Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Simpatias para São Jorge

Quem conhece um pouquinho da história de São Jorge sabe bem que esse santo é muito conhecido por ser corajoso e valente. Há quem diga até que ele continua lá na Lua, em sua interminável luta contra um dragão. Mas quem foi São Jorge? Por que ele foi feito santo pela Igreja? Em quais questões ele pode nos ajudar, caso voltemos nossas orações a ele? Quais simpatias podemos fazer para pedir ajuda a São Jorge? Confira tudo isso e muito mais!

Quem foi São Jorge?

Ilustração de São Jorge, com sua armadura, em seu cavalo.

São Jorge nasceu no ano de 275, na Capadócia, região que hoje pertence à Turquia. Como tinha temperamento intempestivo e combativo, Jorge decidiu seguir a carreira militar e, pouco a pouco, foi galgando cargos e subindo na hierarquia do exército romano. Com apenas 23 anos, Jorge foi condecorado conde da Capadócia, passou a ser um dos líderes do exército e começou a morar na corte de Diocleciano, o próprio imperador do Império Romano.

Mas chegou um dia em que Jorge e o imperador entraram em rota de colisão. Assustado com a devoção dos cristãos, Diocleciano elaborou o plano de acabar com o cristianismo no império, então ordenou que todos os cristãos fossem assassinados. Jorge foi o único entre os conselheiros do imperador a se opor ao plano, então foi torturado seguidamente, com

o objetivo de renunciar à fé cristã, mas manteve-se firme. Vendo que não conseguiria demover um dos principais líderes do seu exército, o imperador mandou degolar Jorge em 23 de abril de 303, data em que hoje comemoramos o Dia de São Jorge.

Oração para pedir proteção a São Jorge nos momentos de aflição

Por que recorremos a São Jorge?

Ilustração de São Jorge, com sua armadura, em seu cavalo.

São Jorge representa a coragem, a valentia e o travamento do bom combate contra o opressor, que quer espalhar o mal no mundo. As pessoas costumam interceder em oração a São Jorge quando se veem diante de uma batalha contra forças obscuras ou quando precisam de coragem para vencer uma batalha muito difícíl, independentemente de qual seja.

Curiosidades de São Jorge

Ilustração de São Jorge lutando contra um dragão.

Uma das histórias mais famosas a respeito desse santo é a lenda que conta que ele trava um combate sem fim, na Lua, contra um dragão, que seria a representação do mal. A lenda original conta que São Jorge estava acampado com sua legião romana na região que hoje faz parte da Líbia, no norte da África. Havia ali, segundo a fábula, uma enorme criatura alada que matava homens e animais por pura maldade e prazer. Para afastar o animal das cidades, o povo começou a oferecer ovelhas e até mesmo crianças em sacrifício, com a finalidade de diminuir a matança.

Quando São Jorge estava acampado lá, descobriu que a filha de 14 anos do rei, chamada Sabra, seria a próxima criança sacrificada. Inconformado com a situação, ele montou seu cavalo branco e foi à luta, exigindo apenas que o reino se convertesse ao cristianismo, caso trouxesse a filha do rei sã e salva. Após um combate bastante violento, São Jorge venceu a fera e levou o corpo dela à cidade, onde todos reconheceram o poder do Deus cristão, que havia agido por intermédio daquele general romano.

Quanto à extensão dessa história, a parte que conta que ele ainda luta com o dragão na Lua, estudiosos apontam que esse fragmento foi resultado do sincretismo religioso – isto é, a fusão de diferentes religiões e, consequentemente, a reinterpretação dos significados de seus elementos –, já que as religiões de raízes africanas, como candomblé e umbanda, também cultuam São Jorge e acreditam no poder dos astros. A teoria mais provável é de que nasceu na umbanda a história de que São Jorge trava com um dragão um combate eterno, que definirá se o bem vencerá o mal. Essa teoria é reforçada pelo fato de que essa lenda só existe no Brasil.

Dia de São Jorge: conheça a história do Santo Guerreiro

São Jorge é padroeiro de alguns países, como Inglaterra e Portugal, e de algumas regiões e estados, como Rio de Janeiro, onde o dia do santo guerreiro é feriado estadual. O clube de futebol Corinthians também tem São Jorge como seu padroeiro; o estádio Alfredo Schürig, localizado na sede do clube é, inclusive, conhecido como Parque São Jorge.

São Jorge também é inspiração para muitos músicos brasileiros. A canção mais famosa em homenagem ao santo provavelmente é “Jorge da Capadócia”, de Jorge Ben Jor, imortalizada como uma oração ao santo: “Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge, para que meus inimigos tenham pés e não me alcancem, para que meus inimigos tenham mãos e não me toquem, para que meus inimigos tenham olhos e não me vejam”. Zeca Pagodinho lançou “Pra São Jorge”, Caetano Veloso compôs “Lua de São Jorge”, Ronnie Von fez sucesso com “Cavaleiro de Aruanda”, Seu Jorge estourou com “Alma de Guerreiro”, tema da novela global “Salve Jorge” e até o grupo de rap Facção Central se inspirou no santo guerreiro, com “Espada no Dragão”.

A influência de São Jorge se mantém viva entre os artistas contemporâneos, e prova disso é que o jovem artista carioca Rubel, do movimento conhecido como nova MPB, lançou “Mantra”, em homenagem ao santo, em seu álbum mais recente.

