Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

7 salmos para encher sua vida de felicidade

Quem não gosta de se sentir feliz? Pode-se dizer que esse sentimento seja o que nos motiva todos os dias, afinal, todas as decisões que tomamos – mesmo que deem errado depois – têm o propósito de encontrar a tão esperada alegria.

Sentir-se feliz é importante para a nossa saúde física, porque os hormônios relacionados a esse sentimento fazem com que nós sintamos um incrível bem-estar. Entre eles estão serotonina, dopamina e ocitocina, hormônios que nem sempre conseguimos liberar naturalmente. Mas, para a nossa sorte, é possível criar alguns hábitos diários capazes de nos auxiliar nessa “missão”.

Segundo uma matéria da BBC Brasil¹, a pesquisadora Loretta Breuning, autora do livro Habits of a happy brain (Hábitos de um cérebro feliz), diz que o cérebro pode ser “forçado” a emitir essas químicas, fazendo você se sentir bem. Para isso, segundo o livro, você pode comer alimentos que liberam endorfinas, recordar de momentos felizes para liberar a serotonina ou definir metas de curto prazo e celebrar quando as atingir, para liberar a dopamina.

Bom, e o que os salmos têm a ver com a felicidade? Pode-se dizer que, para atingir o equilíbrio, o ser humano precisa ajustar os três pilares da existência: físico, emocional e espiritual. Por isso, além de se alimentar bem e de ter inteligência emocional, nutrir o seu espírito com boas palavras e energias pode ser essencial na hora de alcançar a felicidade plena.

Os salmos são ótimos aliados nesses momentos, porque são como orações, feitas perfeitamente para atrair coisas boas para as nossas vidas ou até mesmo proteção, como se fossem “mantras”: quando verbalizados, o som de suas palavras vem repleto de poder.

O versículo bíblico ideal para cada signo do Zodíaco

Além disso, os salmos são universais, podendo ser recitados por qualquer pessoa, independentemente da religião, tornando-se uma ferramenta acessível de manutenção espiritual.

Há estudiosos da Cabala que dizem que os salmos foram elaborados com os valores numéricos de cada uma das 22 letras do alfabeto hebraico, dando a cada salmo um significado especial a cada palavra contida nele². Portanto, a força que esses capítulos bíblicos trazem é inimaginável, e você pode sentir facilmente a energia quando recita algum deles.

Hoje, o assunto é felicidade, por isso separamos 7 salmos para encher a sua vida desse sentimento. Confira cada um a seguir e, ao recitá-los, faça com todo o seu coração, mentalizando amor, prosperidade, saúde e o que mais for importante para você!

Salmos 1

Pessoa com as mãos sobre uma Bíblia.

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.

É como árvore plantada à beira de águas correntes: dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.

Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos.

Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!” (Salmos 1:1-6)

Quantas pessoas estão buscando sua felicidade nos lugares errados? Nutrindo seu corpo apenas de coisas que não agradam a Deus? Essa conduta torna difícil a entrada de sentimentos bons em nosso corpo. Por isso, aquele que deseja verdadeiramente a felicidade deve ser paciente, confiante e manter sua conexão com as energias mais elevadas de amor e gratidão, além de buscar constantemente ser bom para si mesmo e para o próximo.

Salmos 5

Bíblia sagrada fechada em uma igreja

“Escuta, Senhor, as minhas palavras, considera o meu gemer.

Atenta para o meu grito de socorro, meu Rei e meu Deus, pois é a ti que imploro.

De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança.

Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar.

Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal.

Destróis os mentirosos; os assassinos e os traiçoeiros o Senhor detesta.

Eu, porém, pelo teu grande amor, entrarei em tua casa; com temor me inclinarei para o teu santo templo.

Conduze-me, Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplaina o teu caminho diante de mim.

Nos lábios deles não há palavra confiável; suas mentes só tramam destruição. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam sutilmente.

Condena-os, ó Deus! Caiam eles por suas próprias maquinações. Expulsa-os por causa dos seus muitos crimes, pois se rebelaram contra ti.

Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome.

Pois tu, Senhor, abençoas o justo; o teu favor o protege como um escudo.”

(Salmos 5:1-12)

Todos os seres humanos têm ao seu redor pessoas cujos corações são pesados e cujas palavras são maldosas. Essas pessoas são capazes de tirar o sorriso de qualquer um que esteja ao seu lado, atrapalhando a felicidade dos seus semelhantes, mas, para os que creem no Senhor, a alegria sempre virá de uma forma ou de outra, e para isso é preciso manter a fé e a oração. Se pedirmos com fé e o coração limpo de maldades, Deus afasta todos os que atrapalham a nossa felicidade.

Salmos 23

Mulher lendo uma Bíblia

“O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.

Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas;

restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.

Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.

Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.” (Salmos 23:1-6)

Um dos salmos mais conhecidos por todos traz a mais bela reflexão: se tivermos fé em Deus, nada nos faltará, e sabemos que a prosperidade é um dos fatores mais capazes de causar a felicidade.

O salmo 23 também nos inspira a não termos medo da morte ou dos nossos inimigos; o medo é um dos maiores rivais da felicidade; quando o limpamos do nosso coração, a alegria faz morada.

