Salmo do dia: a influência que ele pode ter na sua vida

Os salmos servem para inspirar e confortar as pessoas nos momentos de angústia, necessidade e adversidade. Se você passa por um momento de dificuldade, o salmo é um excelente instrumento de alívio e orientação. Se você apenas quer ler a palavra vinda de Deus, também consegue por meio do salmo. Se está em algum momento em que precisa de reflexão e pensamentos mais profundos acerca da vida, pode confiar no salmo do dia.

Conforte seu coração com esses salmos especiais

Origem dos salmos

Derivado do latim “psalmus” (em tradução livre: “louvor”, “canção”, “hino”), o termo “salmo” é usado para designar uma composição que é entoada com o intuito de louvar. Salmos são poemas ou cânticos sagrados que são entoados com diversas finalidades – cura, conquistas, alívio da tristeza, consolação, proteção, prosperidade, entre outras –, mas, acima de tudo, devem ser orados com fé, de forma a nos aproximar dos nossos anjos da guarda. Independentemente da religião, ou mesmo você não tendo nenhuma, o salmo é um instrumento poderosíssimo de oração que realmente nos conecta ao plano divino.

Os salmos são compostos por versículos e uma coleção de salmos se chama saltério. Os salmos estão todos reunidos no Livro de Salmos, o maior livro da Bíblia, que reúne 150 cânticos e poemas proféticos. O livro foi escrito por várias pessoas diferentes, sendo que o autor mais conhecido (e que também escreveu mais salmos) é o rei Davi. Outros autores conhecidos foram Salomão, Moisés (que escreveu o mais antigo desses cânticos, o Salmo 90), os Coraítas (uma família da tribo de Levi), Hemã e Etã (dois irmãos da tribo de Judá) e a família de Asafe.

O Livro de Salmos é dividido em cinco partes – ou livros –, cada qual encerrada com uma doxologia (uma expressão poética de louvor usada para arrematar as orações católicas). Era usado pelo antigo Israel como hinário no Templo de Jerusalém e na atualidade serve para louvores e orações tanto no cristianismo quanto no judaísmo e até mesmo no islamismo.

A importância do salmo do dia

Se você é uma pessoa de fé e acredita no poder do salmo, vai saber que ele se encaixa perfeitamente na necessidade do seu dia. Pode parecer coincidência, mas não é. Ele fala ao seu coração exatamente na frequência da sua necessidade.

Você precisa de proteção? Tem que tomar uma decisão importante? Quer alcançar uma graça almejada? Precisa de bênção em um momento delicado? Ou precisa simplesmente agradecer a Deus pela sua vida, pela sua família, pelos seus amigos ou pelas conquistas? Existe um salmo para cada necessidade. Aposte nestes salmos e obtenha sua graça para curar doenças (Salmo 133), renovar a fé (Salmo 121), livrar-se da tristeza (Salmo 100), conquistar paz no relacionamento (Salmo 21), obter bem-estar e proteção para o lar (Salmo 128), afastar inimigos (Salmo 24), desvendar o melhor momento para tomar decisões (Salmo 140) ou recuperar a fé nos momentos de desespero (Salmo 25).

Dicas de uso dos salmos para uma vida mais iluminada

Os salmos mais conhecidos

Indicados para qualquer situação, os salmos são uma alternativa eficaz para nos ajudar em momentos de dificuldades ou simplesmente para nos abençoar por qualquer motivo. Mas alguns deles são considerados poderosíssimos, pela sua histórica eficiência no alcance de algumas graças.

Entre os mais famosos, destacam-se:

  • Salmo 23: escrito pelo rei Davi, é considerada uma das orações mais poderosas da Bíblia. É usado para afastar perigos e perseguições, aproximando-nos de Deus e das coisas positivas da vida. Atrai pureza de coração e traz segurança para quem o invoca.
  • Salmo 37: autoria creditada também ao rei Davi. É indicado para curar doenças, melhorar a memória e trazer prosperidade. Também afasta pensamentos negativos. Seu foco está na confiança, na entrega e no descanso no Senhor.
  • Salmo 40: também de autoria do rei Davi, sua mensagem foca em humildade, paciência e fé em Deus. A mensagem é mais ou menos a seguinte: vale a pena esperar, pois Deus jamais decepcionará aqueles que têm fé.
  • Salmo 51: outra invocação do rei Davi. É um salmo de penitência, mostrando a importância do arrependimento pelos erros do passado. É útil para quem deseja purificar a alma e estabilizar o espírito.
  • Salmo 90: escrito por Moisés, pede força, proteção, luz e saúde para a vida. Para quem busca sucesso nos objetivos pessoais e profissionais, é um salmo muito especial.
  • Salmo 91: também de autoria de Moisés, é uma das mais importantes orações da Bíblia. Para quem atravessa um momento de extrema dificuldade, este salmo é o ideal. Suas palavras fortes e poderosas revigoram o ânimo e restabelecem a fé.
  • Salmo 139: escrito pelo rei Davi, é tido como uma oração para todos os dias. Sua mensagem traz a onipresença e a onisciência divinas, fazendo com que nos aproximemos mais de Deus sempre que invocarmos este salmo.
  • Salmo 24: da autoria do rei Davi, mostra a grandeza e soberania de Deus, a quem devemos agradecer por todas as coisas, pois foi Ele quem as criou. É um salmo ideal para quem quer fortalecer a fé, pois é por meio da fé que receberemos a salvação. Também é invocado para trazer proteção e discernimento a respeito dos inimigos e reflexão sobre nossos atos.

Saiba o salmo que mais combina com o seu signo

Não importa o motivo, o salmo do dia vai saber tocar você da maneira certa, fazendo com que você seja capaz de entender o recado.

Independentemente do momento que você vem atravessando, seja de glória ou de luta, os salmos são importantes auxiliares para quem deseja se comunicar com Deus em busca do fortalecimento de sua fé. Não esmoreça, pois Deus sempre estará com você!

Confira também: