Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

10 músicas que homenageiam São Jorge

A popularidade de certas figuras religiosas é tão grande que, muitas vezes, estende-se por toda a população. Isso quer dizer que até mesmo aqueles que não seguem nenhum tipo de doutrina conhecem a divindade e sabem qual é a sua importância dentro da crença em questão.

Esse é o caso de São Jorge. Conhecido até mesmo por ser o símbolo do Corinthians, um dos mais famosos times de futebol brasileiro, esse santo possui grande fama no Brasil. É por esse motivo que foi até mesmo instaurado um dia para que ele possa ser propriamente celebrado: 23 de abril.

A seguir, você obtém mais informações sobre a história desse interessante santo cristão e também entende exatamente como ele se relaciona com as religiões de origem africana. Confira!

A história de São Jorge

São Jorge

Durante muito tempo, Jorge fez parte do exército que lutava contra os cristãos. Entretanto, ao passar a viver na corte romana, deu-se conta de todos os horrores que eram praticados contra os seguidores da doutrina. Tocado, ele rapidamente mudou o seu pensamento.

Por esse motivo, se opôs veementemente quando o imperador de Roma, Diocleciano, afirmou que pretendia eliminar todos os cristãos. Nesse momento, Jorge não conseguiu se conter e disse que aquilo era um absurdo! Passou, então, a defender o cristianismo com unhas e dentes.

Diante dessa situação, o imperador fez com que ele passasse por longas sessões de tortura, com o objetivo de fazê-lo abandonar os princípios e ideais cristãos. Quando percebeu que isso não aconteceria, sentenciou-o a pena de morte.

No dia 23 de abril, data que posteriormente foi dedicada a sua homenagem, Jorge foi morto por conta de sua fé. Assim, tornou-se um mártir e um santo do cristianismo.

Peça proteção a São Jorge com orações. Confira!

A relação de São Jorge com Ogum

É bastante comum que algumas entidades de diferentes religiões acabem sendo associadas por conta de simbolismos e origens semelhantes. No caso de São Jorge, o santo possui grande conexão com Ogum, um famoso Orixá que faz parte de diversas crenças africanas, tais como a Umbanda e o Candomblé.

Protetoras, ambas as entidades procuram afastar os inimigos de seus fiéis. Ao mesmo tempo, são guerreiras e não fogem de uma luta. Ou seja, elas auxiliam os seus seguidores em momentos difíceis de suas vidas, não deixando que eles desistam ou percam a sua força.

Não só isso: tanto São Jorge quanto Ogum são excelentes em abrir caminhos diferentes na vida de uma pessoa. Assim, evitam que a injustiça acabe afetando seriamente destino de seus fiéis.

As músicas que homenageiam São Jorge

Por conta de sua grande popularidade, diversas canções foram criadas em homenagem a São Jorge. Assim, os fiéis do santo podem cantá-la para celebrar a divindade, principalmente em dias tão importantes quanto 23 de abril.

Confira 10 músicas que são bastantes bonitas e traduzem de maneira muito eficiente tudo aquilo que São Jorge procura passar para seus seguidores por meio de suas ações e sua história.

Veja!

1 – Jorge da Capadócia

Jorge Ben Jor

Lançada em 1975, a canção “Jorge da Capadócia”, escrita e interpretada por Jorge Ben Jor, fala um pouco sobre a proteção e sensação de segurança que se tem quando se sabe que o santo está olhando por nós.

“Armas de fogo

Meu corpo não alcançarão

Facas e espadas se quebrem

Sem o meu corpo tocar

Cordas e correntes se arrebentem

Sem o meu corpo amarrar

Pois eu estou vestido

Com as roupas e as armas de Jorge.”

2 – O Cavalo de São Jorge

A música “O Cavalo de São Jorge”, de Roque Ferreira, foi lançada em 2004. Seus versos são bastante animados e procuram festejar o espírito aventureiro e protetor do santo.