Simpatias para São Jorge

Ilustração de São Jorge em seu cavalo.

Precisando da ajuda do santo guerreiro? Separamos seis simpatias que vão te ajudar a se conectar a ele em busca da ajuda necessária para vencer aquilo que está atrasando a sua caminhada. É importante lembrar que, sobretudo quando nos voltamos a São Jorge, que é um representante da luta do bem contra o mal, precisamos ter intenções puras quando fazemos simpatias e orações, então nunca devemos fazer nada com o objetivo de atrapalhar a jornada do outro ou desejar-lhe o mal. Se o objetivo é combater um inimigo, não devemos desejar o seu mal; devemos, em vez disso, desejar que ele não nos faça mal e que a bondade habite seu coração.

Oração para afastar inimigos

Caderno aberto sobre uma mesa de madeira, junto a um lápis.

Como explicado no parágrafo introdutório, a intenção desta simpatia não é fazer mal a quem deseja o seu mal. O objetivo é pedir a proteção de São Jorge para que esta pessoa não lhe faça mal e para que o santo guerreiro coloque o bem no caminho dela, gerando uma corrente de bondade.

Para realizar a simpatia, você precisa de uma imagem de São Jorge e de papel e caneta. Escreva o nome completo da pessoa que deseja o seu mal em um papel e deixe embaixo de uma imagem de São Jorge. Quando for orar, peça proteção ao santo, mas não se esqueça de interceder também pela pessoa, para que toda a intenção ruim dela se transforme em bondade e para que o mal não destrua a vida dela.

Simpatia para espantar o azar

Ramo de arruda.

Se você está passando por um período negativo, em que nada dá certo, São Jorge pode te ajudar a encontrar a sorte de novo. Comece cortando um ramo de arruda com uma faca de aço e, em seguida, lave a planta em água corrente, enquanto reza três Ave-Marias e três Pais-Nossos. Quando terminar a oração, deposite a arruda em frente a uma vela branca, em intenção a São Jorge, e faça o sinal da cruz. Por fim, acenda a vela.

Simpatia da correntinha de São Jorge

Mulher usando uma corrente de ouro.

Se você anda se sentindo ameaçado, seja por alguém ou pelos próprios acontecimentos da vida, uma boa maneira de se proteger é se vestir com as roupas e as armas de Jorge, como cantou Jorge Ben Jor, em “Jorge da Capadócia”. Para isso, você não precisa comprar nenhuma armadura do exército romano, não, basta usar por 24 horas uma correntinha de ouro ou de prata com uma pequena medalha de São Jorge. É importante ressaltar que o período de uso não deve exceder 24 horas e que a correntinha deve ser nova, comprada por você. Após o uso, ofereça a corrente a uma pessoa de quem você goste muito, pois ela também será incluída na proteção.

Conheça Ogum: o orixá que faz sincretismo com São Jorge

Simpatia para espantar o medo

Folhas de espada-de-são-jorge.

O medo é um sentimento inerente ao ser humano, é uma sensação que nos informa de que estamos ou estaremos correndo perigo. Apesar de ter o lado positivo de nos avisar que algo negativo pode acontecer, o medo pode ter como efeito nos paralisar e impedir que nos movimentemos. Para vencer o medo, você pode recorrer a São Jorge. Esta simpatia deve ser feita na primeira sexta-feira de qualquer mês. À meia-noite, pegue uma folha de espada-de-são-Jorge, aponte-a para cima e diga: “Com a espada de São Jorge, vencerei o medo de…" (e inclua aqui o que te assusta), que ficará para sempre no reino de São Pedro. Repita a oração três vezes.

Simpatia para proteger o seu amor

Pequena vela acesa.

Se você sente que o seu amor está ameaçado e que a sua relação está ruindo por causa de forças do mal, São Jorge também pode te ajudar. Pelo menos uma vez por semana, de preferência na sexta-feira, vá até uma janela aberta com uma vela branca acesa, em intenção a São Jorge, e diga a seguinte oração:

“Glorioso São Jorge, o teu poder atinge a terra inteira, os mares, as nuvens e os ventos. Viajas pelo infinito do Universo, espantas os maus espíritos e atrai as bênçãos até meu amor. Dominas o mal com vossa lança, por isso protege meu amor e que a maldade deixe nossa vida. Dá-nos proteção, por Cristo Nosso Senhor, que vive e reina para todo o sempre. Assim eu te peço, assim serei atendido.”

Simpatia para afastar o mal

Sal grosso.

Se você se sente atingido pelo poder do mal, mas percebe que ele não está canalizado na presença de uma pessoa ou de um acontecimento específico da sua vida, e sente também que não é uma questão de sorte ou azar, mas de alguma coisa maligna mesmo que está atrasando sua vida, busque o auxílio do Santo Guerreiro.

Para fazer isso, você precisará de uma planta espada-de-são-Jorge e sal grosso. Lave a planta com água corrente e com o sal grosso. Seque-a bem e, com um palito, faça uma cruz no meio dela. Não use facas ou utensílios de aço e ferro. Coloque a planta embaixo do seu colchão, com a cruz voltada para cima, na mesma direção de onde você deita sua cabeça no travesseiro. Deixe essa planta embaixo do colchão por 21 dias, depois jogue-a em água corrente ou no mar, pedindo, à sua maneira, sem oração decorada, que São Jorge corte toda a maldade que está tentando perturbar a sua vida.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.