por Cássia Marina Moreira

Ressignificar

'Ressignificar’. “Ou seja, atribuir um novo significado pela mudança de sua visão no mundo. O significado de todo acontecimento depende do filtro pelo qual o olhamos”.

Então... Quando trocamos o filtro pelo qual se percebe o tal acontecimento, “altera-se o significado dele”, (simplificando muito o conceito da PNL).

A "ressignificação" é um elemento-chave para o processo criativo, denotando que a pessoa tem habilidade de situar o evento comum num filtro útil ou capaz de propiciar ou restaurar o prazer e a alegria.

Pela teoria da comunicação, um sinal tem significado num contexto e, através da ressignificação, pode-se aprender a pensar de outro modo sobre as coisas, ver novos pontos de vista ou levar outros fatores em consideração.

Esta é a missão quando precisamos ou queremos realmente melhorar as coisas, desde as mais simples do dia a dia até as mais importantes ou as mais difíceis. Para tudo que quisermos ou precisarmos.

Existem coisas que necessitamos ressignificar, quer queiramos ou não, pois sem esta nova maneira de ver as coisas será bastante penoso levar uma vida sadia. Quando alguma coisa acontece e nos magoa demais, a dor é tanta que deixa um buraco. Neste vão livre que ficou, precisa crescer algo novo e bom. Esta é a hora e a vez de ressignificar e colocar em ordem novamente a casa.

Amores quando não dão certo, doem muito, deixam grandes buracos na autoestima e no coração de qualquer um. Mas, deste amor que a partir de agora nada sobrou, o certo é que houve muita coisa que foi legal e alegre nos bons tempos. Caso não ressignifiquemos este final de relação, não restará qualquer relação. O tempo é um aliado neste momento até a poeira baixar para que tudo ande novamente.

Quando descobrimos amizades que eram na verdade unilaterais e que talvez por isso não foram bem-sucedidas, também costumamos sentir estes vãos doloridos que precisam ser preenchidos para que outras e melhores amizades possam florescer. As que morrem podem muito bem ajudar na fertilização da nova “florada” que esta logo à frente. A vida vai continuar e com certeza outras tantas amizades surgirão.

Olhar com outros olhos a tudo que nos machucou é ressignificar e seguir adiante. Sem isso, a vida começa a acabar, aos poucos a tristeza vai invadindo e corroendo pouco a pouco o ânimo, a depressão vem tomando conta e com isso a alma acaba exposta. Ressignificar é como restaurar o princípio da vida e retomar novamente nas mãos a vitalidade e, com coragem, tocar adiante, ressignificando sempre que necessário.

Cássia Marina Moreira

+ artigos

Psicóloga com especialização em Terapias Florais. Autora dos livros “Águas que transformam - conheça as essências vibracionais da natureza” e “Essências Vibracionais D'Água”.

site essenciasdagua.com

facebook Essências Vibracionais D'Água

email [email protected]

skype Cassia_Marina