“O cavalo de São Jorge foi passear na areia

Vamos fazer samba que o santo guerreiro hoje está na aldeia

Tem samba no mar, sereia.”

3 – Ogum

Zeca Pagodinho

Como já foi falado, Ogum possui grande relação com São Jorge. Por isso, é comum que músicas citando o Orixá sejam relacionadas ao santo. Esse é o caso da música interpretada por Zeca Pagodinho que foi lançada em 2009.

“Eu sou descendente Zulú

Sou um soldado de Ogum

Devoto dessa imensa legião de Jorge

Eu sincretizado na fé

Sou carregado de axé

E protegido por um cavaleiro nobre.”

Conheça mais sobre o Orixá Ogum

4 – Domingo 23

Também escrita e interpretada por Jorge Ben Jor, “Domingo 23” é uma música que foi lançada em 1972 e fala um pouco sobre a importância do dia 23 de abril para o santo e todos os seus seguidores.

“Domingo 23

É dia de Jorge

É dia dele passear

No seu cavalo branco

Pelo mundo prá ver

Como é que tá.”

5 – São Jorge (Metal Metal)

A banda de jazz Metá Metá lançou, em 2012, a canção “São Jorge”, que faz parte de seu álbum intitulado Metal Metal. Seus versos exploram a proteção intensa que o santo oferece aos seus seguidores.

“A guimba e a fumaça do meu cigarro

Cega o olho do soldado que pensou em me ferir

Com um sorriso derrubo uma tropa inteira

Mesmo que na dianteira sombra venha me seguir.”

6 – Guerreiro de Oxalá

Em 1969 a canção “Guerreiro de Oxalá” foi lançada pela cantora Clara Nunes. Assim como outras canções, fala um pouco sobre a relação entre o santo e o Orixá, mostrando que ambos são guerreiros e protetores.

“A umbanda de Oxalá

Tem mandinga, tem obá

São Jorge, Ogum Jerê

É Guerreiro de Oxalá.”

7 – Líder dos Templários

Jorge Versillo

Jorge Vercillo lançou, em 2008, a canção “Líder dos Templários”, que mostra o quão benevolente São Jorge é ao oferecer sua proteção e sensação de segurança aos seus seguidores.

“Tem fé que Jorge é de ajudar

A todo Brasileiro, Brasileiro guerreiro

Eu sou cavaleiro da flor,

São Jorge protetor, protetor, protetor.”

8 – Medalha de São Jorge

Maria Bethânia lançou, em 1992, a canção “Medalha de São Jorge”. Em vez de mostrar o quão protetor o santo é, contudo, a música funciona mais como um pedido e uma adoração dos fieis à divindade.

“Fica ao meu lado, São Jorge Guerreiro

Com tuas armas, teu perfil obstinado

Me guarda em ti, meu Santo Padroeiro

Me leva ao céu em tua montaria

Numa visita a lua cheia

Que é a medalha da Virgem Maria.”

9 – Ogum de ronda

Roberta Nistra

A música “Ogum de ronda”, lançada em 2011 e interpretada por Roberta Nistra, fala um pouco sobre o senso de justiça da divindade, que é bastante paradoxa: ela luta, mas pela paz.

“Ogum é o Deus da Guerra

Mas guerreia pela Paz

Onde eu for, que o mal se esconda!

E não saia de onde está

Porque eu tenho Ogum de Ronda

No clarão do meu olhar.”

10 – São Jorge (Emoções Reais)

Presente no álbum “Emoções Reais”, de Alcione, “São Jorge” é uma canção que foi lançada em 1991 e explora mais uma vez a ligação do santo e do Orixá.

“Tombei na serra, Ogum

Mas meu sonho não

Aruanda chamou, eu virei orixá

Cavaleiro de Oxalá

Hoje eu sou defensor, guardião do luar

Sou São Jorge, Ogum Beira-Mar.”


Leia também: Saiba tudo sobre o Dia de São Jorge

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.