se comprometeu a fazer. Quando você gera um compromisso consigo e não cumpre, isso cria uma falta de confiança em si, reduzindo também sua autoestima. Por isso a importância em cumprir suas metas e gerar confiança em si mesmo. 

Por fim, se você não alcançou exatamente o que queria nesse ano, segue um conselho. Não se culpe. Veja seus aprendizados e mensure-os. Comece vendo o que precisa mudar em si para atingir aquilo que não conseguiu esse ano. Dessa forma você terá um ano com menos promessas e mais realizações. 

Afinal, o mais importante é realizar e não apenas prometer. E então, você é do tipo que promete ou que realmente cumpre?

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.