Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Santo Expedito: Santo das Causas Impossíveis

A religião, seja ela qual for, é muito importante para a nossa sociedade. Isso porque, mais do que nos dar um ser superior para o qual rezar e fazer pedidos e orações, ela também nos oferece algo extremamente necessário em nossa vida: fé.

É a fé, afinal de contas, que nos dá forças para continuarmos em nosso caminho em momentos de dificuldade. É a fé, também, que não nos deixa desistir ou cair em tentação quando temos essa “oportunidade”. Mas como garantir que a fé esteja sempre em nosso coração? Para isso, o catolicismo conta com os santos!

Essas figuras cristãs são muito importantes para o catolicismo não só por provocarem sentimentos muito intensos e redirecionarem a fé dos fiéis mas também por auxiliarem nas narrações que fazem parte da “Bíblia”. O melhor de tudo é que suas histórias, apesar de serem tristes, sempre oferecem uma mensagem muito bela.

Nesse cenário, existem alguns personagens que se destacam e acabam se tornando mais conhecidos. Esse é o caso, por exemplo, do Santo Expedito, muito famoso e popular entre os católicos. Saiba mais sobre a sua história e aprenda como orar para ele com o Horóscopo Virtual!

Aprendar a fazer a oração do Divino Espírito Santo

A história de Santo Expedito

Natural de Roma, não se sabe, exatamente, quando Santo Expedito nasceu. Entretanto, é certo que ele foi um militar, liderando a XII Legião. Denominado de Fulminata, esse exército possuía mais de 8 mil homens, o que demonstrava a sua competência e coragem, afinal somente os melhores soldados chegavam nesse escalão!

Nessa época, contudo, Santo Expedito não era um cristão. Na verdade, era bastante conhecido por sua vida regada de luxos e muitos prazeres, que, na época, eram considerados pecado. Foi durante suas missões, contudo, que ele entrou em contato com a religião: eram muitos os soldados, afinal, que eram cristãos.

Entretanto, mostrando que nem todo santo é perfeito e livre de defeitos, Expedito era um grande procrastinador quando se tratava do mundo espiritual. Isso porque, apesar de concordar com vários mandamentos cristãos, ele nunca parou para, de fato, se aprofundar no assunto e se tornar católico.

Apesar de ter passado alguns anos nessa situação, Santo Expedito conseguiu, finalmente, enxergar a razão e a graça de Deus. Por meio de um sonho, em que um corvo (que representava o mal) o convencia a deixar a sua conversão para o dia seguinte, ele percebeu que precisava se converter ao cristianismo. Depois disso, também passou a se esforçar para converter os seus soldados.

Essa atividade, contudo, culminou em sua morte: o santo e todos os seus soldados passaram a ser perseguidos, já que influenciavam o crescimento do cristianismo em um império que não pregava essa religião. Mesmo depois de preso, contudo, Expedito se recusava a renunciar, seguindo sempre fiel. Infelizmente, no dia 19 de abril de 303, ele foi morto, tornando-se um mártir.

Santo das Causas Impossíveis

Para entender por que Expedito é conhecido como o Santo das Causas Impossíveis e Urgentes, é importante interpretar minuciosamente o sonho que o fez, finalmente, se converter ao cristianismo.

Um corvo apareceu na mente de Expedito enquanto ele dormia. Contudo, o animal não era um simples corvo, e sim a representação de um espírito maléfico, que quer sempre o mal de todas as pessoas. Grasnando de forma imponente, deixava o santo amedrontado, até mesmo em seu sonho.

O animal gritava, principalmente, a palavra “Cras”, que, no latim, significa amanhã. Isso quer dizer que o corvo estava tentando fazer com que Expedito continuasse procrastinando a sua conversão, deixando sempre esse acontecimento para depois. Nesse momento, o santo percebeu que precisava fazer alguma coisa!

Cheio de bravura e adrenalina, Expedito surpreendeu a si mesmo ao pisotear o corvo ao mesmo tempo que gritava “Hodie”, que significa “hoje”. Assim, ao acordar, o santo percebeu que tinha que se converter o mais rápido possível!

Essa urgência e a forma exemplar com que ele reagiu a esse desafio fizeram com que ele se tornasse conhecido como o Santo das Causas Impossíveis, título que leva até os dias de hoje!

Conheça o santo de cada signo!

As lições de Santo Expedito

Assim como a de todos os santos cristãos, a história de Expedito nos oferece uma série de lições. A principal é bastante clara: devemos sempre ser bravos, corajosos e valentes, mesmo diante de situações difíceis e bastante amedrontadoras.

Expedito, afinal de contas, não renunciou à sua religião nem mesmo por sua vida! Isso mostra que a sua fé era inabalável, e isso fez com que ele se tornasse um exemplo dentre os soldados que faziam parte de sua legião. Assim, mesmo após a sua morte, o cristianismo continuou ganhando cada vez mais adeptos.

Além disso, a forma com que o santo é representado – com o pé direito sobre um corvo que grita a palavra “Amanhã” – também nos oferece uma lição muito preciosa: não devemos procrastinar. Não devemos deixar para o dia seguinte aquilo que podemos fazer hoje!

Oração de Santo Expedito

Como estamos falando de um santo, é claro que uma oração especial para ele não poderia faltar, não é mesmo? É muito comum que essa prece seja realizada no dia em que ele é homenageado – todo 19 de abril –, contudo isso não é uma regra: você pode recitá-la sempre que desejar.

Aproveite-a e sinta o toque do santo em seu coração! Lembre-se de que Santo Expedito está sempre pronto para ajudá-lo e guiá-lo, impedindo que você perca a fé e garantindo que você continue no caminho correto!

 

“Meu Santo Expedito das Causas Justas e Urgentes.

Socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vós que sois um Santo guerreiro.

Vós que sois o Santo dos aflitos.

Vós que sois o Santo dos desesperados.

Vós que sois o Santo das causas urgentes.

Protegei-me. Ajudai-me. Dai-me força, coragem e serenidade.

Atendei ao meu pedido. (fazer o pedido).

Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar.

Protegei minha família, atendei o meu pedido com urgência.

Devolva-me a paz e a tranquilidade.

Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé.

Santo Expedito, rogai por nós. Amém.”


Leia também: Santo Antônio, o santo casamenteiro!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.