Salmos 43

Bíblia aberta cercada de plantas

“Faze-me justiça, ó Deus, e defende a minha causa contra um povo infiel; livra-me dos homens traidores e perversos.

Pois tu, ó Deus, és a minha fortaleza. Por que me rejeitaste? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo?

Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas.

Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus!

Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmos 43:1-5)

Deus é a fonte de todo o amor e de toda a alegria plena.

Salmos para confortar seu coração

O salmo 43 recorda que, mesmo em momentos em que nossas almas estão tristes, buscar ao Senhor é a melhor saída. Lembre-se de colocar sua fé e esperança nele, porque o Pai sempre responde aos nossos chamados e nos guia para o caminho da luz, onde há a felicidade para ser apreciada.

Salmos 76

Mulher lendo uma Bíblia

“Em Judá Deus é conhecido; o seu nome é grande em Israel.

Sua tenda está em Salém; o lugar da sua habitação está em Sião.

Ali quebrou ele as flechas reluzentes, os escudos e as espadas, as armas de guerra. Resplendes de luz! És mais majestoso que os montes cheios de despojos.

Os homens valorosos jazem saqueados, dormem o sono final; nenhum dos guerreiros foi capaz de erguer as mãos.

Diante da tua repreensão, ó Deus de Jacó, o cavalo e o carro estacaram.

Somente tu és temível. Quem poderá permanecer diante de ti quando estiveres irado?

Dos céus pronunciaste juízo, e a terra tremeu e emudeceu, quando tu, ó Deus, te levantaste para julgar, para salvar todos os oprimidos da terra.

Até a tua ira contra os homens redundará em teu louvor, e os sobreviventes da tua ira se refrearão.

Façam votos ao Senhor, ao seu Deus, e não deixem de cumpri-los; que todas as nações vizinhas tragam presentes a quem todos devem temer.

Ele tira o ânimo dos governantes e é temido pelos reis da terra.” (Salmos 76:1-12)

As guerras são um dos fatores que mais levam a felicidade embora – não somente de um indivíduo, mas das diversas nações envolvidas. Deus não se agrada de guerras entre seus filhos, e por isso intervém para terminá-las. As batalhas não são apenas físicas, e nem sempre se trata das grandes guerras mundiais, mas também são as lutas diárias, espirituais, em que o mal tenta nos derrotar.

O salmo 76 vem para nos ajudar a vencer diariamente esses combates!

Salmos 96

Bíblia aberta

“Cantem ao Senhor um novo cântico; cantem ao Senhor, todos os habitantes da terra!

Cantem ao Senhor, bendigam o seu nome; cada dia proclamem a sua salvação!

Anunciem a sua glória entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos!

Porque o Senhor é grande e digno de todo louvor, mais temível do que todos os deuses!

Todos os deuses das nações não passam de ídolos, mas o Senhor fez os céus.

Majestade e esplendor estão diante dele, poder e dignidade, no seu santuário.

Deem ao Senhor, ó famílias das nações, deem ao Senhor glória e força.

Deem ao Senhor a glória devida ao seu nome, e entrem nos seus átrios trazendo ofertas.

Adorem ao Senhor no esplendor da sua santidade; tremam diante dele todos os habitantes da terra.

Digam entre as nações: "O Senhor reina!" Por isso firme está o mundo, e não se abalará, e ele julgará os povos com justiça.

Regozijem-se os céus e exulte a terra! Ressoe o mar e tudo o que nele existe!

Regozijem-se os campos e tudo o que neles há! Cantem de alegria todas as árvores da floresta, cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e, os povos, com a sua fidelidade!” (Salmos 96:1-13)

O canto e a oração em nome de Deus alegram até o mais amargo coração. Trazer a palavra do Senhor para sua casa e sua vida pode ser a forma mais simples de curar os espíritos deprimidos.

Confira os melhores salmos para proteção

Por isso, o salmo 96 nos convida a cantar alegremente em nome do Senhor, trazendo a sua energia de luz pura e amorosa para o nosso dia.

Salmos 122

Bíblia aberta com anotações

“Alegrei-me com os que me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor!’

Nossos pés já se encontram dentro de suas portas, ó Jerusalém!

Jerusalém está construída como cidade firmemente estabelecida.

Para lá sobem as tribos do Senhor, para dar graças ao Senhor, conforme o mandamento dado a Israel.

Lá estão os tribunais de justiça, os tribunais da casa real de Davi.

Orem pela paz de Jerusalém: ‘Vivam em segurança aqueles que te amam! Haja paz dentro dos teus muros e segurança nas tuas cidadelas!’

Em favor de meus irmãos e amigos, direi: ‘Paz seja com você!’

Em favor da casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o seu bem.” (Salmos 122:1-9)

O salmo 122 evoca a paz, o sentimento mais sagrado para os que buscam a felicidade. Afinal, quando sentimos um, sentimos o outro, e essa é a razão pela qual devemos clamar por calma e equilíbrio interior. “Paz seja com você!”, para que a alegria também esteja contigo todos os dias!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.